Por Carol e Babinho

Onde ficar na Chapada dos Veadeiros: Cavalcante, Alto Paraíso ou São Jorge?

Onde ficar na Chapada dos Veadeiros: Cavalcante, Alto Paraíso ou São Jorge?

Onde ficar na Chapada dos Veadeiros - Cavalcante

A Chapada dos Veadeiros é um dos destinos mais incríveis do Brasil! Com cachoeiras e trilhas magníficas e uma vibe muito deslocada, a Chapada tem três principais cidades que servem de base para o turismo na região. Aí, então, surge a dúvida: onde ficar na Chapada dos Veadeiros?

Nesse artigo, vamos te dar todas as informações para que você decida qual a melhor cidade onde ficar na Chapada dos Veadeiros: Cavalcante, Alto Paraíso ou São Jorge? E, pra completar, ainda vamos citar as melhores dicas de hospedagens em cada uma delas.

E, se você já é leitor antigo aqui do Aventuras pelo nosso Mundo, sabe que nossa prioridade é sempre relatar nossas próprias experiências. Dessa maneira, nossas dicas são de locais onde já ficamos!

Onde ficar na Chapada dos Veadeiros - Alto Paraíso
A casa na árvore mais alto do Brasil, que fica em Alto Paraíso

Os nossos leitores também sabem que adoramos hospedagens e experiências únicas. Nesse artigo, você vai encontrar nossos relatos completos sobre:

– uma casa para até 11 pessoas com uma vista magnífica da Chapada, em Cavalcante;

– um trailer instalado em um mirante com vista pro Parque Nacional, em São Jorge;

–  a casa na árvore mais alta do Brasil, em Alto Paraíso…

E muito mais! Vem com a gente! Para ver uma lista de opções da Booking.com de onde ficar na Chapada dos Veadeiros, clique aqui.

Onde ficar na Chapada dos Veadeiros - São Jorge
Um trailer instalado em um mirante, em São Jorge

A CHAPADA DOS VEADEIROS

A Chapada dos Veadeiros é um dos nossos lugares preferidos no mundo. Com águas em tonalidades que variam do azul esmeralda à cor de “coca-cola”, a Chapada abriga cânions, rios e cachoeiras de diferentes tipos e tamanhos.

Localizada no estado de Goiás, abrange uma região com muitos munícipios: Alto Paraíso de Goiás, Campos Belos, Cavalcante, Colinas do Sul, Monte Alegre de Goiás, Nova Roma, São João D’Aliança e Teresina de Goiás.

E, apesar de haver lindos atrativos em todos eles, os principais municípios são Alto Paraíso, São Jorge e Cavalcante. O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros abriga uma área enorme em vários desses municípios, mas a entrada fica na Vila de São Jorge. O mapa abaixo está completo e atualizadíssimo (elaborado em fevereiro de 2022):

Mapa da Chapada dos Veadeiros
Mapa atualizado da Chapada dos Veadeiros. Fonte: Visit Veadeiros

A melhor época para visitar a Chapada é no período da seca, que vai de maio a outubro. No período das chuvas, de outubro a abril, é possível visitar vários atrativos, mas sempre com o devido cuidado e acompanhado de um guia local.

Nós somos de Brasília e já fomos várias vezes para a Chapada no período das chuvas. Gostamos muito mais do período da seca, mas o importante é estar com as expectativas alinhadas. Normalmente, chove durante a manhã e faz sol à tarde (isso não é uma regra, que fique bem claro!).

Poço Encantado - Cavalcante
Poço Encantado na época das chuvas

COMO CHEGAR À CHAPADA DOS VEADEIROS

Apesar de estar localizada no estado de Goiás, o aeroporto mais próximo da Chapada não é o de Goiânia e sim o de Brasília. A melhor maneira de chegar é mesmo saindo de carro da capital. Para quem não é daqui, a dica é alugar um carro.

De Brasília a Alto Paraíso, são 220 km, em estrada toda asfaltada (entre 02:30hs e 03hs de viagem). O caminho passa pela cidade de São João D’Aliança, que fica a 150 km de Brasília. São João tem vários atrativos bacanas e uma parada na cidade pode valer bastante a pena.

De Alto Paraíso até São Jorge, são 37 km (meia horinha de carro). Uma dúvida muito comum de quem vai a São Jorge é em relação à estrada: apesar de a estrada até a entrada da vila ser toda asfaltada, a Vila de São Jorge, que é bem pequenininha, é toda em chão batido.

Estrada de Brasília às cidades da Chapada dos Veadeiros
Estrada de Brasília às cidades da Chapada dos Veadeiros

De Alto Paraíso até Cavalcante (passando por Teresina de Goiás), são 90 km. O trajeto leva uma hora e também é todo feito em estrada asfaltada. Em janeiro de 2022, uma chuva torrencial caiu sobre Cavalcante e destruiu até a estrada até lá, mas a estrada já está totalmente recuperada (fomos em fevereiro de 2022).

A dica para quem quer fazer um lanche na estrada é parar na Lanchonete Portugal. Fica 17km depois de São João D’Aliança (só jogar no Google Maps) e é famosa pelos salgados, especialmente a coxinha sem massa. Isso mesmo, a coxinha é apenas o recheio de frango empanado e frito. Muito gostosa!

Os risoles e kibe são muito bons também. O Seu José Maria está sempre por lá batendo uma prosa com os clientes. Anote aí a dica: se você falar “bom dia, um café, por favor”, o cafezinho sai de graça. O local é bem simples e barato e vale a pena uma visita!

Nos tópicos abaixo, vamos falar de todas as principais cidades, para que você possa escolher com propriedade onde ficar na Chapada dos Veadeiros. Essa é uma escolha muito importante, pois cada cidade tem um estilo diferente e fica perto de determinadas atrações.

Lanchonete Portugal - Chapada dos Veadeiros
Famosa coxinha sem massa da Lanchonete Portugal

CAVALCANTE

Vamos fazer diferente e começar falando de Cavalcante por dois motivos: o primeiro deles é que foi nossa visita à Chapada mais recente (em fevereiro de 2022). O outro motivo é que há menos conteúdo na Internet sobre Cavalcante, que recebe menos turistas do que Alto Paraíso e São Jorge.

Cavalcante é a cidade menos desenvolvida da Chapada, mas, nos últimos anos, o turismo tem aumentado bastante na região. Ficou famosa no Instagram pelas águas azuis da Cachoeira Santa Bárbara, mas tem muito mais a oferecer.

Com rios e poços de águas cristalinas e uma comunidade quilombola, tem ainda pouca infraestrutura e, das cidades acima, é a mais distante de Brasília. Justamente por isso, muita gente se pergunta se vale a pena ficar hospedado em Cavalcante.

Poço Encantado - Cachoeira dos Veadeiros

E nossa opinião é que sim, vale a pena! Muitas pessoas optam por fazer o bate-e-volta para a Cachoeira Santa Bárbara, mas acreditamos que esta não seja a melhor opção. Fica um roteiro cansativo, de difícil logística e que deixa de fora vários dos melhores atrativos da Chapada.

Uma curiosidade: grande parte do Parque Nacional fica no município de Cavalcante, mas pouca gente sabe disso, porque a entrada dele fica em São Jorge. Dessa maneira, os atrativos em Cavalcante estão localizados em fazendas e propriedades particulares na região.

Cachoeira Santa Bárbara. Foto: cavalcante.go.gov.br

Atrativos bacanas para quem está hospedado em Cavalcante:

No caminho entre Alto Paraíso e Cavalcante:

– Vale da Chapada;

– Poço Encantado (cachoeira grande, com um poço enorme e de facílimo acesso);

Em Cavalcante:

– Santa Bárbara (provavelmente, a mais famosa da Chapada!);

– Fazenda Veredas;

– Complexo do Prata e do Canjica (águas cristalinas);

– Complexo Vargem Redonda;

– Cachoeiras Capivara e Candaru;

– Vão do Moleque.

Poço Encantado
Poço Encantado, no caminho entre Alto Paraíso e Cavalcante

O Complexo do Prata, por exemplo, que, na nossa opinião, é um dos atrativos mais lindos da Chapada, fica a 02hs de carro da cidade de Cavalcante e, por isso, fica inviável conhecê-lo e estar hospedado em Alto Paraíso, por exemplo.

Dessa maneira, quais as vantagens de ficar hospedado em Cavalcante? É um lugar menos turístico e mais sossegado, com acesso mais fácil a lugares incríveis, como a Cachoeira Santa Bárbara e o Complexo do Prata.

Onde ficar na Chapada dos Veadeiros - Cavalcante
Piscina na Casa Majulê, em Cavalcante

ONDE SE HOSPEDAR NA CHAPADA DOS VEADEIROS – CAVALCANTE

Cavalcante ainda tem poucas opções de pousadas, mas o mercado de aluguel de casas está crescendo bastante, especialmente nos últimos anos de pandemia. Nós temos uma recomendação de casa muito bacana pra dar: é a Majulê.

Nós ficamos hospedados lá em fevereiro de 2022 com a família toda e, nos próximos parágrafos, vamos falar tudo sobre a casa e a nossa experiência. A casa é perfeita pra famílias ou grupos de amigos: acomoda bem até 11 pessoas.

Nós passamos um final de semana muito especial na Majulê, comemorando o meu aniversário (Carol) e o aniversário da minha avó, que fez 96 anos na Chapada. Chique essa velhinha, né? 😊

Onde ficar na Chapada dos Veadeiros - Cavalcante
Minha avó comemorando 96 anos na Chapada. Chique, né? 🙂

A área externa da casa ganhou um lugar especial no nosso coração: com rede, fogueira e churrasqueira, tem uma piscina bem grande com uma vista da Chapada de tirar o fôlego. A casa fica em uma propriedade enorme completamente imersa na natureza, de onde vem os únicos barulhos que ouvimos durante nossa estada.

E aí  há um fato bastante curioso: apesar de estar totalmente rodeada pela vegetação da Chapada, a casa fica a apenas 2km do centro do Cavalcante (em uma área segura, bem próxima da delegacia).  É possível ir e voltar da cidade quantas vezes quiser e até os deliveries de comida entregam lá.

Onde ficar na Chapada dos Veadeiros - Cavalcante
Vista área da Casa Majulê, totalmente imersa na natureza!

Nós pedimos delivery da Encantos da Pizza, a pizzaria de Cavalcante, em uma noite chuvosa, e foi uma excelente opção. Portanto, se você quer uma experiência de imersão na natureza, mas quer as facilidades de estar ao lado de uma cidade, a Majulê é uma excelente opção pra você.

Para chegar à casa, é preciso passar por uma estradinha pequena de chão. Não é preciso carro 4×4, mas, como fomos na época da chuva, os carros altos passaram com mais facilidade. Dentro do terreno, há espaço para estacionar quantos carros for preciso.

O vídeo abaixo mostra os cômodos e a área externa da casa:

A cozinha é toda completa, com louças lindas e de ótima qualidade (na nossa opinião, só faltou um micro-ondas, pra fechar com chave de ouro). À exceção da pizza que pedimos em uma noite, fizemos todas as refeições na casa: café da manhã, almoço, jantar e lanche, todos os dias.

Contratamos uma cozinheira da cidade e fizemos todas as compras em Brasília, antes de pegar estrada. Acreditamos que foi uma decisão muito acertada! Em primeiro lugar, porque sai muito mais barato cozinhar (mesmo pagando cozinheira) do que comer fora. Em segundo lugar, porque Cavalcante não possui tantas opções assim de restaurantes…

Onde ficar na Chapada dos Veadeiros - Cavalcante
Sala de estar, de jantar e cozinha integrados

Fizemos comidas gostosas e práticas para grupos grandes, como estrogonofe de almoço e pastel de lanche, por exemplo. Aproveitamos uma das noites para usufruir bem da área externa, fazendo hambúrguer caseiro na churrasqueira e comendo, de sobremesa, marshmellow na fogueira. Foi uma delícia!

A cozinha é integrada com a sala de jantar e com a sala de estar, tornando tudo um ambiente único de integração do grupo. A sala possui uma TV, uma lareira para os dias frios e alguns jogos para a família.

Onde ficar na Chapada dos Veadeiros - Cavalcante
Fizemos todas as refeições na casa: gostoso e mais barato!

A casa possui 5 quartos, sendo 4 suítes. Dois desses quartos são conjugados entre si e dividem um só banheiro. Todos os quartos possuem uma cama de casal, e um deles possui também uma cama de solteiro. Todos eles ficam na área central da casa, à exceção de um dos quartos, que fica virado para a área externa e para a piscina.

Os quartos são lindos, decorados no maior capricho (com quadros coloridos pendurados na parede – que, inclusive, estão à venda e podem ser comprados pelos hóspedes). As roupas de cama possuem 300 fios e as toalhas e cobertores são grossos e quentinhos, uma delícia!

Onde ficar na Chapada dos Veadeiros - Cavalcante
Quartos decorados e super confortáveis

A piscina tem aquecimento solar, mas confessamos que estava geladinha quando fomos – estava há alguns dias sem fazer sol. Na parte rasa da piscina, há algumas espreguiçadeiras na para quem quer ficar relaxando. Há também uma hidromassagem na piscina que parece deliciosa, mas, quando fomos, não estava funcionando.

O Ivan, dono da casa, tirou todas as nossas dúvidas gentil e rapidamente pelo telefone antes do check-in. Os hóspedes aproveitam a casa com privacidade, mas o Junio, caseiro, está sempre à disposição pelo Whatsapp. Precisamos dele algumas vezes para nos ajudar e ele chegava sempre bem rapidinho – em menos de 10 minutos.

Onde ficar na Chapada dos Veadeiros - Cavalcante

Para citar um exemplo: como minha tia é deficiente, precisamos de um banco de plástico para colocar dentro do chuveiro para nos ajudar na hora do banho. Falei com o Junio pelo Whatsapp e ele logo chegou com o banquinho e com tudo de que precisamos.

Aliás, a acessibilidade é um fator que vale a pena mencionar. Fomos com duas cadeiras de rodas (uma para minha avó e outra para minha tia) e, embora a casa ainda não esteja adaptada, está caminhando para isso. Depois da nossa estada, o Ivan nos falou que fará as alterações necessárias para tornar a casa acessível.

Onde ficar na Chapada dos Veadeiros - Cavalcante

Apesar de haver escadas para acessá-la, a casa é toda plana. As portas são todas bem largas e o banheiro espaçoso. As nossas únicas dificuldades com a cadeira de rodas foram realmente a escada para acessar a casa e a passarela que dá acesso à área externa.

E, por fim, vale mencionar que o Wi-Fi dá casa é excelente e isso é muito importante para comunicação em Cavalcante – o nosso celular da Claro, por exemplo, sequer pegava sinal na cidade.

Onde ficar na Chapada dos Veadeiros - Cavalcante
Entrada da Casa Majulê, em Cavalcante

Uma casa para viagem em família ou amigos vai muito além de bons quartos: é preciso áreas comuns aconchegantes e acolhedoras, para proporcionar momentos de integração. Esta é, aliás, a vantagem de ficar em uma casa alugada em grupo.

E, na nossa opinião, a Majulê foi perfeita pra isso! A área externa tem espaço tanto para quem quer ficar tranquilo, bebendo em uma espreguiçadeira, quanto para quem quer mais agito: nós brincamos de futevôlei, altinha, biribol, balão de água e etc.

Onde ficar na Chapada dos Veadeiros - Cavalcante
Muitos espaços na casa para diversão com a família…

Quando começou a chover, ficamos deitadas na rede, na varanda, conversando e rindo, ou fomos para a sala da casa jogar juntos “Imagem e Ação”. Acendemos a fogueira e passamos uma noite deliciosa fazendo mashmarllow e assando hambúrguer na churrasqueira!

Essa foi nossa experiência na Majulê! Para reservar a casa e fazer um orçamento, clique nesse link do AirBnb. Para acessar outras opções de hospedagem em Cavalcante, clique aqui.  Nós também já ficamos na Pousada Vale das Araras e gostamos de lá (eles ainda estão fechados por conta da pandemia).

Noite deliciosa na fogueira, com hamburguer caseiro e marshmellow no fogueira!

Nos parágrafos abaixo, vamos falar sobre a cidade mais conhecida da Chapada dos Veadeiros.

ALTO PARAÍSO

É a cidade com mais infraestrutura da Chapada, com muitas opções de hospedagem, restaurantes (inclusive self-service), acesso a lojas, bancos e etc. Entre os principais, é o munícipio da Chapada mais perto de Brasília e que tem mais “cara de cidade” mesmo.

Catarata dos Couros - Chapada dos Veadeiros
A Catarata dos Couros, um dos nossos lugares preferidos na Chapada!

Mas, lembre-se, a Chapada é um lugar de sossego e com ares de interior. Então, apesar de ser a cidade com melhor infraestrutura, está longe de ser uma cidade grande. Cachoeiras incríveis para quem está hospedado em Alto Paraíso:

Antes de chegar à cidade:

– Catarata dos Couros (uma das nossas preferidas, imperdível!);

– Macacão, Macaquinhos e Dragão.

Perto de Alto Paraíso:

– Loquinhas (facílimo acesso);

– Sertão Zen;

 – Anjos e Arcanjos (fácil acesso e também gostamos bastante);

– Simão Correa;

– São Bento e Almécegas I e II (no sentido de São Jorge).

Cachoeira Anjos e Arcanjos - Chapada dos Veadeiros
Cachoeiras Anjos e Arcanjos, que amamos!

Quais as vantagens de se hospedar em Alto Paraíso? Melhor estrutura; mais perto de Brasília; localização mais centralizada na Chapada; mais opções de hotéis e restaurantes; e mais fácil acesso a cachoeiras incríveis da região, como a Catarata dos Couros.

ONDE SE HOSPEDAR NA CHAPADA DOS VEADEIROS – ALTO PARAÍSO

A Chapada está cada dia mais popular e ótimas opções de hospedagem tem surgido, de diferentes estilos. Nosso objetivo aqui não é fazer uma lista de pousadas com boas notas no Booking.com, pois, para isso, basta você acessar este link.

Onde ficar na Chapada dos Veadeiros - Alto Paraíso
Casa na árvore, na Mariri Jungle Logde

Os leitores do nosso blog sabem que falamos sobre os lugares que fomos, que conhecemos pessoalmente e relatamos sempre nossa própria experiência. Já ficamos em boas pousadas em Alto, mas a hospedagem mais incrível foi a casa na árvore mais alta do Brasil!

Isso mesmo, a casa na árvore mais alta do Brasil fica em Alto Paraíso, na Mariri Jungle Logde. A 30 m de altura, sobre a copa de um jequitibá maduro e ao pé de uma serra, fica uma casinha de madeira rústica, isolada e completamente imersa na natureza.

A experiência é incrível, em todos os sentidos. A Mariri é uma hospedagem sustentável e vegana e, acredite se quiser, a comida é deliciosa! Nós não somos veganos e amamos cada detalhe da comida, que era muito saborosa. A casa na árvore tem banheiro seco, pia (sem água encanada), colchão, varandinha e é um charme só!

Onde ficar na Chapada dos Veadeiros - Alto Paraíso
Chegando à casa na árvore mais alta do Brasil!

Leia o relato completo dos nossos dias na casa na árvore mais alta do Brasil clicando aqui!

Outra hospedagem de que gostamos bastante é o João de Barro Camping e Suites. É um camping super novinho, que inaugurou em 2021, e tem tudo de que um campista precisa: cozinha completa, banheiros limpos e equipados e muita prosa boa.

Além do local para acampar, tem também 3 suítes container, onde nos hospedamos. A suíte é um charme, tem banheiro, ar-condicionado e alguns utensílios de cozinha. E a melhor parte é subir as escadas e assistir ao pôr do sol da Chapada sobre o seu próprio container!

Onde ficar na Chapada dos Veadeiros - Alto Paraíso
Nossa suíte container na João de Barro Camping e Suites

Já ficamos hospedados também na famosa Pousada Maya, que faz parte do Roteiros de Charme. Os leitores do nosso blog sabem que o nosso bem maior é nossa opinião e, pra nós, o custo/benefício de ter nos hospedado lá não valeu a pena…

Ficamos em um quarto enorme e lindo, chamado Zen Loft, mas sentimos falta de conexão com a natureza. O quarto não tem varanda, possui poucas janelas e nós gostamos muito de respirar ar fresco. Além disso, a piscina é bem pequena e não é aquecida.

Onde ficar na Chapada dos Veadeiros - Alto Paraíso
Sala do nosso quarto Zen Loft, na Pousada Maya

Apesar de o café da manhã ser bom e a pousada linda, não é um local que pretendemos voltar. Clique aqui e veja fotos e faça um orçamento na Pousada Maya.

Algumas pousadas em Alto Paraíso com excelentes indicações, que ainda não nos hospedamos, mas pretendemos conhecer: Casa de Shiva, Woodstock e Meu Talento.

VILA DE SÃO JORGE

Nós amamos a Vila de São Jorge! É aquele lugar pequenininho, rústico, com poucas (mas boas!) opções de hospedagem e de restaurantes. É o famoso “hippie chique”, rs. É o nosso lugar preferido na região e uma excelente opção de onde ficar na Chapada dos Veadeiros.

Vale da Lua - Chapada dos Veadeiros
Vale da Lua, o cartão-postal de São Jorge

A estrada de Alto Paraíso até São Jorge é toda asfaltada, mas a vila é de chão batido. São Jorge está para a Chapada dos Veadeiros assim como o Vale do Capão está para a Chapada Diamantina. Na vila, está o nosso restaurante preferido na Chapada: a Risoteria Santo Cerrado, que é super charmosa e deliciosa.

Além da vibe descolada, o ponto alto de São Jorge é estar ao lado da entrada do Parque Nacional da Chapada. Atrativos facilmente acessados a partir de São Jorge:

Cachoeira do Cordovil - Chapada dos Veadeiros
Cachoeira do Cordovil

No caminho entre Alto Paraíso e São Jorge:

– Jardim de Maytrea;

– Cachoeira do Cordovil (uma das nossas preferidas!);

– Vale da Lua (um dos atrativos mais famosos da Chapada e imperdível para quem vai pela primeira vez);

Perto de São Jorge:

– Raizama;

– Cachoeira do Lajeado (de fácil acesso também);

– Cachoeira do Segredo;

– Termas do Jequitibá, Éden e Morro Vermelho, no caminho para Colinas do Sul.

Dentro do Parque Nacional:

– Saltos e Cânions;

– Mirante da Janela;

– travessia das Sete Quedas (é recomendado pernoitar no parque para conseguir finalizar a trilha com tranquilidade).

Mirante da Janela - Chapada dos Veadeiros
Mirante da Janela

ONDE SE HOSPEDAR NA CHAPADA DOS VEADEIROS – SÃO JORGE

Já ficamos muitas vezes hospedados em São Jorge e temos excelentes sugestões de onde ficar por lá. Vamos começar pela nossa preferida! Já imaginou ficar em um trailer instalado em um mirante com vista pro Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros?

Pois essa é a proposta da Lambuze, que conquistou nosso coração. O trailer é dos anos 80, todo equipado e com uma varanda digna de cinema, que possui uma jacuzzi deliciosa com vista pro parque.

Saindo a pé do trailer, você cai direto em uma das trilhas mais famosas da Chapada: a do Mirante da Janela. Na época das chuvas, é possível tomar banho também na Cachoeira do Abismo, que é bem bonita.

Onde ficar na Chapada dos Veadeiros - São Jorge
Varanda do trailer Lambuze, em São Jorge

Temos um artigo completíssimo mostrando como foram os nossos dias na Lambuze: acesse-o clicando aqui.  Falamos sobre toda a estrutura interna do trailer, o café da manhã que chega quentinho na cestinha de vime e todo o relato da nossa experiência por lá.

Além da Lambuze, uma pousada de que gostamos muito de ficar em São Jorge foi a Casa das Flores. Com quartos lindos e aconchegantes e uma área externa bem bacana com piscina, a pousada serve um dos melhores cafés da manhã que já comemos: açaí, creme de abacate e muitos quitutes frescos, naturais e deliciosos. Amamos!

Onde ficar na Chapada dos Veadeiros - São Jorge
Café da manhã dentro do trailer Lambuze

Para fazer um orçamento e ver a disponibilidade da Pousada Casa das Flores, em São Jorge, clique aqui. E, pra finalizar nossa indicação de locais onde ficar na Chapada dos Veadeiros, vamos falar da famosa Baguá Bangalôs, que fica ao lado da entrada do Parque Nacional.

Com certeza, é uma das hospedagens mais incríveis da Chapada. Com bangalôs super charmosos e rústicos em um ambiente totalmente imerso na natureza, é perfeita para casais. Amamos ficar hospedados na Baguá Bangalôs (que, antigamente, era chamada de Pousada Baguá).

Para acessar a lista de opções de onde ficar na Chapada dos Veadeiros, clique aqui. 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A Chapada dos Veadeiros é um dos locais mais incríveis do Brasil e o turismo tem crescido exponencialmente nos últimos anos. Eu fui acampar com os amigos da faculdade em Cavalcante há uns 20 anos e praticamente não havia nenhum hotel ou pousada.

Onde ficar na Chapada dos Veadeiros - Cavalcante
Área externa da Casa Majulê, na Chapada dos Veadeiros

E, na semana passada, ficamos hospedados lá com nossa família com todo o conforto e bom gosto na Casa Majulê. Quem diria, hein? E a tendência é crescer cada dia mais!

Importante frisar que essa lista de onde ficar na Chapada dos Veadeiros não é, de maneira alguma, exaustiva. Há excelentes hospedagens na região que não estão elencadas aqui neste artigo.

E por que optamos por falar apenas de algumas delas? Porque a nossa marca registrada aqui neste blog é falar sobre nossas próprias experiências; afinal, como a gente sabe, muitas vezes um local é totalmente diferente por fotos e pessoalmente. Ler sobre um hotel e ficar hospedado nele são coisas bem distintas. Por isso, falamos neste artigo principalmente sobre os locais em que já nos hospedamos!

Onde ficar na Chapada dos Veadeiros - Cavalcante

Talvez você tenha lido este artigo e continue ainda na dúvida sobre onde ficar na Chapada dos Veadeiros: Alto Paraíso, São Jorge ou Cavalcante? Se as informações acima não te ajudaram a tomar uma decisão, nossa sugestão é que primeiro você faça uma lista dos locais que gostaria de conhecer na Chapada.

Com estes lugares em mente e o mapa acima em mãos, escolha a cidade base que seja mais próxima dos atrativos que você quer conhecer. Como Cavalcante fica mais afastada, o ideal é, na nossa opinião, fazer Alto Paraiso + Cavalcante ou São Jorge + Cavalcante na mesma viagem. 

Como nós somos de Brasília e vamos muito para a Chapada em finais de semana ou feriados, a cada viagem decidimos onde ficar na Chapada dos Veadeiros. Mas, se você vem de fora, talvez o ideal seja combinar mais de uma cidade, para aproveitar a viagem.

Onde ficar na Chapada dos Veadeiros - Cavalcente
Casa Majulè, na Chapada dos Veadeiros

Se você precisar alugar um carro, recomendamos a RentCars.com. E, se você preferir contratar um Seguro Viagem para se sentir mais seguro e tranquilo, recomendamos sempre os seguros de viagem da SegurosPromo. Você consegue comparar várias operadoras de seguro e ganha 5% de desconto com nosso cupom NOSSOMUNDO5 ! Clique aqui e confira!

Se você curte viagens em Parque Nacionais, recomendamos dois, bastante diferentes um do outro. O primeiro é o  Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha. Quer um guia completo de mergulho e de snorkel em Noronha? Leia nosso artigo aqui.  E, também, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, que é um lugar único no mundo. Sabia que fizemos a travessia dele a pé, durante 3 dias? Confira nosso relato aqui.

Ah, e se quiser uma trilha diferente, dá uma olhada aqui na nossa experiência na Cachoeira da Cortina, nas Serras Gerais (Tocantins)! Para quem curte ecoturismo e muita aventura, sugerimos o nosso artigo sobre a cidade de Mambaí, em Goiás, a 300 km de Brasília.

Onde ficar na Chapada dos Veadeiros - Cavalcente

E, se quiser ver mais fotos e vídeos das nossas aventuras, segue a gente lá no instagram! Você tem alguma outra ideia de onde ficar na Chapada dos Veadeiros? Dá uma dica pra gente lá!

Até a próxima aventura,

Carol e Babinho.

NOTA: Nossa hospedagem na Casa Majulê ocorreu por meio de uma parceria. Entretanto, este artigo foi escrito com base nas nossas opiniões e experiências e não sofreu qualquer tipo de interferência.

Booking.com

Quem Somos

cópia de 130729_4998-1024x1536.jpg

Olá! Somos Carol e Babinho, um casal parceiro, que ama experiências inusitadas pelo Brasil e pelo mundo - especialmente ligadas a aventura, esportes e natureza.
Saiba mais

Booking.com

Planeje sua viagem

chip internacional

INTERNET NO EXTERIOR

seguro viagem

SEGURO VIAGEM

aluguel de carro

ALUGUEL DE CARRO

passagens aereas

PASSAGENS AÉREAS

Rolar para cima