Por Carol

GUIA COMPLETO PARA MERGULHO E SNORKEL EM FERNANDO DE NORONHA

Fernando de Noronha: saiba tudo sobre o melhor snorkel e mergulho do Brasil

Mergulho e Snorkel em Fernando de Noronha - Mergulho com tubarão em Noronha

Já mergulhamos muito por esse mundão afora e podemos afirmar: a ilha de Fernando de Noronha é, na nossa opinião, o melhor lugar de mergulho do Brasil e um dos melhores do mundo! ? O snorkel e o mergulho noturno também estão entre os tops do planeta. Se você quer saber todos os detalhes sobre mergulho e snorkel em Noronha, vem com a gente que vamos falar nesse post!

Noronha é mágica acima do nível do mar: paella do Restaurante do Zé Maria, forró no Bar do Cachorro, pôr do sol no Boldró, as praias mais lindas do Brasil e uma energia apaixonante! Mas, nesse post, vamos falar do que faz Noronha ainda mais única e exclusiva: o que podemos ver dentro da água. E, pra isso, não é necessário ser um mergulhador credenciado, se essa não for a sua vibe. Um snorkel ou passeio de planasub em Noronha rende lindos encontros com tubarões, arrais, tartarugas, peixes, polvos, lagostas, etc. 

 Fernando de Noronha
Morro Dois Irmãos

Se você tem interesse em mergulho e snorkel em Noronha, o melhor conselho que podemos te dar é: faça um curso. Um curso de mergulho tem uma característica muito bacana: uma vez que você fez o curso, você poderá mergulhar em qualquer lugar do mundo, a qualquer tempo, dentro dos limites do seu curso (o curso básico, por exemplo, te permite mergulhar a até 18 metros de profundidade, durante o dia).

Mergulho e Snorkel em Fernando de Noronha - Mergulho com tubarão em Noronha
Carol observando o tubarão tirar uma sonequinha 🙂

DIFERENÇA ENTRE O MAR DE DENTRO E O MAR DE FORA

Pois bem, a primeira coisa que é importante falar sobre mergulho e snorkel em Noronha é a diferença do mar de dentro para o mar de fora. Isso tem muita influência na escolha da época em que é recomendável ir a Noronha, seja para mergulhar e fazer snorkel, seja para curtir as praias.

Mergulho e Snorkel em Fernando de Noronha
Mapa das Praias de Noronha. Fonte: noronha.pe.gov.br

E o nome significa o que parece mesmo, heh Mapa das Praias de Noronha. Fonte: noronha.pe.gov.br e: mar de dentro é o mar entre o continente e a ilha; mar de fora é o lado que fica oposto ao continente. A época do ano influencia sobremaneira as praias de cada um desses lados, em relação a vento, ondas, visibilidade, tudo. Pode observar: normalmente, quem vai a Noronha em épocas diferentes tem percepções completamente diferentes sobre as praias.

É mais ou menos assim: qual praia é melhor para snorkel? Depende da época do ano em que você vai. Existe um consenso geral de que a melhor época para mergulho em Noronha é em setembro ou outubro. E por que isso? Porque, em setembro, o mar de dentro está uma piscina, completamente flat, sem ondas, e o mar de fora está muito, muito revolto.

Então, entre setembro e outubro, a Baía do Sancho, Baia dos Porcos, Boldró, Conceicão, Cachorro, e todas as praias do mar de dentro estão em ótimas condições de banho, de snorkel e de mergulho.

Entre novembro e março (mais precisamente, janeiro e fevereiro), ocorre o fenômeno inverso: o mar de dentro fica super agitado, com ondas gigantescas e o mar de fora vira uma piscina. É justamente por isso que, nessa época, os surfistas invadem a ilha. Acontecem até etapas do Mundial de Surfe, como ocorreu entre 11 a 16 de fevereiro deste ano, na Cacimba do Padre.

Mergulho e Snorkel em Fernando de Noronha

Mergulho e Snorkel em Fernando de Noronha
Babinho “meditando” na Cacimba do Padre, em maio

Quem vai à ilha nessa época do verão, tem basicamente duas opções para tomar banho de mar e fazer snorkel: Praia do Leão e Sueste. Justamente por isso, essa época é a menos recomendada para ir a Noronha, a não ser que você seja um surfista atrás de grandes swells.

Eu, Carol, fui a Noronha para mergulhar a primeira vez há muitos anos, em setembro, e foi lindo de morrer! Já eu e Babinho fomos juntos em maio, entre as estações, e achamos perfeito também. Te explico: em setembro, os mergulhos do mar de dentro são muito fáceis, sem ondas, com visibilidade fenomenal, que chega a 50m. Os mergulhos do mar de fora, apesar de manterem a visibilidade boa, são muito, muito difíceis de serem alcançados, porque o mar balança violentamente (vou te dar um exemplo logo mais abaixo)!

Mergulho e Snorkel em Fernando de Noronha
Olha essa visibilidade!

Por outro lado, em maio, quando fomos, tanto o mar de dentro quanto o mar de fora não estão nem tão flat nem tão agitados, de maneira que você consegue tomar banho, fazer snorkel e mergulho nos dois lados sem maiores complicações. Claro que, como tudo na natureza, as condições de visibilidade dependem também de outros fatores, mas achamos essa época muito bacana para fazer mergulho e snorkel em Noronha. Essa foi nossa experiência! Além disso, os preços estão mais camaradas do que em setembro, quando a ilha é tomada por mergulhadores vorazes hehe.

Baía do Sancho em maio, praia só pra gente! 🙂

AS MELHORES PRAIAS PARA SNORKEL EM NORONHA

Bom, como você já sabe, as melhores praias para fazer mergulho e snorkel em Noronha dependem da época em que você vai! Quase todas as praias em Noronha são boas pra snorkel; por isso, leve sempre com você o seu snorkel e sua máscara!

Em janeiro e fevereiro, sua melhor opção será a Praia do Sueste, que tem uma vida marinha inacreditável, especialmente essa época do ano! Tubarões e tartarugas são visitas regulares por lá!  Não recomendamos nadar pra muito longe da praia no snorkel lá se você estiver sozinho. O vídeo abaixo foi gravado no Sueste, em setembro – ou seja, a visibilidade não era das melhores, mas ainda assim deu pra fazer o registro (perceba que as condições “ruins” de Noronha são melhores que muito lugar por ai hehe).

Em setembro e outubro, as melhores praias serão aquelas do mar de dentro. A Baía do Sancho, com suas famosas fendas, é casa de muita vida e muitas arraias, que tentam ficar meio escondidas na areia. Baía dos Porcos e Praia do Cachorro são uma excelente pedida! No vídeo abaixo, Babinho nadando com uma arraia bem no rasinho no Sancho ? :

 

A Praia do Atalaia é um verdadeiro aquário natural. Justamente por isso, você só pode ficar nas piscinas por 30 min e precisa reservar com bastante antecedência. A reserva é feita no escritório do ICMBio em Noronha, apenas presencialmente. Faça isso assim que chegar à ilha para conseguir vaga!

Como a piscina natural é bem rasa, você só entra com colete. E, por outro lado, não pode usar nadadeira. Para chegar à Praia do Atalaia, você faz um trilha curta (3 km ida e volta), tranquila, mas é melhor ir de tênis! Há, também, opção de uma trilha mais longa. No snorkel na prainha, você vai encontrar uma água transparente – se as condições estiverem boas, claro –  e muitos peixes, moréias, polvos, lagostas… não costuma abrigar grandes animais.

Mergulho e Snorkel em Fernando de Noronha

Mergulho e Snorkel em Fernando de Noronha
Moreia no snorkel na Praia do Atalaia. Visibilidade incrível!

O snorkel na praia do Porto também é uma delícia, de fácil acesso, com o naufrágio e muitas tartarugas! Há algumas operadoras pequenas que fazem mergulho da Praia do Porto saindo da própria praia, sem precisar estar embarcado. São mais baratas, mas, pessoalmente, nós não recomendamos fazer mergulho na Praia do Porto. Por que? Porque você pode acessar o naufrágio que tem lá e ver toda a vida marinha do local fazendo snorkel. A visibilidade é muito boa, a profundidade é baixa, há muiiiitas tartarugas e o acesso é bem tranquilo. Dessa maneira, achamos que vale muito a pena fazer snorkel na Praia do Porto e, no mergulho com cilindro, conhecer um outro lugar!

Aliás,  temos uma dica especial de como você pode fazer snorkel de uma maneira diferente na Praia do Porto:

PLANASUB NA PRAIA DO PORTO

Dizem que o Planasub nasceu em Noronha: é foi uma invenção simples, fácil e divertida! Funciona assim: um barco em baixa velocidade reboca até 5 pessoas, puxadas por uma pranchinha. Todo mundo vai com snorkel, aproveitando o passeio.

                             

O legal do passeio é que quem dá o tom de aventura é a própria pessoa! Então, você pode ir fundo, colocar muita velocidade, chegar perto do naufrágio… ou, se você preferir, apenas ficar de boa na superfície sendo puxado pela lancha observando a fauna!

Para ir mais fundo, basta inclinar a prancha pra baixo; quanto maior a inclinação, mais rápido você vai. O vídeo acima mostra Babinho aproveitando bastante. Chegou bem perto do naufrágio e passou por 3 ou 4 tartarugas durante o passeio. Eu, Carol, fui menos fundo, mas curti bastante também!

O Planasub, também chamado de Aquasub, sai da Praia do Porto. Como nós já estávamos com mergulhos marcados e não queríamos a agenda muito cheia, não fizemos reserva antes. Simplesmente chegamos na praia e procuramos pelo pessoal que faz o passeio. Hoje, julho de 2020, o valor está por volta de R$ 180,00 por pessoa. 

CAPTURA INTENCIONAL DE TARTARUGAS DO PROJETO TAMAR

Projeto Tamar é aquele lindo projeto de preservação de tartarugas, que conquistou o coração da família brasileira! Quem não se apaixona pelo Projeto Tamar deve ter coração de pedra ? Há centros de visitantes do projeto espalhados pelo Brasil, mas o de Noronha tem um quê especial!

Além de possuir palestras às 20hs sobre vários animais da ilha, o Tamar em Noronha faz, também, captura intencional de tartarugas, para estudo, monitoramento e preservação das espécies. É uma atividade muito legal: de graça, divertida e instrutiva!

O esquema é simples: duas vezes por semana, os biólogos vão até a praia e fazem o trabalho deles. Como fica muita gente em volta, eles explicam o que estão fazendo, falam sobre as espécies, etc. É uma verdadeira aula! Os biólogos fazem a marcação das tartarugas e, com isso, acompanham o peso, crescimento e rota dos animais.

                     

Para saber onde o Projeto Tamar estará naquela semana, é preciso ir até lá e perguntar a praia, o dia e o horário. Normalmente, ocorre às segundas e quinta-feiras e o local depende da época do ano. Os mais comuns, pelo que percebemos, são a Praia do Sueste e a Praia do Porto. No nosso caso, fomos à Praia do Porto, numa segunda-feira à tarde (conforme a agenda que nos passaram). Chegamos antes do horário e já começamos a trocar uma ideia com o biólogo. Perguntamos se poderíamos nadar com ele para ver a captura e ele, meio desconfiado, permitiu. Acaba que foi uma experiência incrível!

Fizemos apneia com ele e acabamos mostrando muitas tartarugas pra ele, hehe. Ele pegou os animais com cuidado e, quando percebia que já estavam marcadas, ele as soltava. Naquele dia, o objetivo era marcar novas tartarugas.

Mesmo que você não esteja na pilha de nadar rápido e fazer apneia pra acompanhar os biólogos, o programa vale super a pena. A maioria das pessoas fica na superfície apenas olhando e aprendendo com tudo o que o pessoal do projeto tem pra compartilhar. As crianças, especialmente, amam o passeio!

Mergulho e Snorkel em Fernando de Noronha

OPERADORAS DE MERGULHOS EM FERNANDO DE NORONHA

Há 3 operadoras grandes de mergulho em Noronha: Atlantis Divers, Águas Claras e Noronha Divers. A Atlantis foi a empresa com que mergulhamos nas duas vezes em que fui a Noronha. Não conhecemos as outras, mas dizem que são igualmente boas.

Escolhemos a Atlantis da segunda vez porque eu amei a experiência da primeira vez hehe. Uma coisa que contribuiu muito foi a qualidade das fotos subaquáticas. Isso depende de muitos fatores, mas o que conta muito é a posição do fotógrafo subaquático. Essas fotos do post com tubarão, por exemplo, foram total mérito da fotógrafa (sim, era uma mulher ?), que se posicionava super bem para sempre pegar o melhor ângulo.

Mergulho e Snorkel em Fernando de Noronha - Mergulho com tubarão em Noronha

Mergulho e Snorkel em Fernando de Noronha
Fotográfa conseguiu captar na foto e gente e duas lagostas entocadas!

E, da primeira vez que fui a Noronha, escolhemos a Atlantis porque fomos recomendados e porque eles têm a melhor infraestrutura da ilha. Inclusive, pra mim, que enjoo no mar, os barcos deles são catamarãs, que são mais estáveis (mas sempre tenho que tomar um Dramin antes, de todo jeito rs).

Mergulho e Snorkel em Fernando de Noronha
Dive master explicando no catamarã como será o mergulho…

Mergulhar em Noronha não é nada barato! Uma saída para credenciado, com direito a dois mergulhos, está por volta de R$ 550; o batismo, com um único mergulho, para quem não é credenciado, é R$ 620 (preços de julho de 2020). O aluguel da roupa de neoprene e do equipamento não está incluído neste preço. O mergulho noturno, para mergulhadores avançados, é R$ 550, um único mergulho ao cair da noite.

PONTOS DE  MERGULHO EM NORONHA

No mapa abaixo, você consegue ver todos os pontos de mergulho de Noronha. São muitos, um mais incrível que o outro. Poderíamos falar sobre cada um deles, mas não vamos, rs. Sabe porquê? Pelo simples fato de que você não escolhe em que ponto você vai mergulhar. É isso mesmo! Tudo depende das condições climáticas, do “trânsito” nos pontos de mergulho entre todas as operadoras, etc. Normalmente, você só fica sabendo em que ponto irá mergulhar quando o barco já está indo para o local.

Mergulho e Snorkel em Fernando de Noronha
Pontos de mergulho em Noronha. Fonte: Atlantis Divers

Mas, fique tranquilo, não há nenhum problema nisso, os pontos de mergulho de Noronha são todos incríveis. Uma dica: o ponto de mergulho mais famoso de Noronha chama-se Pedras Secas. Tem uma visibilidade gigantesca e formações rochosas que já valem o mergulho em si: cânions, arcos, grutas, cavernas que abrigam arraias, tubarões, lagostas…

Você se sente em um filme. Não é à toa que o filme Imensidão Azul, gravado em Noronha, foi filmado em Pedras Secas. Pedras Secas figura, em várias listas de melhores mergulhos do mundo, como o único “representante” brasileiro. A revista Sport Diver, por exemplo, listou Pedras Secas entre os melhores 50 mergulhos do mundo (isso mesmo, do mundo!).

Mergulho e Snorkel em Fernando de Noronha

Mergulho e Snorkel em Fernando de Noronha
Realizando nosso sonho de mergulhar juntos em Pedras Secas

Agora é que são elas: como ir a Pedras Secas? Por duas vezes, eu consegui mergulhar lá da maneira mais brasileira possível: trocando uma ideia com o pessoal da Atlantis! Percebo que eles não costumam levar um barco com pessoas que não têm experiência de mergulho, porque é um mergulho difícil, especialmente em setembro, por conta das condições do mar.

Como você agora já sabe, em setembro o mar de fora fica muitíssimo agitado e, dessa maneira, chegar a Pedras Secas é um verdadeiro desafio. Pense numas ondas gigantescas! De tanto que o mar bate, entra muita água dentro do barco e o staff precisa tirá-la com balde, durante o trajeto.

Como ninguém consegue se equipar com o mar batendo tanto assim, normalmente eles adotam o seguinte procedimento: todo mundo se equipa enquanto a embarcação está no mar de dentro e, só depois, seguimos para o mar de fora. Quando chegamos a Pedras Secas, todo mundo cai imediatamente na água, e os mergulhadores só encontram o dive master lá embaixo.

Mergulho e Snorkel em Fernando de Noronha

Sabe porquê? Por que é muito perigoso cair na água com ondas tão grandes e ficar na superfície. A chance de alguém se perder é muito grande. Por isso, todo mundo desce com o colete esvaziado e se encontra a uma determinada profundidade (onde não é possível mais sentir as ondas).

A essa altura do campeonato, imagine o quanto de gente que já passou mal, vomitou… rsrs. Por isso, nossa recomendação é: tome um remedinho para enjoo mesmo que você não tenha o costuma de enjoar. Pedras Secas em setembro não é para amadores, hehe. Em maio, foi tudo muito mais tranquilo! Havia algumas ondas, mas nada demais. E o mar estava igualmente maravilhoso, como você vê pelas fotos.

E a dúvida que surge é: vale a pena? Vale demais! É um mergulho inesquecível, e uma experiência única. Então, quando fechar o pacote com a empresa de mergulho, já fale com carinho com eles que gostaria de ir a Pedras Secas, que têm experiência em mergulho, que fechou X mergulho com eles e tal. Vai que cola 😂

Mergulho e Snorkel em Fernando de Noronha
Mergulho em Pedras Secas

O outro ponto de mergulho muito famoso em Noronha se chama Corveta do Ipiranga. Esse não nós fomos, é pra gente grande hehe. É uma corveta da Marinha naufragada, praticamente intacta, que fica a 63 metros de profundidade. Particularmente, achamos um mergulho arriscado e, por isso, não está nos nossos planos. Se você já mergulhou lá, conta pra gente como foi essa super experiência!

OS INESQUECÍVEIS MERGULHOS NOTURNOS EM NORONHA

Hã? Mergulhar à noite? Tudo escuro, no breu? Exatamente! Hehe. É INCRIVELMENTE FANTÁSTICO, vai pela gente! Para você ter uma ideia, nós ficamos embarcados 3 dias na Grande Barreira de Corais, na Austrália, mergulhando todas as noites e achamos o mergulho noturno de Noronha muito melhor!

Para isso, você precisa ter a certificação de mergulho avançado e, se tiver somente a básica, pode fazer um batismo do mergulho noturno. Nós amamos tanto mergulho noturno que fizemos o curso avançado justamente para mergulhar à noite.

Se você for mergulhador básico, eles te cobram mais caro e te dão um minicurso antes de cair na água, ensinando especialmente a se comunicar com a lanterna e a não atrapalhar o sono dos animais à noite.

A operadora Águas Claras não faz mergulho noturno em Noronha. A Atlantis cobra (julho de 2020) R$ 550 por mergulho, para quem tem a credencial de mergulho avançado – que te permite mergulhar à noite – e R$ 920 pelo batismo – mergulhadores básicos que não tem credencial de avançado. Observação: se você curte mergulho noturno, o ideal é tirar logo a certificação avançada, para evitar ficar pagando mais caro para mergulhar à noite.

E não dá medo mergulhar à noite? A primeira vez sim, mas depois você acostuma e percebe que o mergulho tende a ser muito melhor que o diurno. Em regra, os grandes predadores saem para caçar à noite, a vida noturna é totalmente diferente da diurna e você vê as cores de maneira mais viva.

Mergulho e Snorkel em Fernando de Noronha
Lagosta intocada no mergulho noturno

Nossos mergulhos noturnos em Noronha foram absolutamente espetaculares, no Buraco das Cabras. Babinho saiu da água e ficou esfregando as duas mãos um tempão, de tanta excitação. Vimos muitos, muitos tubarões, alguns nadando, outros dormindo. Vimos tantas lagostas nadando que era impossível contar. Arrisco  dizer que um dos nossos grandes arrependimentos  em viagens foi não ter requisitado de antemão um fotógrafo nesse mergulho noturno. Com câmeras convencionais, tipo go pro, não dá pra ver nada, só o breu, rs…  Fica a dica!

Geralmente, o barco sai antes do anoitecer (por volta de 17:30hs). No próprio ponto de mergulho, você espera escurecer e cai na água! O mergulho noturno é mais raso que os mergulhos durante o dia e os pontos são escolhidos a dedo. Antes das 20hs, você está de volta ao porto. Depois de um banho na pousada, vale escolher um restaurante especial para finalizar a noite.

QUANTOS DIAS EM NORONHA PARA FAZER MERGULHO E SNORKEL EM NORONHA?

Para quem vai fazer mergulho e snorkel em Noronha, o roteiro na ilha exige uma sistemática diferente. Isso porque os mergulhos acabam ocupando uma parte muito significativa do dia. As operadoras têm saídas diariamente, pela manhã e pela tarde.

Nós preferimos mergulhar pela manhã. Você sai cedo de manhã e retorna dos mergulhos por volta de 13hs. Aí, provavelmente, vai almoçar (mergulho dá uma fooome). Então, estará “livre” por volta de 14 ou 15hs. Dessa maneira, não dá pra aproveitar a praia direito no mesmo dia do mergulho.

Mergulho e Snorkel em Fernando de Noronha

Os mergulhos duram por volta de 40 min cada um, mas é necessário um intervalo na superfície para recuperação do organismo. Há também uma preparação antes dos mergulhos, que exige tempo. Então, apesar de os mergulhos serão rápidos, o passeio em si leva toda uma manhã ou tarde.

Por isso, fizemos um esquema de que gostamos muito: mergulho dia sim, dia não. Desse jeito, você consegue aproveitar o mar, mas também a ilha como um todo. Lembre-se que cada saída de mergulho durante o dia são 2 mergulhos.

Mergulho e Snorkel em Fernando de Noronha

Mergulho e Snorkel em Fernando de Noronha
Nadando ao lado de uma tartaruga gigante 🙂

Recomendamos pelo menos 3 dias de mergulho, sendo 1 noturno (o que daria um total de 5 mergulhos). Ou, se você não optar por fazer o mergulho noturno (que nós recomendamos fortemente!), um total de 3 dias (e 6 mergulhos, portanto).

Achamos muito pouco mergulhar somente um dia. Isso porque a gente não controla o que acontece na natureza. A única certeza em um ponto de mergulho é a de que veremos as formações rochosas e corais, mas os animais estão nadando a todo momento. Então, no mesmo ponto de mergulho, pode-se ver de tudo ou absolutamente nada, a depender da “sorte” do dia. Dessa maneira, mergulhar mais de um dia é mais seguro!

Assim, nossa sugestão é que você fique entre 5 a 7 dias em Noronha, pra poder mergulhar e conhecer a ilha. Um bom roteiro seria: dias 1, 3 e 5 – mergulhos. Dias 2, 4 e 6 – praias. Lembre-se: para voar depois dos mergulhos é necessário um intervalo mínimo de 12 horas na superfície. Ou seja, não se pode mergulhar no dia da volta para Natal ou Recife.

Mergulho e Snorkel em Fernando de Noronha
Gaivota sobrevoando a Baía dos Porcos

DICAS FINAIS

É comum o brasileiro não valorizar o que é nosso, o nacional. Por isso, queremos enfatizar que, embora não apareça tanto nas listas por aí, acreditamos que mergulho e snorkel em Noronha é um dos melhores do mundo! Gostamos de mergulhar com animais grandes (tubarões, arraias, tartarugas) e Noronha está cheio deles!

Para se ter uma ideia, achei mergulhar em Noronha bem melhor do que em Koh Tao, na Tailândia, que é um mergulho muito famoso mundialmente. É claro, essas atividades da natureza não são previsíveis, há uma série de fatores em jogo… mas essa foi minha experiência.

Mergulho e Snorkel em Fernando de Noronha - Mergulho com tubarão em Noronha

Mergulho e Snorkel em Fernando de Noronha
Olha o tamanho desse tubarão e dessa arraia 🙂

Ficamos 3 dias embarcados mergulhando na Barreira de Corais, na Austrália, em condições maravilhosas, e podemos dizer que o mergulho de Noronha não fica muito atrás não… E, em relação ao noturno, Noronha foi muito melhor que a Austrália – que já tinha sido excelente, hehe.

Dessa maneira, aí vão nossas métricas pra vocês do mergulho e snorkel em Noronha. Dificuldade baixa (2 de 5), porque não há mistério: quem vai fazer snorkel, “é só chegar”; quem vai mergulhar, basta ter o curso. E a estrutura na ilha é excelente, bem tranquilo. Nível de aventura bem alto (4 de 5), por tudo aquilo que já falamos aqui em cima: Noronha é animal, mesmo pra quem não se mergulho e snorkel em Noronhaaventura no mergulho de cilindro! Hehe

Nossa dica pra você que quer viver essa experiência é: faça aqui um bom seguro viagens! Com nosso código NOSSOMUNDO5 você descola um desconto de 5% na SegurosPromo e consegue comparar o preço de várias operadoras.

O QUE LEVAR NA MALA PRA NORONHA?

Ô vontade de estar fazendo uma malinha  pra Noronha agora ? Itens indispensáveis para quem vai fazer mergulho e snorkel em Noronha:

– Máscara e snorkel! Você usará esses itens em praticamente todas as praias de Noronha e alugar lá é muito caro. Vale super a pena comprar um kit bom antes de ir! Esse é o item mais importante da mala, hein!

– Se você tiver nadadeiras e elas couberem na mala, hehe, recomendamos levar também. Facilitam bastante no snorkel. Em algumas praias, eles até alugam, mas, se você for usar por vários dias, pode sair caro.

– Se você tem aquelas sapatilhas de neoprene para entrar na água, também recomendamos que você as leve.

– Dramin ou outro remédio para enjoo, se você, como eu, sofre disso.

– Muito filtro solar e roupas com proteção UV. Lembre-se que, no snorkel, expomos bastante ao sol as costas e o bumbum e você vai precisar repor bastante o filtro. Na ilha, não há muita variedade e os preços são salgados.

– GoPro ou outra câmera subaquática, para poder registrar os seus momentos no snorkel. Se não tiver foto, vira história de pescador, hein, hehe.

Mergulho e Snorkel em Fernando de Noronha

Mergulho e Snorkel em Fernando de Noronha

Mergulho e Snorkel em Fernando de Noronha

Se você teve alguma experiência bacana com mergulho e snorkel em Noronha ou se pudermos te ajudar de alguma maneira, é só escrever pra gente! E, se você curte mergulhar em locais paradisíacos e inusitados, leia aqui nosso artigo sobre mergulho na cratera do vulcão Molokini, no Havaí!

Já segue a gente lá no instagram? @aventuraspelonossomundo

Até o próximo mergulho,

Carol e Babinho.

Planeje sua viagem

chip internacional

INTERNET NO EXTERIOR

seguro viagem

SEGURO VIAGEM

aluguel de carro

ALUGUEL DE CARRO

passagens aereas

PASSAGENS AÉREAS

Rolar para cima