Por Carol

Conheça a Praia de Fortim: kitesurfe e muito sossego no Ceará

Conheça a Praia de Fortim: kitesurfe e muito sossego no Ceará

Fortim - Ceará

Ainda pouco conhecido e explorado, o munícipio de Fortim, no Ceará, tem tudo de que a gente gosta: praias paradisíacas e vazias, esporte, excelente hotelaria e uma vibe jovem e descolada. Neste artigo, vamos te falar tudo sobre Fortim, um dos melhores locais de kitesurfe do Brasil!

Não é à toa que o município de Fortim está tomado por franceses, que invadiram a região em busca de excelentes ventos. O fácil acesso a partir da cidade de Fortaleza e a tranquilidade da região encantaram os gringos e, mais recentemente, os brasileiros.

Fortim - Ceará

Neste artigo, vamos te contar nossa experiência aproveitando o melhor de Fortim: velejando de kitesurfe. E, além disso, vamos falar tudo o que você precisa saber para curtir a região: como chegar, onde ficar, onde comer, o que fazer…

É um bom lugar para iniciantes aprenderem a velejar? Onde é o velejo? Onde me hospedar se eu quiser velejar – e se eu não quiser velejar? Vamos responder a todas essas perguntas nos parágrafos abaixo. Vem com a gente!

Fortim - Ceará - Jaguaribe Lodge
Jaguaribe Lodge, onde nos hospedamos

COMO CHEGAR A FORTIM

O Ceará vai muito além de Jericoacoara! Fortim fica no lado oposto de Jeri, no litoral leste do Ceará. Saindo de Fortaleza, são 130 km em estrada asfaltada, toda duplicada. São aproximadamente 2 horas de uma viagem bem tranquila.

Fortim - Ceará - Jaguaribe Lodge
Eu e minha mãezinha curtindo Fortim 🙂

Para chegar a Fortim, são basicamente duas opções: contratar um transfer ou alugar um carro. Nós alugamos um carro e achamos que valeu muito a pena. Isso porque o hotel onde nos hospedamos, o Jaguaribe Lodge, fica um pouco afastado do centrinho da cidade.

Como chegar a Fortim - Ceará
Distância entre Fortaleza e Fortim

(Para fazer um orçamento do aluguel de carro, clique aqui).

Usamos o carro para chegar a Fortim e para jantar/almoçar na cidade. Além disso, durante a ida, paramos para almoçar perto de Fortaleza. Aliás, essa dica é muito boa! Se você chegar ao aeroporto perto do horário do almoço, temos um restaurante excelente pra indicar.

Fortim - Ceará
Entrada do município de Fortim, lindinha demais!

É o Night do Camarão! Fica bem próximo ao aeroporto, é só jogar no GPS. Pedimos um prato de camarão para 2 pessoas super bem servido, muito gostoso e a refeição custou R$ 70,00. Foi uma ótima pedida parar, almoçar com calma e depois pegar estrada bem tranquilamente!

Fortim fica também bem perto de Canoa Quebrada, a 30 min de distância de carro. Uma viagem combinando os dois destinos pode ser uma boa!

Uma curiosidade é que, assim que entrar em Fortim, você vai perceber como o município é lindo, limpo, bem organizado. A beleza e a organização chamam bastante atenção. E, talvez por isso, o prefeito seja amado. Todo mundo em Fortim fala super bem dele!

Fortim - Ceará - Jaguaribe Lodge
Nosso bangalô no Jaguaribe Lodge

MELHOR ÉPOCA PARA IR A FORTIM

O Ceará é daquele jeito, faz sol o ano inteiro. Em Fortim, basicamente, as estações são divididas em duas: temporadas de ventos, que vai normalmente de julho ao início de janeiro. É a temporada do kitesurfe e, pra gente, a melhor época!

A outra estação é a chuvosa, entre o final de janeiro e junho. Não é que vá chover o tempo inteiro durante este período, mas há maior possibilidade de chuvas. Nós já fomos ao Ceará em várias épocas do ano e sempre pegamos sol – algumas vezes, um pouco de chuva também.

Fortim - Ceará - Jaguaribe Lodge

A chuva não costuma atrapalhar o dia de quem vai nessa estação, mas é bom estar ciente que esta possibilidade existe. Venta bem menos também nessa época.

O QUE FAZER EM FORTIM

Fortim é um destino de praia! É uma ótima opção para quem quer relaxar, descansar e curtir uma praia sossegada e ainda pouco conhecida. Na maré baixa, formam-se piscininhas bem gostosas – crianças e idosos amam.

Fortim - Ceará
Praia do Canto da Barra vista de cima

Há duas praias principais em Fortim: a Praia do Pontal de Maceió e a Praia do Canto da Barra. São propostas bem diferentes. A Praia do Pontal de Maceió fica perto do centrinho de Fortim, que é chamado de Pontal de Maceió.

Lá, ficam a maior parte das pousadas e dos restaurantes da região. Um dos hotéis mais famosos de Fortim, o Vila Selvagem, fica nesta praia. Lá tem também a opção de boas barracas de praia, como a Barraca Maresias.

Praias de Fortim - Ceará
Principais praias de Fortim
Fortim - Ceará - Praia do Pontal do Maceió
Praia do Pontal do Maceió

A Praia do Pontal de Maceió é linda, com uma faixa de areia de 10 km de extensão. Muitas jangadas estacionadas na areia ou balançando no mar compõem o cenário com falésias ao horizonte.

Por outro lado, a Praia do Canto da Barra é totalmente diferente! Em um lado da praia, está a foz do Rio Jaguaribe, onde ele desemboca no mar. É um dos maiores rios do Ceará e deságua justamente em Fortim.

Fortim - Ceará
Praia do Canto da Barra

É uma praia bem mais sossegada, porque, em sua extensão, há poucas pousadas, todas muito discretas. O Jaguaribe Lodge, onde nos hospedamos, é a principal hospedagem da região. É uma praia excelente pra kitesurfe, com bastante vento.

(Para fazer uma reserva no Jaguaribe ou fazer um orçamento, clique aqui).

Fortim - Ceará - Jaguariba Lodge
Praia do Canto da Barra

Além disso, na maré baixa, além de piscinas, formam-se também bancos de areia bem bonitos. Alguns passeios de barco, inclusive, levam os turistas para tomar banho nesses bancos de areia que se formam em frente ao Jaguaribe.

O cenário fica cinematográfico com o parque eólico ao fundo, marca registrada nas praias do Ceará propícias ao kite. De um lado da Praia do Canto da Barra está o Rio Jaguaribe; do outro, está o Farol da Barra.

Bem fotogênico, sobre uma falésia, o farol vermelho é o cartão-postal de Fortim. Nos passeios de buggy e de quadriciclo, é parada obrigatória. Nós, que estávamos hospedados no Jaguaribe Lodge, fomos à pé ao farol. É uma caminhada tranquila.

Fortim - Ceará - Farol da Barra
Farol da Barra, que acessamos andando a pé a partir do nosso hotel…
Fortim - Ceará - Farol da Barra
Visão de cima do farol, que paraíso!

Os passeios de buggy e de quadriciclo são, aliás, bem famosos na região – passeio de barco pelo rio, parando nos bancos de areia, também são bem comuns. Muitas pessoas que ficam em Fortim também gostam de passar um dia em Canoa Quebrada…

Mas a atividade queridinha da região é mesmo o kitesurfe! Vamos falar sobre ela nos parágrafos abaixo.

Fortim - Kitesurfe no Ceará
Imagina velejar com essa visão… 🙂

KITESURFE EM FORTIM

Fortim respira kitesurfe! Os franceses tomaram a região encantados com um local paradisíaco, com ventos excelentes e muito sossego.

Um parênteses aqui: muita gente não sabe, mas o verbo correto para se usar no kitesurfe é “velejar” (afinal, é com o vento!). Então, todas as vezes em que usamos o verbo velejar neste artigo estávamos nos referindo ao kitesurfe mesmo – e não a velejar de barco, como muitos imaginam, hehe.

Kitesurf no Ceará - Fortim - Jaguaribe Lodge
Escola de kite do Jaguaribe Lodge

No próximo tópico, vamos falar mais sobre o nosso hotel, o Jaguaribe Lodge. Por ora, podemos adiantar que, se você pretende velejar, o Jaguaribe é, sem dúvida, a melhor opção!

Em primeiro lugar, porque, como falamos acima, está localizado na Praia do Canto da Barra. Quem fica hospedado na Praia do Pontal de Maceió e quer velejar, precisa pegar um carro e se deslocar até a Praia do Canto do Barra.

Kitesurf no Ceará - Fortim - Jaguaribe Lodge
Aprendendo novos movimentos bem em frente ao hotel

É bom lembrar que, nessa viagem a Fortim, o Babinho não pode me acompanhar, por conta do trabalho. E eu fui com minha mãe e ela não veleja – essa informação vai ser bem relevante mais à frente.

O Jaguaribe Lodge possui um centro de kitesurfe certificado internacionalmente, que inclui uma escola com professores qualificados, uma guarderia e aluguel de equipamentos. Eu fiz aula lá todos os dias e gostei bastante do serviço deles.

Confesso que não gostei muito do primeiro professor, tive alguma dificuldade de entender as explicações dele. Ao final do dia, falei com o pessoal do escritório e eles trocaram de instrutor – e eu amei.

Kitesurf no Ceará - Fortim - Jaguaribe Lodge

Aliás, recomendo muito o Jones! Ele é super gente boa, excelente velejador e explica super bem, é muito didático. O aluguel do equipamento já está incluído no valor das aulas.

O velejo em Fortim é feito na maré baixa – nem os experts velejam lá durante a maré cheia, quando a correnteza fica forte e puxa bastante em direção à boca do rio. E é excelente velejar na maré baixa, porque a praia fica rasa.

Então, mesmo que você veleje em direção ao oceano (se afastando da praia), você estará em uma área relativamente rasa – poderá levantar e andar, por exemplo. Por outro lado, não fica muito raso, de maneira que seja perigoso cair na água em alta velocidade…

Kitesurf no Ceará - Fortim - Jaguaribe Lodge

Eu ainda sou iniciante no esporte; então, gostei muito do fato de a maré ficar bem baixa e não haver ondas. Se você ainda está começando no kite, saiba que um mar com ondas dificulta bastante o aprendizado…

Outro fator super positivo é que minha mãe, que não veleja, ficava me vendo o tempo todo na água. Eu velejava em frente ao Jaguaribe Lodge e ela, deitada nas espreguiçadeiras do hotel, acompanhava todos os meus movimentos.

Esse foi um dos pontos altos da nossa viagem! Imagine se eu fosse velejar em outro local, ou em outro ponto da praia, e ela ficasse lá sozinha boa parte do dia. Durante o velejo, falava com ela várias vezes na praia e ela tirou essas fotos minhas sem precisar de grande esforço.

Kitesurf no Ceará - Fortim - Jaguaribe Lodge
Amando essa temporada de kitesurfe em Fortim…

Há, também, a possibilidade de alguém que esteja no bangalô beira-mar acompanhar o velejo de alguém que esteja na água…

Além disso, diferentemente de outros locais que ficam bastante cheios durante a temporada de ventos (como Cumbuco, por exemplo), Fortim fica vazio e é possível velejar com mais espaço e liberdade. Por outro lado, fica cheio o suficiente para pintar o céu com pipas coloridas e distrair quem está sossegado na praia. 😊

Gostamos muito dessa facilidade de estar em um hotel que tem toda a estrutura pro esporte, mas que também recebe bem quem não esteja velejando. Além disso, com ventos constantes e maré baixa, Fortim é o cenário ideal para o kitesurfe, mesmo pra quem está começando. Veja só de onde o professor me acompanhava na aula:

Kitesurf no Ceará - Fortim - Jaguaribe Lodge
Professor me acompanhando de pertinho!

ONDE FICAR EM FORTIM – JAGUARIBE LODGE

Como falamos acima, não há dúvidas: se você quiser velejar, o melhor local para ficar hospedado em Fortim é o Jaguaribe. Não é à toa que se chama Jaguaribe Lodge e Kite. Para quem não vai velejar, vamos falar nos parágrafos seguintes sobre a estrutura do hotel e quais foram as nossas impressões.

Para fazer um orçamento e fazer sua reserva no Jaguaribe, clique aqui.

Fortim - Ceará - Jaguaribe Lodge
Entrada do bangalô

Como o nome sugere, o hotel está localizado no encontro do Rio Jaguaribe com o mar. Faz parte do seleto grupo dos hotéis do Roteiro de Charme e tem uma pegada toda sustentável. A marca registrada do hotel são as passarelas de madeira que conectam os bangalôs.

Eles foram construídos em palafitas sobre as dunas, preservando o ecossistema e reduzindo ao máximo o impacto ao meio ambiente. Dessa maneira, os bangalôs, que são super charmosos, mantêm as dunas sob eles intactas.

Fortim - Ceará - Jaguaribe Lodge
Passarelas de madeira no Jaguaribe Lodge

Com bangalôs suspensos, há quem faça a comparação com os famosos bangalôs sobre as águas nas Maldivas. Achamos que não tem muito a ver, porque são cenários completamente distintos – mas, se você quiser acessar nossos artigos das Maldivas, clique aqui, rs.

O hotel é todo em madeira de reflorestamento e a cobertura dos bangalôs foi feita com palhas de carnaúba, que é uma árvore típica da região. Um dos pontos mais notáveis do hotel – que nós, pessoalmente, amamos! – é a ventilação natural.

Fortim - Ceará - Jaguaribe Lodge
Nosso bangalô dos sonhos!

Isso mesmo, não há ar-condicionado nos quartos e, por incrível que pareça, não faz a menor falta. Os quartos são projetados para aproveitar a ventilação natural. Isso é feito por meio de estruturas chamadas “muxarabis” (parecido com um cobogó).

Os muxarabis vêm da cultura árabe e favorecem a privacidade, a iluminação e a ventilação naturais e bloqueiam parcialmente o calor. Eu, que já não sou fã de ar-condicionado naturalmente e amo vento, fiquei apaixonada por esse sistema. Veja um vídeo completo do nosso bangalô no Jaguaribe:

Era maravilhoso deitar no final do dia na cama, sentir aquele vento todo no corpo e observar o mar. Mas é bom lembrar que, à noite, a gente ligava o ventilador – às vezes, o de teto; às vezes, o de chão.

É bom deixar registrado também que ficamos hospedadas no Lodge Oceano I, em frente ao mar. Ouvimos relatos de pessoas que ficaram nos bangalôs com vista do jardim (e não do mar) e não acharam a ventilação natural tão boa quantos nós achamos.

Fortim - Ceará - Jaguaribe Lodge
Banheiro do bangalô

Dentro dessa ideia sustentável, também não há televisão nos bangalôs. Confesso que não sentimos a menor falta. A rede de frente pro mar com aquele vento delicioso é melhor que qualquer programa de TV, rs.

Por outro lado, cada bangalô tem o seu próprio Wi-fi, que funciona muito bem. A cama é enorme, queen size, e o banheiro é totalmente aberto e ventilado também. Muitas pessoas nos perguntaram sobre mosquitos, mas não tivemos nenhum problema quanto a isso (fomos no final de novembro).

Fortim - Ceará - Jaguaribe Lodge
Café da manhã delicioso!

Um ponto alto da hospedagem é o café da manhã do Jaguaribe Lodge, totalmente artesanal. O destaque vai pros pães e croissants feitos no próprio hotel, todos os dias de manhã. Como os donos são franceses, os padeiros foram ensinados por um chef francês. Huuum…

Pães diversos, croissants, pain au chocolate, todos os dias fresquinhos pela manhã. Que delícia! Além disso, o café da manhã era servido na mesa (acredito que seja por conta da pandemia), com quitutes de doce, de sal e frutas cortadinhas.

Fortim - Ceará - Jaguaribe Lodge

Fortim - Ceará - Jaguaribe Lodge
Croissants sendo feito fresquinhos na padaria do hotel, todas as manhãs…

À lá carte, havia a opção também de tapiocas, omeletes, crepes, panquecas, ovos e smoothies. Tudo muito gostoso, servido à beira da piscina semiolímpica.

A estrutura do hotel na praia é muito boa. Gazebos e espreguiçadeiras para os hóspedes, bem em frente ao local onde os kitesurfistas velejam. O restaurante da praia serve petiscos e almoço.

Fortim - Ceará - Jaguaribe Lodge
Restaurante da praia do hotel

Ganhamos uma garrafa d’água por pessoa todos os dias de cortesia no quarto e uns chocolatinhos amargo também. Em resumo, o hotel proporciona uma experiência sustentável, e exclusiva!

Essa foi a nossa experiência no Jaguaribe Lodge. Há outros hotéis bastante recomendados em Fortim também, mas não ficamos hospedados em nenhum deles. O Vila Selvagem – que fica na Praia do Pontal de Maceió e é dos mesmos donos do Jaguaribe – , costuma ser bem avaliado.

Para fazer uma reserva no Vila Selvagem, clique aqui.

Fortim - Ceará - Jaguaribe Lodge
Cortesias do hotel

Ao lado do Jaguaribe, há um hotel mega recente (também do mesmo grupo francês), chamado Jaguaríndia Village. Também tem bangalôs, mas com piscinas privativas. Parece ser um hotel maravilhoso e bem exclusivo.

Há uma outra opção mais em conta em Fortim, que também é muito bem avaliada: o Hotel Pausa. Não é exatamente na praia, mas fica bem pertinho, na Praia do Pontal de Maceió.

Para ver todas as opções de hospedagem em Fortim, clique aqui.

Fortim - Ceará - Jaguaribe Lodge
Olha a felicidade da pessoa com esse café da manhã, rs...

ONDE COMER EM FORTIM

Nós ficamos apaixonadas pelo centrinho de Pontal de Maceió, em Fortim. É bem pequeno, mas, assim como todo o município, muito bonito e organizado. Na pracinha, tem uma igreja, um parquinho pras crianças, bancos. Muito bacana!

Fortim - Ceará
Centrinho de Fortim, super charmoso

Ao lado da pracinha, há o restaurante Vila Caiçara, recomendadíssimo! Serve pizzas deliciosas, mas também massas e carnes. Normalmente tem música ao vivo, um forró animado, e fica bem cheio. Pedimos uma pizza grande para nós duas, com um refrigerante e couvert para os músicos: a conta saiu R$ 61,60. A pizza grande custa, em média, R$ 40,00.

Fortim - Ceará - Restaurante Mandacaru - onde comer
Restaurante Mandacaru, imperdível

O Restaurante Mandacaru também é imperdível. Ambiente ótimo, comida excelente. Comemos um peixe com molho de tomate, gratinado com parmesão, com arroz e farofa. Delícia! Nossa conta saiu R$ 130,90 para duas pessoas.

Outra opção é o restaurante do hotel Vila Selvagem, que fica na beira da praia. Almoçamos lá um dia e gostamos bastante! Fomos no domingo, por volta das 13hs, e não tinha mais vaga para o almoço. Voltamos na segunda-feira. É bom reservar antes para evitar isso!

   

Nas fotos acima, os nossos pratos no restaurante do Vila Selvagem. Pedimos um rigatoni de camarão servido na cestinha de parmesão (R$ 68,00) e um risoto de camarão (R$ 65,00). Tanto a comida quanto o ambiente estavam muito gostosos!

Para uma opção mais em conta, sugerimos a Maresias, barraca na Praia do Pontal de Maceió. Muito boa e preços muito bons. Comemos uma moqueca de camarão para 2 pessoas por R$ 43,00 – estava uma delícia!

Fortim - Ceará - Jaguaribe Lodge
Jantar no restaurante do Jaguaribe

Uma das melhores opções para jantar em Fortim é o Restaurante do Jaguaribe, onde ficamos hospedados. Excelente! Sugiro o polvo grelhado com cuscuz marroquino (R$ 78). As sobremesas francesas também são muito boas.

Para finalizar o tópico mais gostoso deste artigo, vamos citar a Confeitaria Zeste, também francesa. No final da tarde, quando as pessoas costumam dar um rolê na cidade, eu estava sempre velejando (rs), então não conhecemos. Mas dizem que é muito boa!

Fortim - Ceará - Jaguaribe Lodge
Jantar no Jaguaribe

DICAS FINAIS SOBRE FORTIM

Quantos dias ficar em Fortim? Depende do seu objetivo. Se for só aproveitar praia, acreditamos que entre 3 a 6 dias seja suficiente. Para velejar, a partir de 4 dias. Uma boa opção seria ficar 3 ou 4 dias em Fortim e depois conhecer outros praias no Ceará.

O que levar pra Fortim? Roupa leves e de banho pra praia, filtro solar, boné. Se for velejar, bermuda e camisas de manga comprida com UV para homens e maiô ou “short John” para mulheres.

Fortim - Ceará - kitesurfe
Short john é excelente para velejar!

Uma das marcas de Fortim é a excelente hotelaria. Só há 5 hotéis no Ceará que fazem parte do Roteiros de Charme. Dois deles estão em Fortim: o Jaguaribe e o Vila Selvagem. A título de curiosidade, os outros três são o Zorah Beach Hotel (em Trairi), o Carmel Charme Resort (em Aquiraz) e o Vila Kalango (em Jeri).

Fortim é ainda pouco conhecido aqui no Brasil e até mesmo no Ceará. É um destino sossegado, tranquilo, com uma vibe jovem e descolada. Gostamos muito de conhecer a região. Nos restaurantes do centro, há muitos grupos de velejadores felizes, depois de um dia no mar!

Para assistir a todos os stories que gravamos durante nossa viagem a Fortim, clique aqui.

Fortim - Ceará - Jaguaribe Lodge

Vale lembrar também que Fortim é uma excelente opção também pra quem não veleja. É uma praia sossegada, de mar flat e raso, com piscininhas naturais. Excelente pra quem quer descansar e aproveitar com crianças e idosos.

Queremos agradecer ao pessoal do Jaguaribe Lodge pela recepção e parceria. Agradecemos também às meninas da limpeza, que sempre foram muito simpáticas, atenciosas e competentes.

Fortim - Ceará - Jaguaribe Lodge

Se você, como a gente, for alugar um carro para chegar a Fortim, a sugerimos a Rentcars.com. Você pode comparar o preço de várias locadoras!

Além disso, recomendamos sempre os seguros de viagem da SegurosPromo. Você consegue comparar várias operadoras de seguro e ganha 5% de desconto com nosso cupom NOSSOMUNDO5 ! Clique aqui e dá uma olhadinha nos preços!

Fortim - Ceará - Jaguaribe Lodge

Caso o seu voo para essa ou qualquer outra viagem tenha sido alterado ou dado overbooking, sugerimos uma leitura no nosso artigo que explica como ganhamos mais de R$ 14.000,00 em indenizações de companhias aéreas, sem entrar na justiça, apenas por procedimentos administrativos. Mas, se você preferir ajuda para requerer seus direitos, indicamos a Voe Tranquilo, que cuida de tudo pra você e só cobra pelo serviço se você receber o valor a que tem direito.

Fortim - Ceará - Jaguaribe Lodge
Visão aérea do Jaguaribe Lodge

E, se você gosta de esportes e locais sossegados, sugerimos o nosso artigo sobre a travessia a pé dos Lençóis Maranhenses. Ou, quem sabe, sobre mergulho e snorkel em Fernando de Noronha.

Até a próxima aventura,

Carol e Babinho

NOTA: Nossa viagem para o Jaguaribe Lodge ocorreu por meio de uma parceria. Entretanto, este post foi escrito com base nas nossas opiniões e experiências e não sofreu qualquer tipo de interferência.

Booking.com

Quem Somos

cópia de 130729_4998-1024x1536.jpg

Olá! Somos Carol e Babinho, um casal parceiro, que ama experiências inusitadas pelo Brasil e pelo mundo - especialmente ligadas a aventura, esportes e natureza.
Saiba mais

Booking.com

Planeje sua viagem

chip internacional

INTERNET NO EXTERIOR

seguro viagem

SEGURO VIAGEM

aluguel de carro

ALUGUEL DE CARRO

passagens aereas

PASSAGENS AÉREAS

Rolar para cima