Por Carol e Babinho

Aurora do Tocantins: saiba tudo sobre este paraíso nas Serras Gerais

Aurora do Tocantins: saiba tudo sobre esse paraíso nas Serras Gerais

Poço do Paraíso Aurora do Tocantins

Pode anotar aí: Aurora do Tocantins vai bombar daqui a alguns anos! Essa cidade, que faz parte do circuito das Serras Gerais, é um verdadeiro paraíso: ainda pouquíssimo explorada, tem rios e cachoeiras de água cristalina, de tonalidade e visibilidade impressionantes.

Fica a 470 km de Brasília – em estrada toda asfaltada e em excelentes condições –, não é preciso fazer trilha em grande parte dos atrativos e a temperatura da água é uma delícia. Pense! Nesse artigo, vamos te falar o que fazer em Aurora do Tocantins e tudo o que você precisa saber para programar sua viagem. Vem com a gente!

Nesse vídeo curtinho, com imagens da nossa primeira ida às Serras Gerais, te mostramos um pouquinho do que você vai encontrar na região:

 

ENTENDA AS SERRAS GERAIS

A gente demorou um tempão pra entender as Serras Gerais, porque é uma área muito grande, que inclui muitas cidades diferentes. É a maior cadeia de Serras do Brasil! As principais são: Dianópolis, Rio da Conceição, Almas, Pindorama e Aurora do Tocantins. No mapa abaixo, mostramos as principais cidades das Serras Gerais e a distância entre elas:

Mapa Serras Gerais
Mapa com as principais cidades das Serras Gerais

Da primeira vez que fomos, no feriado de Carnaval de 2020, conhecemos Rio da Conceição, Almas e Aurora. Nesse artigo, você encontra absolutamente tudo sobre os passeios do município de Serra Negra, onde estão localizados os atrativos de Almas. Na nossa opinião, são os passeios com mais aventura e alguns dos lugares mais bonitos das Serras Gerais. Vale a pena ler o artigo, que está bem completinho e recheado de informações importantes.

Como as Serras Gerais são uma região muito grande, você precisará escolher quais cidades conhecer, a não ser que você tenha bastante tempo disponível. Dessa vez, em parceria com a Desbrava Ecotour, fomos para Aurora em um final de semana (de sexta a domingo), e curtimos muito!

Cânion Encantado Serras Gerais
Cânion Encantado, atrativo incrível em Serra Negra (Almas)

A Desbrava Eco Tour é uma empresa local, sediada lá em Aurora mesmo, que preparou com muito carinho e cuidado um roteiro específico pra gente, considerando o tempo que tínhamos disponível e o nosso perfil. Curtimos muito estes dias lá com eles!

COMO CHEGAR A AURORA DO TOCANTINS

Aurora fica distante 470 km de Brasília e 500 km de Palmas. Ou seja, é mais perto da capital federal do que da capital do seu estado. Fomos com o nosso carro saindo de Brasília, onde moramos. A estrada, que é toda asfaltada até a cidade, está em excelentes condições. Em um ritmo tranquilo e com paradas para abastecer e lanchar, a viagem durou 06hs.

Poço do Paraíso Aurora do Tocantins
Nós dois aproveitando o Poço do Paraíso

Atenção: a Chapada dos Veadeiros está bem no meio do caminho. De Alto Paraíso até Aurora são 03:30hs de viagem. Então, ao fazer o seu roteiro, há muitas opções: você pode fazer uma viagem só pra Aurora; percorrer toda a Serras Gerais; ou, alternativamente, fazer um roteiro mais tranquilo indo a Aurora e à Chapada na mesma viagem.

Apesar de a estrada que leva até os atrativos na cidade ser de chão, o carro não precisa ser tracionado. Se for 4×4, melhor, claro; mas não há essa necessidade. Se você precisar alugar um carro para chegar a Aurora do Tocantins, sugerimos a Rentcars, onde nós sempre fazemos nossas reservas. No link, você consegue comparar muitas operadoras e pode escolher a mais barata entre elas.

Aurora do Tocantins Serras Gerais
Desbavrando as Serras Gerais

Há também ônibus para lá, tanto de Brasília como de Palmas. Sabemos que a Real Expresso costuma operar esse trecho, mas, como os horários de ônibus estão instáveis durante a pandemia, é bom dar uma checada no site da empresa nas datas exatas em que você pretende ir.

O QUE FAZER EM AURORA DO TOCANTINS

O turismo em Aurora é super novo, tem só 2 anos. De fevereiro de 2020, quando fomos pela primeira vez, até agora (julho de 2021), muita coisa mudou! Além de atrativos novos, a forma de acesso de alguns atrativos também foi alterada.

Dessa maneira, tudo o que vamos falar abaixo sobre cada um dos passeios está atualizadíssimo, com informações que obtemos com a nossa agência parceira, a Desbrava Ecotour, e também em conversas com os próprios donos das fazendas.

Poço do Paraíso Aurora do Tocantins
É ou não é um verdadeiro paraíso esse Poço do Paraíso?

Se você for à Aurora, entre em contato com o Paulo, da Desbrava Ecotour, e peça para ele um roteiro personalizado de acordo com o seu perfil. Ah, e, se puder, fale que conheceu a Desbrava por meio do Aventuras pelo nosso Mundo. Isso ajuda muito o nosso trabalho 😊

Abaixo, vamos falar separadamente de cada um dos passeios. Na verdade, a maioria deles está situada em um município vizinho, que se chama Lavandeira. Como é muito pequeno e não tem infraestrutura, tomamos Aurora como base mesmo. Um dado muito interessante é que todos os atrativos ficam a um raio de 30km de estrada de chão do centro da cidade, à exceção do Rio Azuis.

RIO AZUIS

Rio Azuis é parada obrigatória, tanto pra quem vai pra Aurora, como pra quem vai conhecer mais coisa nas Serras Gerais. Com 147 m de extensão, já foi considerado o menor rio do mundo. Hoje, é o menor rio da América Latina e o terceiro menor rio do mundo. 

Rio Azuis Aurora do Tocantins
O melhor ponto de acesso ao Rio Azuis, em frente ao restaurante Agenda 21

O Rio Azuis é muito lindo! Com águas cristalinas de tom azulado, possui visibilidade à la Caribe. Mas o melhor mesmo é a temperatura, que varia entre 25 e 27 graus Celsius. Pense numa água deliciosa, quase morna. Quanto mais frio está, mais aquecida ela fica. Muita gente, inclusive, entra no rio à noite, especialmente o pessoal da região.

O rio fica distante 20km de Aurora, em local conhecido como Balneário Azuis – que possui uma única rua, onde vivem aproximadamente 60 pessoas. É um lugar muito legal, parece que você está em um mundo à parte ali.

Para entrar nessa rua do Balneário Azuis, você paga uma taxa de R$ 10,00 por pessoa, cobrada pela associação dos moradores. Você tem acesso ao estacionamento, aos pontos de acesso ao rio e aos restaurantes da região. É importante esclarecer que esse valor não dá acesso à nascente do rio, que é cobrada à parte (R$15,00 por pessoa).

Rio Azuis Aurora do Tocantins
Água incrivelmente cristalina no Rio Azuis. Tá vendo meu pé? 🙂

A nascente é incrivelmente linda, bem estruturada, bem mais funda que os outros pontos do rio (dá pra brincar bastante mergulhando naquela água completamente transparente), mas há um fator que merece atenção: a grande quantidade de pessoas que costuma ficar lá.

Dá primeira vez que fomos, fizemos algo que recomendamos bastante: dormimos no Agenda 21, a melhor pousada do Azuis e, na nossa opinião, de Aurora. Como a pousada é bem ao lado do rio, acordamos bem cedo e aproveitamos o rio e a nascente só pra gente. É uma ótima dica para quem também não curte passeios de natureza com aglomeração de pessoas. (No final deste artigo, vamos falar mais sobre o Agenda 21 e onde ficar em Aurora).

Dessa segunda vez, fomos perto do horário do almoço, e a nascente estava lotada de gente. Pessoas bebendo na água, sons JBL boiando pela água (cada um tocando sua própria música!)… nem quisemos entrar! Temos amigos que foram pro Azuis e não gostaram de lá, por  conta dessa quantidade de pessoas.

Rio Azuis Aurora do Tocantins
Entrada do Restaurante Agenda 21, no Rio Azuis

Portanto, a melhor dica que a gente pode te dar para aproveitar a beleza única do Rio Azuis é ir preferencialmente em dia de semana e, se possível, bem cedinho, antes de as pessoas começarem a chegar.

No Rio Azuis, nossa sugestão é comer no Restaurante Agenda 21, do chef Osmane, chef premiado do Tocantins.  Para conhecer o Rio Azuis, não é preciso fazer trilha nem ir com guia. O carro chega em estrada asfaltada até o estacionamento na porta do balneário.

POÇO DO PARAÍSO

O Poço do Paraíso é o atrativo mais novo em Aurora, aberto a apenas alguns meses. É um lugar lindo e completamente apaixonante! De águas cristalinas de tom azul-esverdeado, está rodeado por palmeiras e tem um poço perfeito pra nadar e de divertir. O vídeo abaixo, com imagens aéreas e dentro d’água, mostra um pouquinho como é incrível esse lugar:

Outro ponto que merece atenção no Poço do Paraíso é  o fato de que não é preciso fazer trilha ou caminhada para acessá-lo. O carro para na areia, a poucos passos da água. É, portanto, uma ótima opção para crianças, idosos, pessoas com mobilidade reduzida ou mesmo para aqueles que não curtem trilha.

Só há uma pequena porção da areia em que o sol bate, a maior parte da areia fica embaixo das árvores, com bastante sombra. Tem uns banquinhos de madeira também para quem quiser sentar ou colocar as coisas. Essa é a visão que você tem ao descer do carro – isso mesmo, o carro estaciona ao lado desses banquinhos:

Chegando ao Poço do Paraíso
Foto do estacionamento do Poço do Paraíso

Gostamos demais de lá! O local é um verdadeiro paraíso e a melhor parte é que, como ainda é pouquíssimo conhecido, fica muito vazio. Passamos a manhã de domingo lá e não vimos absolutamente ninguém, além do nosso guia da Desbrava Ecotour e do dono da propriedade, que passou lá rapidinho.

É preciso guia para acessar o Poço do Paraíso e, por enquanto, não é possível acampar na propriedade. São 26 km em estrada de terra para chegar lá.

Poço do Paraíso Aurora do Tocantins
Poço do Paraíso só pra gente, em pleno domingo pela manhã

PRAIA DO PEQUIZEIRO

A Praia do Pequizeiro é outro paraíso imperdível em Aurora do Tocantins. Na primeira vez em que fomos, em 2020, era necessário guia para entrar. Mas estamos trazendo pra vocês a informação atualizadíssima: agora, a Praia do Pequizeiro é um balneário – o que significa que não é preciso mais guia para entrar.

Basta chegar ao local e pagar a taxa de entrada de R$ 30,00 por pessoa. Mas atenção: durante a semana, a porteira da fazenda fica fechada, de maneira que, para acessar a Praia do Pequizeiro, é preciso contratar um guia.  Olha como é incrivelmente linda essa Praia do Pequizeiro (imagens de drone):

 

Então, em resumo: no final de semana, basta pagar R$ 30,00 direto na entrada da Praia do Pequizeiro. Durante a semana, é necessário contratar um guia ou agência de turismo.

Saímos apaixonados de lá, nas duas vezes em que fomos! Pense em um lugar maravilhoso. Areia branquinha, água cristalina de visibilidade impressionante. Aqui, a água é mais rasinha que no Poço do Paraíso, embora haja um poço mais fundo em que dá pra brincar.

Na areia, há pouca vegetação, de maneira que pega bastante sol. Dá pra estender a canga e ficar tomando um solzinho na areia! Apesar de não haver trilha, há uma caminhada de menos de 200 m até a água. O acesso é super tranquilo, dá pra ir de chinelo! Olha só:

Como agora a praia é um balneário, achamos que estaria bem cheia. E, felizmente, estávamos enganados. Fomos em um sábado no horário do almoço e tivemos a praia só pra gente! Pra não dizer que não vimos ninguém, vimos um casal que chegou tímido, tirou umas fotos na areia e logo foi embora, em menos de 5 minutos.

Que privilégio curtir um paraíso desse de maneira particular. Aproveitamos muiiito e não queríamos ir embora de jeito nenhum. Nosso palpite é que estava vazio porque fomos na hora do almoço e lá não tem nenhuma estrutura. Quando estávamos indo embora, perto das 14hs, chegou um grupo com algumas pessoas.

Então, nossa sugestão é que você converse com o pessoal da Desbrava Ecotour para tentar ver o melhor horário para pegar a Praia do Pequizeiro vazia. O horário do almoço foi ótimo pra gente, esperamos que seja sempre assim!

Praia do Pequizeiro Aurora do Tocantins
Praia do Pequizeiro só pra gente em pleno sábado!

Ah, ainda não pode acampar lá, mas o dono da propriedade nos falou que vai poder, em breve. Já estão até construindo uma estrutura… Para chegar à Praia do Pequizeiro saindo de Aurora, percorremos mais ou menos 30km em estrada de terra.

PRAIA DO PUÇÁ

A Praia do Puçá fica no mesmo rio cristalino do Poço do Paraíso e da Praia do Pequizeiro, mas é uma proposta bem diferente. A Praia do Puçá é um local para quem prefere mais estrutura para passar o dia: banheiro, restaurante, mesa e cadeiras, petiscos, bebida gelada, etc…

O lugar é lindo, tem muitas plaquinhas bonitas pra tirar foto, uma rede bem na beira do rio… O rio é raso, mas tem uma extensão bacana e dá pra aproveitar bastante.

Praia do Puçá Aurora do Tocantins
Esperando o almoço sair na Praia do Puçá…

Um fator que merece atenção é que é um dos atrativos mais cheios de Aurora, especialmente na hora do almoço. Muitas pessoas vão para passar o dia. Chegam de manhã, pedem algo para beliscar, começam a beber… e emendam até o final do dia.

Fomos por volta de 15hs e ainda estava bem cheio, mas conseguimos uma mesa na beira do rio. Pedimos uma comida, que estava bem gostosa. Lembre-se que, na região, a comida é bem simples. Normalmente, os restaurantes servem arroz, feijão, pirão e galinha caipira no molho ou outra carne.

Aurora do Tocantins
Nossa galinha caipira no almoço na Praia do Puçá

Você pode pedir a comida e, enquanto espera chegar, aproveitar pra tomar banho e se divertir no rio, que tem muitos peixinhos! Não é preciso guia e não há trilha na Praia do Puçá.

ESCORREGA DO BETIM

Aproveitando que estamos falando do almoço, vamos falar agora de outro atrativo que também tem restaurante: o Escorrega do Betim – que, além do escorrega, tem também vários poços bem gostosos pra banho.

Assim como a Praia do Puçá, é um atrativo que costuma ficar bem cheio. Muita gente vai cedo para passar o dia, almoça lá mesmo e fica até o final do dia. Seu Betim, que adora uma prosa, é uma atração à parte!

Escorrega do Betim Aurora do Tocantins
Olha a folga da pessoa no Escorrega do Betim… rs

O trajeto todo é uma caminhada de 300m bem tranquila, pode ir de chinelo mesmo. O escorrega está no início da caminhada. É basicamente uma pedra bem lisinha no percurso, em que você pode sentar e escorregar. Há também quem vá em pé e invente moda, mas a frase do nosso guia nos desestimulou.

Perguntei pra ele: “O pessoal normalmente rasga biquíni e sunga aí?”. Ele olhou desconfiado e falou: “isso não… às vezes acontece de quebrar um dente!”. Imagina nossa cara ouvindo isso, hehe. Mas, fique tranquilo: se não inventar moda, é uma brincadeira segura e divertida, rs. Ao lado, eles disponibilizam umas cordas pra ajudar na hora de subir, já que a pedra é bem escorregadia.

Escorrega do Betim Aurora do Tocantins
Vários locais lindos pra foto no Escorrega do Betim

Pois bem, se você continuar caminhando à beira do rio depois do escorrega, vai encontrar vários poços deliciosos e cristalinos pra banho. O Seu Betim decorou a área com balanços e locais para foto, perfeitos pra postar no Instagram. Alguns poços ficam mais cheios que outros, é bom dar uma andada geral e ver qual deles se adequa mais ao seu perfil.

É possível ir sem guia. O almoço, para quem contrata lá diretamente, custa R$ 30,00 por pessoa. Vem arroz, feijão, macarrão, pirão, salada e uma carne. O famoso lá é a carne de porco de lata. Você sabe o que é isso? Eu não sabia, então explico aqui caso alguém também não saiba.

Escorrega do Betim Aurora do Tocantins
Famosa carne de lata do Seu Betim e da Dona Luci

Achei que era uma espécie de carne enlatada, mas não é não, rs. Carne de porco de lata é a maneira como se fazia antigamente: eles matam o porco, separam os pedaços de carne e de banha. Fritam a carne e depois a guardam em uma “lata” com a banha do porco.

Dessa maneira, você conserva a carne em ótimo estado por bastante tempo – perguntamos e nos disseram que pode durar até 6 meses fora da geladeira! Era assim que, antigamente, as pessoas faziam para cozinhar… interessante, né? Na hora de servir, eles fritam de novo ou passam a carne na chapa antes de levar à mesa.

A carne estava muito gostosa! Vale a pena experimentar! Agora vamos às cachoeiras:

Aurora do Tocantins Cachoeira do Sombra
Aproveitando a Cachoeira do Sombra só pra gente!

CACHOEIRA DO SOMBRA

A Cachoeira do Sombra é uma cachoeira de uns 8 metros, de água cristalina, com poço raso e uma faixa de areia pequena, mas bem bonita. Quando chegamos, no final da tarde, tinha muita gente lá. Ficamos no cantinho esperando e logo o grupo foi embora.

Antes, vieram gentilmente conversar um pouco com a gente; eram a família dona da propriedade. Inclusive, o guia nos disse que a cachoeira é bem vazia e que ele nunca tinha visto outras pessoas lá além do grupo que ele mesmo trazia.

Aurora do Tocantins Cachoeira do Sombra
Nos divertindo igual criança na Cachoeira do Sombra, de águas cristalinas

Para acessar a cachoeira, é preciso guia e há uma trilha bem tranquila de 500 m ida e volta, que passa por um poço de água transparente também. Aliás, acho que essa é a marca de Aurora do Tocantins: águas incrivelmente cristalinas!

A Cachoeira do Sombra é muito linda, muito diferente das cachoeiras a que estamos acostumados, e vale a pena uma visita.

CACHOEIRA DAS ANDORINHAS

A Cachoeira das Andorinhas é mais uma cachoeira de águas cristalinas em Aurora do Tocantins. Tem uma queda bem bonita e um poço bom pra banho. Chegamos no final da tarde e não estava mais pegando tanto sol. Nesse vídeo, dá pra ver algumas imagens aéreas que fizemos de lá (repara as Serras Gerais ao fundo, que lindo!):

A trilha foi a mais longa que fizemos em Aurora, 350m cada trecho. É bom ir de tênis, embora seja de nível fácil. Não encontramos absolutamente ninguém durante o tempo em que estivemos lá. Deu pra aproveitar bastante!

Cachoeira das Andorinhas Aurora dos Tocantins
Nós e a Cachoeira das Andorinhas

Na saída da cachoeira, há um mirante muito legal para assistir ao pôr do sol. O sol se põe em um lado, e as Serras Gerais estão do outro. Muito lindo! (Esquecemos de levar o repelente e fomos bastante picados. É bom levar o repelente na mochila para a cachoeira!).

Para acessar a Cachoeira das Andorinhas, é necessário guia.

CACHOEIRA DAS ANDORINHAS Aurora do Tocantins
Lado direito da Cachoeira das Andorinha, de água cristalina

MORRO DA RAINHA

O Morro da Rainha é um dos cartões-postais das Serras Gerais. Ele fica bem no início da trilha que dá acesso ao Poço Azul. Como tivemos só um final de semana e Aurora tem muitos atrativos, dessa vez fizemos apenas o início da trilha para contemplar o paredão, mas ficou um gostinho de quero mais…

Morro da Rainha Aurora do Tocantins
Início da trilha do Poço Azul, que tem uma visão espetacular das Serras Gerais

Depois de uma trilha fácil de uns 400m, chegamos até este local da foto super lindo, em que dá pra tirar umas fotos muito bonitas do Morro da Rainha. Vale a pena registrar que esse início da trilha é descampado e o sol pode castigar. Vá preparado!

Enquanto estávamos fotografando, vimos muitos casais de araras ali. E fomos abençoados de ver um casal de arara-zul-de-lear, que são raríssimas. Amamos esse momento. Eu tava com a câmera na mão e consegui fotografá-las! Apesar de não ter ficado a foto ideal, foi um belo registro.

Aurora do Tocantins
Encontro emocionante com esse casal de arara-azul-de-lear

ONDE FICAR E ONDE COMER EM AURORA DO TOCANTINS

Dessa vez, ficamos hospedados na Estância Jackeline, uma hospedagem e restaurante rural da Dona Joana, que é muito gentil. É um local bonito, cujo restaurante fica na beira de um rio de águas claras também.

Dizem que a comida é muito boa, mas, como chegamos por volta das 19:30hs, não dava pra pedir mais o jantar, então comemos uns salgadinhos que eles fizeram pra gente. O café da manhã estava gostoso, com pão de queijo e bolo fresquinhos.

Aurora do Tocantins
Nosso quarto na Estância Jackeline

Sendo sinceros, nós não ficaríamos lá novamente. A cama e o cobertor eram pequenos (Babinho é alto). O banheiro era bem pequenininho e não tinha cortina. Pagamos R$ 140,00 a diária o casal.

Vale registrar que meus pais ficaram na Estância Jackeline no início deste ano e gostaram, falaram que o quarto deles era melhor que o nosso. Talvez seja uma boa ideia, pedir para a Dona Joana, em dias mais vazios, separar um quartinho especial pra você!

No ano passado, ficamos no Agenda 21, lá no Rio Azuis e gostamos bastante da hospedagem. O quarto era mais moderno e o banheiro mais confortável. A diária lá hoje custa R$ 180,00 o casal, também com café da manhã – servido ao lado do rio.

Rio Azuis Aurora do Tocantins
Jantar com filet mignon e opção vegetariana pra mim no Agenda 21

Inclusive, essa é uma boa dica: acordamos cedo e fomos direto pro Rio Azuis. Aproveitamos, nadamos, fizemos umas imagens com o drone… depois disso, por volta das 09hs, quando as pessoas começam a chegar, nós tomamos café da manhã bem tranquilamente e partimos pro próximo atrativo.

Uma coisa a se levar em consideração é que a cidade de Aurora do Tocantins é bem simples e a hospedagem e a alimentação são também super simples. Se você faz questão de luxo ou é mais exigente em relação a esses quesitos, talvez Aurora não seja o melhor destino pra você.

Em relação à alimentação, já falamos ao longo do artigo. O melhor local, na nossa opinião, é o Agenda 21, do chef Osmane, no Rio Azuis. Além dele, os atrativos que servem almoço são a Praia do Puçá e o Escorrega do Betim, que também tem um doce de leite delícia de sobremesa!

Praia do Puçá Aurora do Tocantins
Praia do Puçá

MELHOR ÉPOCA E QUANTOS DIAS FICAR EM AURORA DO TOCANTINS

A melhor época para ir a Aurora do Tocantins é na seca, entre meados de março até novembro. Isso porque o acesso aos atrativos fica mais fácil e, além disso, é a época em que a água está mais cristalina! Isso não significa que não dê pra ir em outras épocas. Dá sim, mas corre o risco de pegar um pouco de chuva.

Nós sugerimos pelo menos dois dias completos em Aurora. Dá pra montar um roteiro bacana e fazer os principais passeios. O ideal, na nossa opinião, seriam 3 dias. Se você quiser fazer os passeios sem pressa, talvez 4 dias seja uma boa ideia.

Cachoeira das Andorinhas Aurora do Tocantins
Cachoeira das Andorinhas

O nosso roteiro especialmente preparado pela Desbrava Eco Tour foi assim (saímos de Brasília numa sexta-feira pela manhã e voltamos no domingo à tarde):

  • Sexta-feira à tarde: Rio Azuis e Cachoeira das Andorinhas
  • Sábado: Início da trilha do Poço Azul, Praia do Pequizeiro, almoço na Praia do Puçá e Cachoeira do Sombra
  • Domingo: Poço do Paraíso e almoço no Escorrega do Betim

Na realidade, se você quiser ficar em Aurora um final de semana estendido, é uma boa pedida. Uma excelente opção também seria combinar a viagem de Aurora com o resto das Serras Gerais: Rio da Conceição e Serra Negra, município de Almas.

Ou, para quem não quer dirigir muito, uma boa é combinar uma viagem pra Aurora com a Chapada dos Veadeiros. Como falamos acima, Alto Paraíso (a cidade principal da Chapada) fica exatamente no meio do caminho para Aurora.

NOSSAS MÉTRICAS

Acho que essa é a parte de que mais gostamos de escrever sobre cada destino 😊 No caso de Aurora, o nível de dificuldade é 1, né? Grande parte dos atrativos não precisa de trilha, estacionamento há poucos passos da água e estrada toda asfaltada de Brasília até lá. Mel na chupeta!

E nível de aventura 3 de 5, porque praias de rio de água cristalina em locais ainda inexplorados é aventura pra caramba, não é não? 😊

DICAS FINAIS E DESCONTO

Fazer a mala para Aurora não é difícil: você vai precisar de chinelo, tênis, roupas leves, roupa de banho, boné, filtro solar e bastante repelente.

CACHOEIRA DAS ANDORINHAS Aurora do Tocantins
A trilha mais longa que pegamos, de 350 m cada trecho, que dá acesso à Cachoeira das Andorinhas

Ainda há muito a se explorar em Aurora do Tocantins. Como dissemos, o turismo é recente, tem menos de dois anos e a todo tempo estão abrindo novos atrativos. Tem mais de 200 cavernas catalogadas na região, sabia? Mas ainda não possuem licença ambiental para serem exploradas turisticamente.

Importante: a Claro é a única operadora que funciona na região! E, como a Internet também é instável, é bom levar dinheiro, caso as máquinas de cartão não funcionem.

Se você precisar alugar um carro para ir de Brasília ou de Palmas para Aurora do Tocantins, sugerimos a Rentcars.com. Além disso, recomendamos sempre os seguros de viagem da SegurosPromo. Você consegue comparar várias operadoras de seguro e ganha 5% de desconto com nosso cupom NOSSOMUNDO5 ! Clique aqui e dá uma olhadinha nos preços!

Poço do Paraíso, Aurora do Tocantins
Poço do Paraíso, atrativo mais recente de Aurora do Tocantins, ainda pouquíssimo conhecido!

Caso o seu voo para essa ou qualquer outra viagem tenha sido alterado ou dado overbooking, sugerimos uma leitura no nosso artigo que explica como ganhamos mais de R$ 14.000,00 em indenizações de companhias aéreas, sem entrar na justiça, apenas por procedimentos administrativos. Mas, se você preferir ajuda para requerer seus direitos, indicamos a Voe Tranquilo, que cuida de tudo pra você e só cobra pelo serviço se você receber o valor a que tem direito.

E, se você tiver ainda alguma dúvida sobre Aurora ou sobre as Serras Gerais (é uma região um pouco difícil mesmo de entender!), é só chamar a gente lá no instagram. E, se você ainda não leu um dos nossos artigos queridinhos sobre a região de Serra Negra, a mais cheia de aventura das Serras Gerais, leia aqui o nosso artigo.

Se quiser combinar a viagem pra Aurora com a Chapada dos Veadeiros, sugerimos a leitura de dois artigos relatando nossas experiências em duas hospedagens exclusivas: a casa na árvore mais alta do Brasil ou um trailer instalado em um mirante do Parque Nacional da Chapada. Imperdíveis!

NOTA: Nossa viagem para Aurora do Tocantins ocorreu por meio de uma parceria com a agência Desbrava Eco Tour. Entretanto, este post foi escrito com base nas nossas opiniões e experiências e não sofreu qualquer tipo de interferência.

 

 

 

 

 

 

Planeje sua viagem

chip internacional

INTERNET NO EXTERIOR

seguro viagem

SEGURO VIAGEM

aluguel de carro

ALUGUEL DE CARRO

passagens aereas

PASSAGENS AÉREAS

Rolar para cima