Por Carol e Babinho

Como é o mergulho com focas na África do Sul: nosso relato completo

Como é o mergulho com focas na África do Sul: nosso relato completo

Nós já mergulhamos muito mundo afora, mas, apesar disso, não estávamos preparados pro que nos esperava no mergulho com focas! Esqueça tudo o que você já viu ou já ouviu falar sobre mergulho com animais marinhos selvagens: nadar com focas é uma experiência totalmente única.

E olha que, antes das focas, já havíamos nadado com incontáveis tubarões, de variadas espécies; com tubarões baleia de 10 m de comprimento; com 40  arraias manta, de uma só vez; com tartarugas gigantes e por aí vai. E, ainda assim, o mergulho com focas foi inesquecível!

Fizemos este passeio na Cidade do Cabo, na África do Sul. Passamos as férias de verão de 2024 lá, com nossa filhinha de um ano, e foi uma das viagens mais incríveis da nossa vida! Se você está programando sua viagem pra lá, leia aqui o nosso artigo introdutório sobre a cidade: voos diretos do Brasil, melhor época pra ir, documentação necessária etc.

Mergulho com focas
Consegue contar quantas focas nesta foto?

Contrariando o senso comum, nós fomos pra África do Sul e não fizemos safári (no artigo que citamos acima, explicamos exatamente os motivos). E, ainda assim, nossa viagem foi simplesmente inesquecível: além de mergulhar com as focas, pegamos praia com os pinguins, fomos a estradas e praias cinematográficas, andamos de bicicleta e fizemos piequenique nas vinícolas, comemos muito bem e etc.

Leia aqui o nosso artigo elencando 7 atividades imperdíveis e nada óbvias que fizemos por lá. Está sensacional! E, além destes, também temos um artigo exclusivo sobre as vinícolas sul-africanas, contando o nosso roteiro de pedalar entre várias vinícolas com nossa filhinha e encomendar uma cesta de piquenique em um cenário deslumbrante. Clique aqui para acessá-lo.

Mas, neste artigo, vamos te explicar, nos mínimos detalhes, tudo sobre o mergulho com focas. Vamos reunir todas as informações que levamos muito tempo pra encontrar e vamos te contar as impressões de quem, de fato, viveu essa experiência.

Aliás, se você é leitor novo aqui do blog, esta é nossa marca registrada. Escrevemos sobre nossas próprias experiências, que vão sempre além do óbvio. A maior parte dos brasileiros que vai para a África do Sul sequer sabe que mergulhar com focas é possível…

Mergulho com focas

Vamos começar esclarecendo a maior dúvida dos nossos seguidores: não, não é preciso ter curso de mergulho para nadar com as focas. Na realidade, o passeio sequer é um mergulho de cilindro. Você vai apenas nadar ao lado das focas, fazer snorkel, na superfície mesmo.

Então, qualquer pessoa está apta a nadar com as focas. Basta ter coragem! 🙂

Vamos lá?

COMO É O MERGULHO COM FOCAS

Nosso passeio foi com a empresa Animal Ocean, que é provavelmente a empresa mais consolidada na Cidade do Cabo neste passeio. São mais de 800 reviews de clientes no Trip Advisor com a nota máxima de 5 – o que é realmente bem impressionante!

O escritório deles fica na Hout Bay, que é justamente a baía de onde saem os barcos pro mergulho.

Mergulho com focas
Praia de Hout Bay

Antes de contarmos sobre o dia, vou explicar como foi nossa logística com a nossa bebê, pra vocês entenderem a dinâmica do dia.

Como viajamos apenas nós 3 e não era possível levar nossa filhinha no barco que faz o passeio (por questões de segurança), nós optamos por nos revezar.

Nós fomos juntos de carro para o escritório da Animal Ocean. Babinho pegou o tour que iniciava às 09:30hs. E, enquanto isso, eu fiquei curtindo com a nossa filha a praia de Hout Bay.

Quando ele voltou, foi a minha vez de ir mergulhar com as focas, no tour das 11:30hs. Babinho e ela voltaram com o nosso carro alugado pro nosso apartamento. Lá, ele deu almoço e a colocou pra dormir, enquanto mamãe aproveitava com as focas!

Assim que o meu tour acabou, às 13:30hs, eu peguei um uber e voltei pro apartamento pra encontrá-los. Ela estava almoçada, descansada e pudemos aproveitar a tarde juntos na cidade. Deu super certo o esquema!

 

Apesar de ser algo muito pessoal, achamos legal compartilhar estes detalhes porque recebemos mensagens de muitas famílias perguntando como conseguimos fazer este passeio com uma bebê.

E a grande verdade é que, depois que um bebê nasce, a dinâmica da família muda bastante. E, quando um casal é parceiro, faz toda a diferença. Antes dela chegar, nós faríamos o mergulho juntos. Agora, enquanto ela é pequenininha, isto não é mais possível.

Então, revezamos – de maneira que nós dois pudemos aproveitar o passeio e curtir bastante. Seria melhor fazer juntos? Claro. Mas é melhor fazer separados do que simplesmente não fazer, não é mesmo? 🙂

Pois bem, no valor do tour está incluída toda a roupa necessária para você entrar na água. Afinal, a água é muito, muito fria (em torno de uns 13 graus Celsius)! E olha que fizemos o mergulho no verão, hein… Alguns amigos nossos fizeram no inverno e falaram que a água é congelante!

 A Animal Ocean fornece uma roupa comprida de neoprene de 5mm, além de um colete de 2 mm, para colocar por baixo da roupa. Dê uma olhada na foto abaixo.

Mergulho com focas
Pronto pra nadar com as focas! 🙂

Além disso, também fornecem botas, capuz e luvas de neoprene. A única parte do seu corpo que fica descoberta é o rosto (mas lembre-se que você estará com a máscara do snorkel). A nossa percepção sobre a temperatura da água: é muiiito fria, mas bastante suportável.

Já fizemos snorkel em muitos lugares extremos pelo mundo (como na Noruega e na Nova Zelândia, por exemplo) e podemos afirmar que esta temperatura na Cidade do Cabo não foi nem de longe a mais fria que já pegamos…

Portanto, na nossa opinião, vale a pena encarar a água gelada para poder viver essa experiência única no mundo.

Pois bem, assim que você chega ao escritório da Animal Ocean, eles anotam o seu tamanho e já separam as roupas. Além da roupa, eles também disponibilizam a máscara e o snorkel.

Dica: se você não tem experiência com roupas de neoprene, ela precisa ficar bem justa no seu corpo. Quanto mais justa, menos frio você sentirá na água. Por isso, informe para eles o seu real tamanho!

A equipe da Animal Ocean faz um briefing com todos os mergulhadores, explicando como é o local, como é o comportamento das focas e o que é proibido fazer (é terminantemente proibido tocá-las, por exemplo).

Mergulho com focas

Quando o briefing começa, tem uma plaquinha com o seu nome e com todos os seus equipamentos reunidos (muito fofo!). Enquanto todo mundo está se equipando, eles ficam disponíveis, explicando mais sobre o mergulho e tirando as dúvidas.

Depois que todo mundo está equipado com suas roupas, é hora de começar a aventura. Uma jardineira leva os mergulhadores do escritório da Animal Ocean até o porto, de onde sai o barco.

É uma distancia bem curta mesmo, que poderia até ser percorrida à pé. Em menos de um ou dois minutos na jardineira, chegamos ao porto – onde um bote já está à nossa disposição.no porto mesmo, você já consegue observar algumas focas nadando ou tomando um sol…

Mergulho com focas
Saída para o mergulho

O bote é relativamente pequeno, mas comporta todo mundo super bem. Nele, eles recomendam que você leve apenas aquilo de que vai realmente precisar. Eles também guardam os celulares em uma caixa estanque, porque o bote fica todo molhado.

O trajeto até a ilha das focas é bem tranquilo e, pelo menos na época em que fomos, em março, o mar estava bastante calmo. Eu normalmente fico enjoada em barcos e, apesar de não ter tomado remédio, fiquei de boa.

Em menos de 10 minutos navegando, nós chegamos à Ilha de Duiker (Duiker Island), onde as focas estão concentradas. O primeiro sentimento é o de surpresa. São muitas, muitas, muitas focas. Incontáveis!

Consegue contar quantas focas nessa imagem?

Perguntei pro guia quantas eram e ele me falou que eram entre 5 a 8 mil. E, de fato, parece mesmo! Pra onde você olha, tem foca. Tomando sol nas pedras, brincando na superfície da água, mergulhando, etc.

Quando o barco vai se aproximando da ilha, confesso que vem um cheiro bem forte de animal, mas o cheiro passou quando o barco parou mais à frente para cairmos na água – ufa!

Quem estiver equipado e tiver coragem pra enfrentar a água fria, pode cair na água.

História aleatória: uma vez, mergulhamos com golfinhos na Nova Zelândia em uma água muiiito gelada. O guia havia dito pra gente: “assim que você cair na água, a respiração trava um pouco, mas depois volta ao normal”, rs.

Caímos na água achando que a respiração ia parar mais uma vez, mas foi mais tranquilo do que imaginávamos (tudo depende da expectativa, né?). Assim que você cai na agua, as surpresas se iniciam.

Embora, antes de cair na água, você saiba que existem muitas focas ali, você não tem uma ideia precisa de quantas são. E, assim que você começa a nadar, muitas delas começam a aparecer na sua frente e chamar sua atenção.

Mergulho com focas
Focas se exibindo pra gente! 🙂

As focas são, por natureza, bichos curiosíssimos – e isso as torna animais únicos e ímpares. E por isso esse mergulho é tão especial. Quando você cai na água, eles já se aproximam logo pra te observar…

Como comentamos no início do artigo, nós somos mergulhadores credenciados e experientes, com centenas de mergulhos nos mais diversos locais do planeta.

Já mergulhamos com centenas de tubarões das mais variadas espécies; com tubarão baleia; com dezenas de arraia manta; com golfinhos, com tartarugas, enfim… com todo o tipo de animal marinho que vocês imaginarem.

E a maioria esmagadora deles tem uma característica em comum: quanto mais você se aproxima, mais eles se afastam. Eles convivem bem com a presença humana, mas não gostam de estar muito perto.

As focas, por outro lado, são o completo oposto disso. Elas querem e gostam de estar perto da gente! E chegam surpreendentemente perto. Deem uma olhada nesse reels que postamos  no nosso instagram:

Eu perdi as conta de quantas vezes levei o maior susto durante o mergulho porque as focas chegavam a um palmo do meu nariz. E, como estava sozinha (lembra que eu e Babinho revezamos, por conta da nossa filhinha?), o medinho foi ainda maior, rs.

Mergulho com focas

Eu estava muito desconfiada desses animais chegando tãaao perto assim e fui perguntar pro guia se isto era normal. O guia estava dentro da água também, mas parado, segurando em uma boia.

Falei pra ele, em inglês: “olha, as focas estão chegando muiiiiiiiiito perto de mim”. E ele, sem mexer nenhum músculo facial desnecessariamente, me disse: “yeah, super close” (“sim, muito perto).

Mas eu não me dei por satisfeita: “sério, elas chegam muiiito perto”. E ele, novamente sem demonstrar nenhuma expressão de surpresa, me respondeu “yeah, super curious” (“sim, muito curiosas”). Kkkkk

E aí, então, eu descobri que aquele comportamento que elas estavam tendo comigo não era anormal. Pelo contrário, era muito comum. Elas são muito curiosas e chegam super perto de todo mundo!

Muitas vezes, eu tava olhando pra frente e, do nada, elas apareciam na minha visão periférica lateral e chegavam a apenas alguns centímetros do meu nariz, hehe. Eu levava o maior susto!

Mergulho com focas

E, além disso, elas ficam se exibindo o tempo todo, dando voltas, piruetas e fazendo malabarismos bem na nossa frente.

Com toda certeza, este foi o snorkel mais diferente que fizemos em toda a nossa vida. As focas são animais únicos no mundo e ter o privilégio de poder nadar com elas é muito raro – e acontece em pouquíssimos lugares no mundo.

Eu nem preciso falar que fui a última pessoa a voltar pro barco, né? Os gringos já estavam todos lá no barco (muito provavelmente por conta do frio) e me dei conta de que só estávamos eu e o guia na água.

Perguntei pra ele se poderia ficar mais e ele falou que ainda havia alguns minutos de passeio… aproveitei até o último minuto com as focas, literalmente. Quem acompanhou a viagem pelo Instagram viu meu vídeo dentro da água enquanto todos já estavam no bote 🙂

A equipe da Animal Ocean prepara uma série de ações para que a gente sinta o menos frio possível ao sair da água. Assim que subimos no bote, eles nos recebem com um galão de água bem quentinha, pra ser jogada no corpo, dentro da roupa de neoprene.

Nossa, como faz diferença essa água quente no corpo, viu! E ainda te dão um chocolate quente e uns cookies pra esquentar e matar a fome. Afinal, uns 40 minutos nadando dentro da água é uma baita atividade física. Eles são muito cuidadosos com os clientes!

Mergulho com focas
Chocolate quente ao final!

A visibilidade da água é bem boa! Eles dizem que varia entre 2 a 15 metros, mas nós pegamos um lindo dia de verão, com mais de 10 metros de visibilidade.

Há chances de ver outros animais no passeio, como baleias, golfinhos e pinguins. Nós não demos essa sorte…

NADAR COM AS FOCAS É SEGURO?

Pois bem, este é um tópico delicado, mas os nossos leitores sabem que a transparência é uma das nossas marcas registradas.

Em primeiro lugar, vale esclarecer que as focas são animais completamente selvagens e estamos entrando no habitat delas, na natureza. Ali, nós somos a minoria. Imagine um grupo de 10 mergulhadores e 3 guias em uma ilha onde estão entre 5 a 8 mil focas selvagens… pois é, este é o cenário.

Apesar de tudo ter acontecido perfeitamente bem no nosso passeio, acabamos descobrindo que, alguns dias antes, um guia e um mergulhador haviam sido mordidos por uma foca com um comportamento completamente anormal.

Ao que parece, a foca aparentava estar bastante alterada – em um comportamento bem atípico -, e, do nada, acabou dando uma mordida neles. Isto explica algo que aconteceu durante o passeio do Babinho:

Todos estavam dentro da água, já nadando com as focas, quando uma foca bem grande e aparentemente alterada se aproximou dos mergulhadores. Nesta hora, todos os guias, que estavam bem atentos, foram aos mergulhadores e pediram que todos subissem de volta no bote.

Com todos dentro, o bote deu a volta e foi para outro lado da ilha e, então, todos caíram novamente na água. Depois de juntar as informações, o nosso palpite é que esta tenha sido a foca que acabou mordendo os mergulhadores alguns dias antes.

De toda maneira, a equipe da Animal Ocean estava bastante de olho para que outro incidente deste não acontecesse novamente.

Vale deixar claro que, antes de agendarmos o passeio, nós lemos centenas de reviews deste passeio tanto no Trip Advisor quanto em blogs na internet e não lemos absolutamente nada acerca de incidentes.

Parece que estes poucos casos isolados são bem recentes e, inclusive, as autoridades estão investigando estes episódios.

Enfim, em resumo: este é um mergulho com focas é um passeio com animais selvagens e, portanto, algum incidente pode acontecer. Este passeio acontece há muitos anos e há pouquíssimos casos de mordida de focas registrados. Quando a equipe da Animal Ocean percebe o comportamento anormal de algum animal, retira os mergulhadores da água e os leva para mergulhar em outro local da ilha – assim como aconteceu com Babinho.

E vale sempre lembrar que não podemos tocar, perseguir, importunar os animais. E, obviamente, quem faz isso está muito mais sujeito a qualquer reação deles. Fica a dica!

Clima na Cidade do Cabo

QUANDO NADAR COM AS FOCAS

Sem dúvidas, a melhor época pra o mergulho com focas é no verão. Afinal, quanto mais quente o clima estiver, menos fria a água estará e mais confortável será o mergulho.

Portanto, os melhores meses são de setembro a maio. Quanto mais perto do verão (de dezembro a março), mais quente estará. Nós fomos em março, na última semana do verão, e achamos uma excelente época.

Os piores meses são, então, no inverno: de junho a agosto. Quem vai entre abril e maio tem muita chance de ver os filhotinhos de foca, que devem ser super fofos.

Mergulho com focas
Quantas focas você consegue contar nesta imagem?

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Aqui vai uma dica importante: na própria praia de Hout Bay, é possível ver várias focas nadando dentro da água. Muitas pessoas optam por fazer caiaque ali na praia mesmo, para ver os animais. Mas, atenção! Você poderá ver algumas focas, espalhadas pela praia e pela baía… nós vimos umas 5, talvez 10 focas.

Mas, no local onde o passeio de barco é feita, tem muiiito mais focas. Centenas, milhares!

Gostaram do nosso artigo sobre o mergulho com focas? Com certeza, foi um dos dias mais especiais da nossa vida e um dos passeios mais incríveis que já fizemos!

Nós ficamos hospedados na Cidade do Cabo em um apartamento super completo e bem localizado , com garagem, que atendeu a todas às nossas expectativas. Clique aqui para fazer um orçamento. Para acessar as outras opções de hospedagem na cidade, clique aqui.

Cidade do Cabo

Estes são os nossos outros artigos da Cidade do Cabo:

  1. Guia completo com tudo o que você precisa pra organizar sua viagem (melhor época, voos diretos do Brasil, documentação, etc). Clique aqui.
  2. Um guia completo do que fazer na cidade, com 7 atividades nada óbvias e super divertidas pra toda a família. Para acessá-lo, clique aqui.
  3. Um artigo completamente inusitado sobre as vinícolas na África do Sul, mostrando o roteiro que fizemos – que incluiu andar de bicicleta pelas vinícolas e curtir um piquenique em um cenário deslumbrante. Além disso, preparamos uma planilha exclusiva que mostra atividades super interessantes em dezenas de vinícolas. Para acessá-lo, clique aqui.

Qualquer dúvida que você tenha sobre a Cidade do Cabo em qualquer outro lugar, fala com a gente lá no nosso Instagram. Teremos o maior prazer em trocar uma ideia com você esse mergulho. Aliás, todos as fotos deste artigo foram capturas de tela dos vídeos que fizemos. Para ver os vídeos completos e em alta resolução, veja os destaques no nosso instagram 🙂

Até a próxima aventura,

Carol e Babinho.

NOTA: Nosso mergulho com focas com a Seal Snorkeling – Animal Ocean ocorreu por meio de uma parceria. Entretanto, este post foi escrito com base nas nossas opiniões e experiências e não sofreu qualquer tipo de interferência.

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem Somos

cópia de 130729_4998-1024x1536.jpg

Olá! Somos Carol e Babinho, um casal parceiro, que ama experiências inusitadas pelo Brasil e pelo mundo - especialmente ligadas a aventura, esportes e natureza.
Saiba mais

Booking.com
Rolar para cima