Por Carol e Babinho

O que fazer na Cidade do Cabo – 7 atividades imperdíveis muito além do óbvio

O que fazer na Cidade do Cabo – 7 atividades imperdíveis muito além do óbvio

O que fazer na Cidade do Cabo

Se você está procurando o que fazer na Cidade do Cabo e quer encontrar dicas mastigadas que vão muiiito além do óbvio, este artigo foi feito pra você! Sério mesmo! Passamos uma semana na cidade com nossa bebê de um 1 ano e 4 meses e fizemos coisas incríveis, de que jamais nos esqueceremos.

Pegamos uma praia com pinguins; nadamos com centenas de focas; andamos de bicicleta e fizemos piquenique nas vinícolas; assistimos ao cinema ao céu aberto no Jardim Botânico; percorremos uma estrada cinematográfica e por aí vai.

Neste artigo, vamos te falar 7 atividades completamente imperdíveis na Cidade do Cabo (e ainda tem algumas atividades bônus ao final, hein!). Não espere encontrar na nossa lista dicas básicas, como, por exemplo, visitar o bairro Bo-Kaap ou o Waterfront.

O que fazer na Cidade do Cabo
Passeio de bike sensacional pela vinícola com nossa filhinha

Não que não seja legal, mas o nosso foco aqui é outro. Nosso objetivo aqui é te mostrar as atividades diferentes, inusitadas, que você não vai encontrar em qualquer lugar. Vamos listar pra você as atividades que demoramos meses de muita pesquisa para garimpar.

Em muitos destes lugares, como no cinema ao ar livre ou na feira de Oranjezicht City Farm, por exemplo, éramos os únicos estrangeiros do local. Só havia sul-africanos aproveitando as atividades de verão que a cidade oferece.

Além deste, temos mais três artigos preciosíssimos sobre a Cidade do Cabo. Mas, se você ainda não o fez, sugerimos que comece sua leitura pelo nosso artigo introdutório: melhor época, porque optamos por não fazer safári desta vez, voos diretos do Brasil, documentação exigida e etc. Para acessá-lo, clique aqui. 

Então vamos lá? Estamos muito empolgados pra contar pra vocês como foi este verão, que foi um dos melhores da nossa vida. Antes disso, vamos deixar aqui o link do apartamento onde ficamos hospedados e recomendamos muitíssimo: clique aqui.

O que fazer na Cidade do Cabo
Apartamento em que ficamos hospedados e que recomendamos muitíssimo!

Mega bem localizado, completíssimo e em uma área super segura, com estacionamento na garagem. Fomos só nós 3, mas tem duas suítes e cabem até dois casais. Para acessar as outras opções de hospedagem na Cidade do Cabo, clique aqui. 

O QUE FAZER NA CIDADE DO CABO: 7 ATIVIDADES IMPERDÍVEIS MUITO ALÉM DO ÓBVIO

 

  1. NADAR COM FOCAS

Vamos começar pela atividade mais inusitada de todas. Já imaginou nadar ao lado de centenas, milhares de focas? Pois foi justamente isso que fizemos.

Já havíamos nadado com tudo o que tipo de animal marinho antes (arraia manta, tubarões, tubarões baleia, tarturugas e etc), mas a foca é completamente diferente destes demais: ela é muiiito curiosa e, por isso, olha no seu olho e fica a centímetros do seu nariz!

Olha essa foca me encarando!

Temos um artigo completíssimo sobre essa nossa experiência: como é o passeio; como nos revezamos pra fazê-lo com nossa filhinha; se é seguro nadar com focas e etc. Vale a pena dar uma lida: clique aqui para ler o artigo completo das focas. Com certeza, foi uma das experiências mais incríveis da nossa vida!

E lembrando que não é preciso curso de mergulho para fazer este passeio. Este não é um mergulho de cilindro. É apenas um snorkel na superfície mesmo, para nadar ao lado das focas.

Focas brincando bem na nossa frente! 🙂
  1. PASSEIO DE BIKE E PIQUENIQUE NAS VINÍCOLAS

Este é outro dia que vai ficar na nossa memória pra sempre! As vinícolas sul-africanas estão entre as melhores do mundo. Os vinhos são premiados, a região é lindíssima, a comida é maravilhosa e – acredite! – tem muito o que fazer além dos vinhos.

Nós fizemos um roteiro totalmente inédito: andamos de bicicleta entre várias vinícolas, reservamos uma cesta de piquenique deliciosa em uma delas e curtimos muito a região.

O que fazer na Cidade do Cabo
Que passeio sensacional!

Temos um artigo completíssimo sobre as vinícolas, com conteúdo totalmente inédito em português. Nele, você vai encontrar até uma planilha mega útil, com descrição de várias atividades diferentes em diversas vinícolas: trilhas, galerias de arte, atividades infantis, degustação de vinhos com chocolates, pizzas, ostras e etc.

Vamos te ajudar a escolher a vinícola que tem mais a ver com o seu estilo de viagem. É um dos artigos de que mais nos orgulhamos de ter escrito. Para acessá-lo, clique aqui.

O que fazer na Cidade do Cabo
Amamentando nossa pequena depois do piquenique 🙂
  1. PRAIA COM PINGUINS

Atividade absolutamente imperdível pra quem está procurando o que fazer na Cidade do Cabo: pegar uma praia com pinguins.

Este dia foi simplesmente inesquecível. Imagine nossa filhinha de 1 aninho vendo um pinguim e pedindo pra ele um abraço. Foi muiiito fofo!

O que fazer na Cidade do Cabo

Os pinguins ficam concentrados na região de Boulder’s Beach, em Simon’s Town, que fica a 40 km da Cidade do Cabo. É uma colônia com mais de 3 mil pinguins!

O local é o Boulders Visitor Centre e há dois lugares a serem visitados. Preste atenção que aqui está o pulo do gato! Há um estacionamento no local e ali mesmo você já verá pinguins. São tantos que até têm placas pedindo que você olhe embaixo do carro antes de ligá-lo!

Pois bem, do estacionamento você seguirá até o guichê onde são vendidos os ingressos (cerca de R$ 50,00 por pessoa) do Centro de Visitantes. A maior parte das pessoas, depois de adquirir o ingresso, segue nas passarelas que levam até mirante principal dos pinguins.

O que fazer na Cidade do Cabo
Dezenas, centenas de pinguins reunidos

Mas logo ali ao lado do guichê, tem uma entrada bem discreta para a praia, onde você poderá ficar lado a lado com os pinguins, sem nenhuma cerca ou grade separando-os. Nos dias mais quentes, as pessoas entram na água e, literalmente, pegam uma praia com os pinguins.

Fique ligado! O ideal é conferir a maré e ir na maré baixa, porque você terá muito mais espaço para andar na areia e entre as pedras. Nessas condições, a chance de ficar a poucos centímetros de distância dos pinguins é maior.

Nós fomos no final do dia (por conta do horário da maré) e não conseguimos entrar na água, porque já estava bem friozinho, mas amamos ficar andando ao lado dos pinguins. Nossa filhinha ficou completamente encantada! A água é bem clarinha e, em um dia de sol, fica um cenário paradisíaco.

O que fazer na Cidade do Cabo
Vocês não imaginam o barulho que fizeram nesta hora!

Logo que entramos no portãozinho que dá acesso à praia, um casal de pinguins veio na nossa direção, caminhando daquele jeitinho fofo e engraçado. Foi inesquecível! No vídeo abaixo, você verá um pouco deste momento!

Com o mesmo ingresso, você pode seguir pela passarela até o mirante principal, onde você verá centenas de pinguins de uma só vez. Ao longo do caminho, há outras dezenas de pinguins que ficam bem ao lado da grade.

Mas, ao contrário do que acontece na praia, aqui há uma cerca separando os turistas dos pinguins. Ao final da passarela, você chega neste lugar, onde é possível passar bastante tempo observando-os.

O que fazer na Cidade do Cabo
Pense numa menina completamente fascinada pelos pinguins! 🙂

Quando fomos, estava bastaaaante vento! Leve um casaco e fique esperto quanto a isto. Perto do final da passarela, há uma lojinha muito fofa, com vários itens bem bacanas – todos relacionados aos pinguins, é claro.

Vale dizer que estes pinguins com detalhe rosa no olho são somente os sul-africanos e isto os torna ainda mais especiais. São lindos demais, não são?

Este é um passeio único no mundo e completamente imperdível. Onde mais você consegue pegar uma praia com os pinguins e ver milhares deles em um local de tão fácil acesso?

 

Os próximos dois itens não têm a ver propriamente com pinguins, mas têm a ver com Boulder’s Beach.

  1. CURTIR A CIDADEZINHA DE KALK BAY

Kalk Bay não era uma parada no nosso roteiro, era apenas um ponto no meio do caminho até Boulder’s Beach. Mas achamos a cidadezinha tão linda que ela entrou no nosso roteiro e também nesta seleta lista.

É o seguinte: qual o roteiro que quase todo mundo faz para chegar a Boulder’s Beach? Sai da Cidade do Cabo com destino ao Cabo da Boa Esperança, bem na pontinha da península. É um caminho de 65 km e, sem paradas, pode ser feito em pouco mais de uma hora.

Mas o problema é que a região é lindíssima e tem muitas atrações legais ao longo do caminho. Boulder’s Beach é a principal delas!

O que fazer na Cidade do Cabo
Muitas praias lindas para percorrer pelo caminho

O Cabo da Boa Esperança é ponto muito relevante historicamente. Antigamente, era chamado de Cabo das Tormentas, justamente por conta dos ventos. O navegador português Bartolomeu Dias foi quem o contornou.

Mudaram, então, o nome para Cabo da Boa Esperança, porque este ponto representava justamente a esperança do descobrimento das Índias. É a ligação do Oceano Índico com o Atlântico.

Nossa ideia inicial era chegar até o Cabo da Boa Esperança. Afinal, todo mundo estudou sobre isso na escola, né? Mas a grande verdade é que tinham tantos lugares legais no meio do caminho que não conseguimos chegar, rs.

Caminho da Cidade do Cabo até o Cabo da Boa Esperança, na pontinha da península.Perceba que Kalk Bay tá bem no meio do caminho

E o grande destaque, na nossa opinião, vai pra Kalk Bay. É uma cidadezinha de praia super charmosa, com uma cultura surfista muito forte e lotada de lojinhas super bacanas – tanto de marcas de surfistas, como Billabong, Rip Curl e etc, como de lojinhas locais.

Compramos muitas coisas super descoladas, de brincos a roupa de surfista, hehe. Pra quem não sabe, sou surfista do Lago Paranoá, em Brasília 🙂 Almoçamos no restaurante Sirocco, bem bonitinho e com a comida gostosa.

Ficamos encantados porque percebemos que esta é uma região com muitos sul-africanos e poucos turistas.

Almoço no Sirocco, em Kalk Bay

Mas, fique ligado: há muitas outras paradas legais no caminho até o Cabo da Boa Esperança, além de Boulders Beach e de Kalk Bay.

Outra parada bem famosa, que recomendamos bastante, é a praia de Muizenberg, muito conhecida pelas casinhas coloridas – que são os locais ondem os surfistas trocam de roupa.

A água do mar é super gelada, mas vale uma parada pra tirar fotos e observar os surfistas se divertindo. Mas também existem outros lugares menos conhecidos ao longo do caminho com casinhas coloridas.

O que fazer na Cidade do Cabo
Famosa praia de Muizenberg

Um lugar que achamos super charmoso foi Saint James. Existem várias “piscinas de água do mar” na região: são uma espécie de piscinão com água do mar represada. Em inglês, são chamados de “tidal pool”.

São muito legais pra curtir a praia sem precisar enfrentar as pedras. Muito bacana pra crianças!

Portanto, se você está procurando fugir do óbvio ao escolher o que fazer na Cidade do Cabo, visitar Kalk Bay e as tidal pools da região é uma ótima pedida.

O que fazer na Cidade do Cabo
Uma das vistas da estrada cinematográfica!
  1. FAZER A ESTRADA CINEMATOGRÁFICA DE CHAPMAN’S PEAK DRIVE

A estrada Chapman’s Peak Drive é completamente deslumbrante! Sem dúvida, uma das estradas mais lindas do mundo. Muitas pessoas, inclusive, fazem a estrada no mesmo dia em que vão para o Cabo da Boa Esperança.

Como você verá no mapa abaixo, embora não seja exatamente caminho, é uma possibilidade. Fazer a Chapman’s Peak Drive e depois seguir até Muizenberg. A estrada inicia em Hout Bay (onde é o mergulho das focas) e acaba em Noordhoek.

Nós, pessoalmente, não recomendamos que você faça isso. E o motivo é simples: como mostramos no tópico acima, há muito o que se fazer na estrada até o Cabo da Boa Esperança. E incluir a Chapman’s Peak Drive no mesmo dia seria ainda mais corrido.

Embora não seja caminho, muitas pessoas optam por fazer a estrada junto com o Cabo da Boa Esperança. Nós não recomendamos!

Como já deve ter dado pra perceber, nós gostamos de aproveitar tudo o máximo possível. E, apesar da estrada ter somente 9 km de extensão, curti-la leva um tempo considerável.

São 114 curvas de cenários completamente deslumbrantes. E, além disso, há vários pontos de parada, que sugerimos que você aproveite ao máximo. Se a Chapman’s Peak Drive fosse na Europa ou nos EUA, seria um ponto turístico famosíssimo!

Nós fizemos um piquenique bem simples e nos arrependemos. Poderíamos ter feito um piquenique bem mais caprichado. Teria sido muito legal! Dessa vez, só levamos algumas frutas, mas, ainda assim, nossa filhinha já amou.

O que fazer na Cidade do Cabo
Piquenique improvisado na Cheapman’s Peak Drive

A infraestrutura de várias das paradas é excelente: com estacionamento, banheiros, mesinhas e cadeiras para piquenique em locais com sombra. E todos com vistas muito lindas! Pagamos cerca de R$ 20,00 pelo pedágio.

O que muitas pessoas fazem é percorrer a estrada em veículos diferentes: bicicleta, moto, carros antigos, conversíveis, sidecars (muito comuns na África do Sul)…

Quando fomos, vimos um grupo de amigos em carros antigos de corrida conversíveis passeando juntos. Super bacana! Nossa recomendação é que você curta bastante esta estrada cinematográfica, gastando tempo nela – e não fazendo tudo super rápido pra dar conta de todas as atividades do dia…

Presenciamos este grupo de amigos fazendo a estrada em carros super especiais…
  1. CINEMA A CÉU ABERTO

Esta é uma das dicas mais preciosas para quem está procurando o que fazer na Cidade do Cabo. É o tipo de programa que tem o selo Aventuras pelo Nosso Mundo: atividade incrível,  pouco conhecida e bastante inusitada.

Imagine assistir a um filme ao ar livre, em um dos locais mais lindos da Cidade do Cabo – o Jardim Botânico. Pois foi justamente isto que fizemos, no festival Galileo Open Air.

Acredite, parecíamos os únicos gringos ali. Só havia sul-africanos e nós! 🙂 Esta é uma atividade que só acontece nos meses do verão.

O que fazer na Cidade do Cabo
AMAMOS este cinema ao ar livre!

Você paga o ingresso do cinema (cerca de R$ 30,00 por pessoa). E tem a opção de incluir vários itens no seu ticket. Nós pegamos o mais completo deles: cinema na primeiríssima fileira, “cadeira”, cobertor, pipoca, chocolate e balinha. Tudo isso por R$ 50,00 por pessoa.

Cada dia é um filme diferente e você tem acesso à programação com antecedência. Nós assistimos ao meu filme preferido da infância: A história sem fim. Clique aqui para ver a programação disponível.

Observe no link acima que, além do Jardim Botânico da Cidade do Cabo (Kirstenbosch), há também o cinema na região das vinícolas, que é completamente deslumbrante. Neste link, você acessa o nosso artigo sobre as vinícolas sul-africanas.

O que fazer na Cidade do Cabo

O filme é programado pra começar assim que o sol se põe, mas as pessoas costumam chegar antes pra aproveitar o local: há barraquinhas com bebida, pizza, sanduíches, doces e etc.

E, antes de o filme começar, o telão fica bastante interativo, passando especialmente brincadeiras para as crianças. Quando fomos, vimos muitas crianças brincando de imitar as dancinhas que passavam no telão. Muito bacana!

Portanto, se você está indo para a África do Sul no verão e está procurando o que fazer na Cidade do Cabo, o cinema a céu aberto é uma opção fácil, mas muiiiito gostosa. Recomendamos fortemente!

Chegamos e nosso lugar estava preparadinho pra gente
  1. MERCADO LOCAL DE ORANJEZICHT

Taí um outro local super descolado na Cidade do Cabo, que amamos e onde também éramos os únicos turistas.

A Oranjezicht City Farm Market é uma feira local super bacana, onde produtos frescos, orgânicos e artesanais são comercializados pelos próprios produtores.

A divisão das barraquinhas é superinteressante. Uma delas vendia exclusivamente cogumelos, por exemplo. Comemos um espetinho de vários tipos de cogumelos que nunca havíamos visto em lugar nenhum.

O que fazer na Cidade do Cabo
Este espetinho de cogumelos foi inesquecível!

É como se fosse um churrasquinho, com pedaços de cogumelo no espeto, e super bem temperado. O cheiro estava delicioso e inesquecível!

Outra barraquinha vendia exclusivamente produtos derivados de abacate orgânico: sanduíche de avocado, guacamole, etc. Já outra vendia apenas sanduíches com bacon artesanal e assim por diante.

Há também comidas típicas de vários lugares do mundo e bastante artesanato. Nós tomamos café da manhã na feira e comemos, além do cogumelo, iogurte natural, salada de frutas, samosa (um pastelzinho frito indiano que eu amo!),  falafel (bolinho de grão-de-bico de origem árabe) e tomamos um shake com pasta de amendoim, proteína e leite vegano.

Shake delicioso!

Sério, tem de tudo e mais um pouco! Foi o primeiro local que fomos na Cidade do Cabo, assim que chegamos, e ficamos completamente encantados. Havia muitas famílias e muitas crianças e é uma excelente opção tanto para almoço quanto para café da manhã.

Fique ligado: a Oranjezicht só funciona aos sábados (das 08:15hs às 14hs) e aos domingos (das 09hs às 14hs) e, nos meses mais quentes – de outubro a abril -, às quartas-feiras à noite, das 17hs às 21hs.

A feira fica bem ao lado de um dos principais pontos turísticos da cidade, W & A Waterfront, que é completamente imperdível. É um porto bem bonito, com muitas lojas, restaurantes, feiras e atividades culturais.

Vale uma visita tanto de dia quanto de noite. Fomos à feira local de artesanato no Waterfront e foi simplesmente incrível. Com certeza, a melhor feirinha deste estilo que já fomos. Compramos muita coisa super bacana pra nossa casa, com a cara da África.

O que fazer na Cidade do Cabo
O famoso “bondinho” sul-africano

BÔNUS: O QUE FAZER NA CIDADE DO CABO – PASSEIOS TRADICIONAIS

Entre os passeios tradicionais na Cidade do Cabo, consideramos completamente imperdível a Table Mountain, que é uma espécie de “bondinho” da cidade.

Inclusive, muitas pessoas comparam a Cidade do Cabo ao Rio de Janeiro e Joanesburgo a São Paulo. E usa das razões dessa comparação é justamente a Table Mountain.

A vista é super linda lá de cima. Dá pra ver a cidade toda! A estrutura é excelente, com passarelas bem definidas para caminhar pelo local – inclusive com carrinhos de bebê ou cadeira de rodas, por exemplo.

O que fazer na Cidade do Cabo
Vale super a pena assistir ao por do sol de cima da Table Mountain

O bondinho por onde subimos é giratório, de maneira que você consegue ver toda a paisagem de qualquer lugar onde esteja.

Há dois fatores bem importantes a serem levados em consideração na hora de planejar sua visita à Table Mountain. O primeiro deles é que o tempo fecha muito rápido lá em cima e, por isso, se o céu estiver limpo, sua prioridade deve ser ir logo à Table Mountain pra garantir o seu passeio.

Tem inúmeras histórias de pessoas que deixaram a visita para os últimos dias e pegaram o tempo super nublado. Em dias fechados, eles inclusive fecham o local. E, muitas vezes, mesmo estando aberto, está completamente nublado lá em cima e não dá pra ver nada.

O que fazer na Cidade do Cabo

Portanto, deixe sua visita para a Table Mountain logo para os primeiros dias. O dia está lindo? Vá logo para curtir o visual. No verão, este problema costuma ser menor, porque os dias costumam ser bem lindos.

Mas esta dica é especialmente importante para quem vai no inverno. Eu mesma peguei uma vista bem ruinzinha quando fui no inverno. Foi o que deu…

Nossa sugestão é que você vá no final da tarde para assistir ao por do sol lá. É incrivelmente lindo, veja pelas fotos! Além do que faz bem menos calor do que no meio do dia. Muitos sentam nas muretinhas e assistem ao por do sol comendo e bebendo algo entre amigos. Muito legal!

O que fazer na Cidade do Cabo

Outra dica de ouro para quem vai à Table Mountain é: provavelmente este é o pior lugar da cidade para estacionar. Como estávamos com bebê, arriscamos mesmo assim. Babinho nos deixou lá e foi estacionar na lateral da subida da montanha. Meio chatinho, né? Se você não quiser encarar, talvez um Uber seja uma boa opção.

Outro local bem tradicional na cidade que consideramos imperdível é a praia de Camps Bay. Linda demais, embora a água seja beeem gelada. É uma boa pedida dar uma volta na praia e almoçar por lá.

Praia de Camps Bay

Gostaram da nossa lista super exclusiva de atividades imperdíveis na Cidade do Cabo? Esta foi, com certeza, uma das melhores viagens da nossa vida e recomendamos que todos a façam um dia. Em casal, em família, com amigos ou sozinho, um verão na Cidade do Cabo é inesquecível!

Nós ficamos hospedados em um apartamento super completo e bem localizado, com garagem, que atendeu a todas às nossas expectativas. Clique aqui para fazer um orçamento. Para acessar as outras opções de hospedagem na cidade, clique aqui.

Estes são os nossos outros artigos da Cidade do Cabo:

  1. Guia completo com tudo o que você precisa pra organizar sua viagem (melhor época, voos diretos do Brasil, documentação, etc). Clique aqui.
  2. Um artigo completamente inédito em português, contando nossa experiência de nadar com centenas de focas selvagens. Clique aqui para ler o nosso relato completo.
  3. Um artigo completamente inusitado sobre as vinícolas na África do Sul, mostrando o roteiro que fizemos – que incluiu andar de bicicleta pelas vinícolas e curtir um piquenique em um cenário deslumbrante. Além disso, preparamos uma planilha exclusiva que mostra atividades super interessantes em dezenas de vinícolas. Para acessá-lo, clique aqui.
Chapman’s Peak Drive

Qualquer dúvida que você tenha sobre a Cidade do Cabo em qualquer outro lugar, fala com a gente lá no nosso Instagram. Teremos o maior prazer em trocar uma ideia com você sobre essa cidade completamente fascinante!

Até a próxima aventura,

Carol e Babinho.

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem Somos

cópia de 130729_4998-1024x1536.jpg

Olá! Somos Carol e Babinho, um casal parceiro, que ama experiências inusitadas pelo Brasil e pelo mundo - especialmente ligadas a aventura, esportes e natureza.
Saiba mais

Booking.com
Rolar para cima