Por Carol e Babinho

Conheça tudo da estação de esqui queridinha dos chilenos: El Colorado

Conheça tudo da estação de esqui queridinha dos chilenos: El Colorado

Onde esquiar no Chile - El Colorado

Vocês não imaginam a nossa alegria em escrever o único artigo em português sobre a estação de esqui chilena de El Colorado! A estação é pouquíssimo conhecida dos brasileiros (mas queridinha dos chilenos). Lá, passamos vários dos melhores dias das nossas vidas. Se você está procurando onde esquiar no Chile, este artigo é pra você!

Vamos te dar todas as informações mastigadinhas sobre El Colorado: tudo o que aprendemos em uma semana hospedados lá e tudo o que garimpamos em meses de pesquisa na Internet (em outras línguas, já que em português não há material) sobre a estação.

Esta é, aliás, nossa marca registrada: escrever detalhadamente sobre as nossas próprias experiências, que são ousadas e cheias de aventuras. Mais do que apenas apreciar a vista, nós esquiamos todos os dias na montanha, mesmo viajando em uma família de 9 pessoas – incluindo nossa bebezinha de 10 meses.

Onde esquiar no Chile - El Colorado
Feliz da vida, fazendo uma das coisas de que mais gostamos 🙂

Se você ainda não conhece a gente, somos Carol e Babinho – e esta foi a nossa 10ª temporada de esqui pelo mundo. Já esquiamos no Chile, na Argentina, na Itália, na Noruega, nos EUA, no Canadá… Se você está procurando onde esquiar no Chile, pode confiar, temos muita experiência neste assunto!

Então, vamos lá? Adiantamos que El Colorado é uma excelente opção para quem já esquia, mas também para quem quer fazer outras coisas além de esquiar. É impossível ler este artigo e não ficar com vontade de ir 🙂

Se você quer olhar todas as opções de hospedagem em El Colorado, clique aqui. Para olhar o apartamento que alugamos e ficamos completamente encantados, clique aqui. 

Neste link, você acessa todo o conteúdo do nosso Instagram que fizemos enquanto estávamos lá. Aproveita e já segue a gente pra acompanhar todas as nossas aventuras!

Onde esquiar no Chile - El Colorado

ONDE ESQUIAR NO CHILE? ESTAÇÕES DE ESQUI PERTO DE SANTIAGO

Se você está procurando onde esquiar no Chile, é bom saber que existem 4 estações bem perto de Santiago, a capital do país. São elas:

– Portillo;

– Valle Nevado;

– El Colorado;

– La Parva.

Onde esquiar no Chile - El Colorado
Estação de La Parva (foto tirada das pistas de El Colorado)

(Um parêntese aqui: apenas esta informação, que é bem básica, é bem difícil de ser encontrada por aí… muitos tendem a achar que o Valle Nevado é o único local onde esquiar no Chile).

Nós já fomos a todas estas estações e ficamos hospedados e fizemos temporada completa de esqui em 3 delas: no Valle Nevado, em 2015; em Portillo, em 2016; e em El Colorado, em 2023.

El Colorado, La Parva e o Valle Nevado ficam – nesta ordem – na mesma cadeia de montanhas e exatamente no mesmo caminho e estrada. Ou seja: se você estiver em El Colorado e continuar subindo mais 30 min pela estrada, chegará ao Valle. (Portillo, por sua vez, é uma excelente opção onde esquiar no Chile, mas fica em outra direção)

Estações de esqui perto de Santiago
Estações de esqui perto de Santiago: observe o canto superior direito

Colorado e La Parva são estações queridinhas dos chilenos. E por que, então, não são conhecidas pelo público brasileiro? Porque não possuem hotel, apenas apartamentos disponíveis para aluguel. Veja aqui a disponibilidade das hospedagens em El Colorado; e aqui em La Parva.

Tá vendo este tanto de prédio em Colorado aí abaixo? A grande maioria deles são de propriedade de chilenos, que vão pra estação durante a temporada de inverno. Para eles, seria o que aqui no Brasil chamamos de “casa de praia”.

Onde esquiar no Chile - El Colorado
Quase todos estes prédios em El Colorado são de apartamentos de temporada, pra aluguel

Observação importante: Farellones está também neste mesmo caminho, mas, apesar do que a maior parte das pessoas pensa, não é uma estação de esqui. Vamos falar mais sobre ele mais à frente, mas Farellones é um vilarejo com um parque de neve. É possível se hospedar lá, inclusive. Veja as opções disponíveis aqui.

COMO CHEGAR EM EL COLORADO

Para chegar em El Colorado, não tem segredo. De Santiago, é preciso pegar um transporte que te deixe na estação.

Do centro da cidade, são menos de 60 km até El Colorado (o percurso costuma durar 1:30hs). A estrada é muito sinuosa, com mais de 40 curvas bem fechadas até a entrada de Farellones. Se for até Valle Nevado, são mais curvas ainda.

Dependendo do dia e do horário, pode ficar bastante cheio. Nos finais de semana, só é possível subir a montanha até determinado horário. Depois, os carros apenas descem. Na temporada de 2023, estes eram os horários (para os próximos anos, é bom conferir se os horários continuam os mesmos):

Horários de subida e descida da montanha. Fonte: Prefeitura de Lo Barnechea

Há duas opções possíveis: alugar um carro ou pagar um transfer. Esta foi uma dúvida bastante cruel que tivemos, porque ela envolve uma série de fatores da logística da viagem.

Optamos por pagar um transfer e, no nosso caso, foi uma escolha acertada. Como éramos muitos, pagamos 30.000 pesos chilenos por pessoa, por trecho (por volta de R$ 160,00, na cotação de setembro de 2023). Há alguns fatores que você precisa levar em consideração na sua escolha:

– segurança: de fato, se estiver nevando, a estrada pode ser desafiadora. É preciso colocar as correntes nos pneus para conseguir subir a montanha (a polícia faz essa conferência). Se você não tiver experiência de dirigir na neve, talvez o transfer seja a melhor opção. Se não estiver nevando, a estrada é tranquila – apenas fique ligado em relação à quantidade de curvas.

Curvas na estrada para as estações de esqui: El Colorado, La Parva e Valle Nevado
Curvas na estrada para as estações de esqui: El Colorado, La Parva e Valle Nevado

deslocamento: em El Colorado, não há necessidade de carro. Ficamos no hotel Gran Parador, que fica exatamente em frente às pistas de esqui. A oferta de restaurantes é pequena e praticamente todos estão ali ao lado.

– Farellones: se você quiser ir a Farellones (que é um parque excelente para atividades na neve que vão além do esqui – mais pra frente vamos explicar detalhadamente), há um transporte gratuito que sai de Colorado por volta das 11hs e volta às 16hs. Se você quiser ir em outros horários e ter mais liberdade, considere a opção de alugar um carro.

No nosso caso, como queríamos apenas esquiar em Colorado mesmo, só precisamos de carro uma única vez – para ir a um restaurante de fondue em La Parva. Pagamos cerca de R$ 200,00 (ida e volta) por um trajeto de menos de 5 min.

Onde esquiar no Chile - El Colorado
Mais de 40 curvas no caminho para Farellones

Portanto, fique ligado que, se você não tiver um carro disponível e precisar se deslocar, um táxi na montanha pode sair bem caro.

Como falamos, a estrada é super sinuosa, com muitas curvas. Mesmo que você não costume passar mal, tenha um Dramin em mãos. Se você passa mal, vá preparado: a estrada não é mole não!

A única coisa que nós recomendamos fortemente que você NÃO faça é pegar um pacote turístico e subir e descer a montanha no mesmo dia. É super cansativo, trabalhoso e você vai aproveitar muito pouco. Se você está pesquisando onde esquiar no Chile, fique ligado: a melhor opção é sempre ficar na montanha!

Onde esquiar no Chile - El Colorado
Olha que lugar mais maravilhoso!

POR QUE ESCOLHEMOS ESQUIAR EM EL COLORADO?

Bom, como falamos no início, esta viagem pra El Colorado foi muito especial pra gente – por várias razões. Foi a primeira temporada de esqui da nossa filhinha, com apenas 10 meses; foi a comemoração dos nossos 7 anos de casados e dos 60 anos da minha mãe; e foi uma viagem de família, em que conseguimos reunir 9 pessoas para curtir juntos.

Além disso, foi a primeira vez em que meus pais e primos viram a neve. Eles queriam esquiar, mas queriam também curtir a neve de outras maneiras. Por outro lado, eu, Babinho e os filhos dele (meus enteados), queríamos apenas esquiar – será que somos viciados? Hehe

Onde esquiar no Chile - El Colorado
Família completa nessa aventura! ❤

Achar uma estação que pudesse conciliar estes dois objetivos de viagem foi super difícil, até que, finalmente, depois de muiiiita pesquisa, chegamos a El Colorado – que pareceu a estação perfeita pras nossas férias.

Vamos elencar separadamente os motivos que nos fizeram escolher El Colorado nos tópicos abaixo. Se você está procurando onde esquiar no Chile, leia com atenção os pontos abaixo:

  1. OPÇÕES DE DIVERSÃO NA NEVE

Colorado é uma estação maravilhosa pra quem já esquia: com 41 km de pistas que ficam exatamente em frente ao apartamento que a gente alugou, é muito prático pra esquiadores de todos os níveis.

Onde esquiar no Chile - El Colorado
Parque Farellones – Foto: Instagram do Parque Farellones

Tem, inclusive, muitas pistas verdes, que são as pistas mais fáceis, de iniciantes. Mas também tem pistas de nível intermediário e avançado, pra quem já está mais acostumado com o esporte.

Para quem não esquia, mas quer se divertir na neve, o Parque Farellones é, sem dúvida, a melhor opção. Este sim é muito conhecido e queridinho dos brasileiros. Há centenas de empresas de turismo que oferecem o passeio de bate-e-volta saindo de Santiago até Farellones.

Onde esquiar no Chile - El Colorado
Foto: Instagram do Parque Farellones

Lá, é possível andar de teleférico, brincar em uma boia escorregando na neve, fazer esquibunda, descer na tirolesa, andar de bicicleta na neve e etc. Também tem aula de esqui e snowboard pra quem quer experimentar e tem muitos food trucks com comidas gostosas.

Nossa família foi até Farellones e gostou bastante. Pra quem está com crianças, costuma ser uma ótima opção. Mas, se você, como a gente, já esquia e não quer “perder tempo”, o melhor é esquiar em El Colorado mesmo, rs.

Farellones até tem pistas de esqui, mas são muito simples – apenas para quem ainda tá aprendendo. Inclusive, ao contrário do que muita gente pensa, Farellones não é uma estação de esqui – é um parque.

Onde esquiar no Chile - El Colorado
Transporte da estação de El Colorado, que fica levando os esquiadores até as pistas

El Colorado e Farellones fazem parte do mesmo complexo e ficam bem pertinho um do outro. De carro, é menos de 10 minutos. Há também a opção de ir esquiando, mas, no nosso caso, não foi possível por conta da falta de neve (2023 foi uma temporada em que nevou muito pouco na América do Sul como um todo).

Como falamos acima, o hotel disponibiliza um transporte que vai até Farellones todos os dias – mas eles só divulgam o horário quando começa a temporada de inverno. Também é possível se hospedar diretamente em Farellones. Aqui você encontra toda a oferta de hospedagens por lá. Pode ser uma boa opção se você pretende ir ao parque mais de um dia (mas, se você quiser esquiar de fato, leia com atenção o tópico seguinte!).

Então, como El Colorado e Farellones ficam bem pertinho um do outro e as duas opções “agradam a gregos e a troianos”, este foi um fator muito decisivo ao escolher onde esquiar no Chile.  

Onde esquiar no Chile - El Colorado
Ficamos hospedados no Gran Parador
  1. HOSPEDAGEM AO LADO DA PISTA DE ESQUI

Como fizemos esta viagem com a nossa filhinha de 10 meses, precisávamos de um local que fosse ski-in/ski-out. O que significa isso? Que é possível chegar e sair do hotel esquiando. Isso mesmo, com os esquis no pé. Para quem está pesquisando onde esquiar no Chile, esta é uma excelente opção:

O hotel Gran Parador, onde nos hospedamos (mais abaixo vamos falar mais dele), era exatamente do que precisávamos. Em todos estes anos esquiando, nunca ficamos tão ao lado de uma pista de esqui. Neste destaque no nosso Instagram, tem vários vídeos mostrando em detalhe nosso apartamento.

Ao sair do elevador, caíamos direto nos lockers, onde guardávamos os esquis. De lá, subíamos uma escada com poucos lances e, pronto, já estávamos nas pistas. Era tão perto que, da janela do nosso apartamento, a gente via toda a estação de esqui.

Onde esquiar no Chile - El Colorado
Lockers onde deixamos os esquis

Esse esquema é muito bom e muiiiito prático pra qualquer pessoa, mas, no nosso caso, era essencial porque eu e Babinho nos revezávamos para ficar com a nossa bebê. Então, era muito prático pra gente chegar e sair do apartamento.

Muitas vezes, eu tava no topo da montanha e ele me ligava falando que ela queria mamar. Eu descia a montanha esquiando e chegava no apartamento de volta em 10 min. A gente conseguia se revezar no almoço, por exemplo, e em todos os outros momentos.

Dava até pra se comunicar “no grito”, kkkk. Ele tava descendo a pista e eu gritava, da janela do apartamento, chamando. Essa praticidade foi essencial pra gente. Não seria possível ficar hospedado em um hotel em que fosse preciso pegar um carro e dirigir até a estação pra esquiar, por exemplo.

Onde esquiar no Chile - El Colorado
Eu esquiando e alguém tirando foto minha da janela do nosso apt 🙂

Para ver toda a opção de apartamentos disponíveis em El Colorado, clique aqui. Perceba que o próprio Booking.com tem um filtro com a distância dos teleféricos. Você pode marcar para aparecer apenas os apartamentos que ficam a menos de 250m do teleférico, por exemplo.

É possível ficar hospedado em Farellones e esquiar em El Colorado? Possível é, mas certamente não é a melhor opção. Você vai depender de transporte todos os dias e andar com os esquis por aí pode ser bem cansativo!

  1. APARTAMENTO AMPLO COM COZINHA

Outra razão que nos fez escolher El Colorado foi o fato de ficarmos hospedados em um amplo apartamento com cozinha. Pra quem está com bebê, isso faz toda diferença. Imagine como seria chato pra ela ficar confinada em um quarto pequeno de hotel, por exemplo.

O nosso apartamento Gran Parador tinha sala com varanda, 3 quartos e uma cozinha toda equipada. Dessa maneira, foi possível, inclusive, cozinhar toda a comidinha dela no apartamento.

Como ela tava no início da introdução alimentar e sequer comia sal, a cozinha foi muito importante na nossa logística. Compramos tudo no mercado em Santiago, antes de subir a montanha.

Onde esquiar no Chile - El Colorado
Planta no apartamento de 3 quartos, onde ficamos no Gran Parador. Fonte: Gran Parador

Compramos frutas, verduras, carne, ovos, macarrão. E ela comia todos os dias comida fresquinha, feita em casa mesmo.

Além disso, compramos também petiscos pra fazer no apartamento todos os dias o “apres-ski”, que é a expressão usada no mundo todo pras confraternizações após a montanha. Vinhos, queijos, petiscos e etc. Com aquela vista, então, foi incrível! No destaque do nosso instagram, tem alguns vídeos de a gente curtindo o aprés-ski no nosso apartamento.

Em alguns dias ainda jantamos no apartamento, o que também foi uma boa economia de gastos. Alimentação no Chile costuma ser bem cara. Vale registrar que , se você está procurando um local onde esquiar no Chile com disponibilidade de apartamentos para aluguel, suas melhores opções perto de Santiago serão El Colorado e La Parva.

Onde esquiar no Chile - El Colorado
Olha o tamanho da varanda do apt 🙂
  1. PREÇO

Outro fator que levamos em consideração ao escolher onde esquiar no Chile foi o preço. Isso porque, diferentemente do que acontece em várias estações de esqui no Chile, é possível pagar separadamente por hospedagem, acesso à estação de esqui, alimentação e etc.

Dessa maneira, você só pagará pelo acesso à estação de esqui, por exemplo, no dia que você for, de fato, esquiar. Em estações ao estilo “resort” – como Valle Nevado ou Portillo, por exemplo – você paga uma diária que contempla o hotel, todas as refeições e também acesso ilimitado às pistas de esqui.

Então, acaba que as pessoas que não têm interesse em esquiar todos os dias acabam pagando por algo que elas não usarão. Como meus pais e primos só planejavam esquiar em apenas um dia, ficar em El Colorado saiu pra eles muito mais barato do que essas outras estações sairiam.

Onde esquiar no Chile - El Colorado
Foto tirada da varanda do nosso apartamento 🙂

(Gostaríamos de compartilhar os valores aqui para compará-los, mas, enquanto escrevemos este artigo, a temporada de 2023 se encerrou e, portanto, os preços não estão mais disponíveis no site para comparação).

Além, é claro, da economia com a alimentação possível em um apartamento com cozinha, como falamos acima. Nós também escolhemos esquiar perto de Santiago pela facilidade da malha aérea. Há muitos voos diretos de São Paulo ou do Rio de Janeiro para Santiago, com apenas 4 horas de duração. Dessa maneira, o preço é um fator decisivo ao decidir onde esquiar no Chile, porque as estações, embora muito próximas, possuem sistemas de funcionamento bem diferentes.

Onde esquiar no Chile - El Colorado
Assistindo ao nascer do sol do nosso quarto. Que sonho!

COMO É A ESTAÇÃO DE EL COLORADO

Abaixo, você vê o mapa da estação de El Colorado. Dá pra esquiar nas duas faces da montanha: a face virada pros apartamentos e o outro lado. São mais de 40 km de pistas de esqui, acredita?

Mapa de El Colorado
Mapa da Estação de El Colorado, tanto das pistas quanto do vilarejo
Mapa de El Colorado
Outra face da montanha, também esquiável

A estação é basicamente formada por vários apartamentos de temporada (alguns disponíveis pra aluguel), poucos restaurantes, lojas de aluguel de equipamento, um mercado pequeno, uma lojinha, a La Fête Chocholat (que vende um chocolate quente bem famoso no Chile) e mais um ou outro comércio.

As pistas são de uma qualidade maravilhosa! Mesmo em 2023, que foi o ano em que menos nevou na América do Sul, as pistas estavam muito boas, especialmente aquelas viradas pra face da montanha oposta aos hotéis.

Onde esquiar no Chile - El Colorado
Olha a qualidade das pistas de El Colorado

Veja no mapa que há muitas opções de pistas pra todos os níveis e, mesmo pra gente, que esquia em qualquer uma delas e conhece estações do mundo todo, as pistas surpreenderam positivamente!

O valor do ticket custa por volta de R$ 200 por dia, por pessoa. A bilheteria fica bem ao lado do hotel Gran Parador. Você pode comprar lá ou pela internet o ticket que dá acesso às pistas de esqui. Pela internet, costuma haver desconto – especialmente se for com antecedência.

Além disso, a Visa é uma grande parceira da estação e, por isso, há várias promoções e descontos pra quem paga com qualquer cartão da bandeira Visa.  O ticket é um cartãozinho que você põe no bolso e te dá acesso automático a todos os teleféricos.

Onde esquiar no Chile - El Colorado
Catraca que dá acesso às pistas de esqui

Assim como acontece nas grandes estações no mundo todo, não precisa ficar apresentando seu cartãozinho pra ninguém. Apenas passe ao lado da catraca que ela fará a leitura do cartão e abrirá automaticamente. (Normalmente, nas estações, eles informam onde é melhor deixar o cartão – no bolso da jaqueta do lado esquerdo, só pra citar um exemplo).

ONDE FICAR NA ESTAÇÃO DE EL COLORADO?

Neste link, você consegue ver uma série de hospedagens disponíveis na estação. São apartamentos de temporada de aluguel.

Onde esquiar no Chile - El Colorado
Nosso prédio Gran Parador, bem na frente das pistas! Melhor localização da estação

Fique ligado ao escolher sua hospedagem, porque a oferta de restaurantes em El Colorado é pequena e provavelmente vai valer a pena alugar um apartamento com cozinha, pelo menos para o café da manhã.

Com certeza, ficar no apartamento Gran Parador foi o maior acerto desta temporada! Em primeiro lugar, sem exagero, ousamos dizer que a localização é simplesmente perfeita. O prédio fica exatamente ao lado das pistas de esqui. O final da pista de esqui dá justamente no hotel.

Para quem esquia, basta descer a pista até o final, tirar os esquis do pé e entrar no prédio. Não é preciso caminhar com os esquis na mão nem nada disso. É realmente na “cara do gol”- ou podemos dizer “pé no gelo”? rsrs

Nosso prédio Gran Parador, bem na frente das pistas! Melhor localização da estação
Nosso hotel bem atrás de mim, ao fundo

Além disso, o prédio é super novinho, foi construído há pouquíssimo tempo. Os apartamentos são ótimos, espaçosos e funcionais. E todos têm uma vista simplesmente espetacular!

O prédio tem apartamentos virados pros dois lados, então há duas opções de vista: a vista da pista de esqui para o nascente (ficar sentado na varanda assistindo os esquiadores já é, por si só, uma super diversão). Do outro lado, as varandas têm vista para a Cordilheira e para um por do sol inesquecível.

Onde esquiar no Chile - El Colorado
Olha esse pôr do sol da nossa varanda!

O apartamento com um quarto cabe até 5 pessoas (na sala/cozinha, há 3 camas de solteiros disponíveis, que também funcionam como um sofá). A suíte possui uma varanda do tamanho da extensão do quarto, sempre com vista.

Nós ficamos em um apartamento de 3 quartos e 3 banheiros, que foi mais do que suficiente para nossa família de 4 adultos e 1 bebê (eles disponibilizam berço). A cozinha e a sala eram muito espaçosos, com uma varanda enorme. A cozinha possui geladeira, fogão, forno elétrico, micro-ondas, lava-louças , torradeira e todos os utensílios necessários.

Foi o tamanho perfeito pra gente deixar nossa filhinha brincando solta no chão e para nos reunirmos com o resto da família depois de um dia de esqui. Pela janela, enquanto tomávamos um vinho e comíamos algo, víamos inclusive as máquinas trabalhando na estação, preparando a neve da pista para o dia seguinte.

Onde esquiar no Chile - El Colorado
Lockers onde deixávamos as botas de esqui, no nosso prédio

Para quem esquia, a estrutura é fenomenal. Há um andar inteiro apenas com lockers para guardar as botas e os esquis. Dessa maneira, não é preciso subir com o equipamento até o apartamento – o que é excelente, porque não suja, não molha, não ocupa espaço e etc.

A saída dos lockers dá de frente pra uma escada de poucos lances. Ao subi-la, você já está na pista de esqui e em frente ao teleférico principal. Na volta, você deixa os esquis no lockers, pega o elevador bem em frente e já sai no seu andar. Sensacional!

(Neste destaque do Instagram, você acessa vários vídeos explicando direitinho cada um destes lugares.)

Há café da manhã disponível para quem fica hospedado no Gran Parador. Ele é servido no restaurante ao lado, o El Refugio. Tem café, chá, suco de laranja natural, ovos, pães, queijo, presunto, geleia, croissant e pães doces. É bom, mas sentimos falta de frutas.

Onde esquiar no Chile - El Colorado
Café da manhã em frente às pistas

No prédio, também tem a opção de sauna e piscina aquecida. Quem fica hospedado no Gran Parador tem desconto em todos os serviços de El Colorado, desde aluguel de equipamentos até os restaurantes.

Eles fazem questão de avisar várias vezes que não se trata de um hotel: não tem serviço de quarto, amenidades (aqueles shampoo ou condicionador pequenos que os hotéis costumam fornecer) nem TV- mas tem um excelente Wi-Fi.

Com toda certeza, ter ficado no Gran Parador fez toda a diferença na nossa estadia em El Colorado. Foi o lugar perfeito pra nossa família com uma bebezinha que ainda não esquia. Eles não têm sequer página no Instagram e foi muito difícil fazer a pesquisa para encontrar este lugar, mas ficamos muito felizes que deu tudo tão certo no final!

Onde esquiar no Chile - El Colorado
Piscina aquecida no prédio do Gran Parador

Se você ficar hospedado em outros apartamentos na montanha um pouco mais distantes das pistas de esqui, há um “ônibus” aberto que fica passando durante todo o dia levando os esquiadores até o teleférico. É uma opção excelente porque ficar carregando os esquis pode ser bem trabalhoso, mesmo em um curto espaço de tempo.

ONDE COMER EM EL COLORADO

A oferta de restaurantes em Colorado é pequena. Há o El Refúgio, que fica bem ao lado do Gran Parador e ao lado das pistas. É uma ótima opção, tanto para almoço como para jantar. Tudo que pedimos lá estava gostoso, inclusive as pizzas.

Onde esquiar no Chile - El Colorado
Família reunida no La Marmita de Péricles – restaurante mais especial da viagem!

Logo abaixo dele, há o restaurante Mirador, que serve almoço em estilo buffet, opção mais prática.

A melhor vista é, com certeza, do restaurante Mirador, que fica na montanha. O local é paradisíaco! Tanto esquiadores quanto pedestres conseguem acessar o restaurante por meio do teleférico (os pedestres pagam um valor menor pelos ingressos). Tem vários vídeos de lá neste destaque do nosso instagram!

Achamos o cardápio um pouco limitado pro almoço: o restaurante oferece mais sanduiches e petiscos. Há outro restaurante na montanha, o Olimpo, que fica a 3.202 metros acima do nível do mar. Fica na outra face da montanha e só é acessível por quem esquia.

Onde esquiar no Chile - El Colorado
Fondue inesquecível!

O restaurante mais especial da viagem foi, sem dúvida, o famoso e tradicionalíssimo La Marmita de Péricles, que fica em La Parva. Fica a menos de 5 minutinhos de carro (foi a única vez que precisamos pedir um táxi na montanha).

Pensa num restaurante inesquecível! O fondue é delicioso, o ambiente maravilhoso e animado. Você se sente em casa! O carro-chefe da casa é o fondue de queijo e tomate, que, segundo eles mesmo, é “uma pizza líquida”. Inesquecível!

Além disso, o fondue de carne é feito na água (e não no óleo ou na pedra, como estamos mais acostumados a ver no Brasil). Depois que a carne acaba, eles colocam um ovo dentro dá agua em que ela foi cozida e fazem um consome fantástico pros clientes beberem. A gente tinha provado e ficamos encantados. Parece uma canja de galinha, bem quentinha.

Onde esquiar no Chile - El Colorado
Atendimento nota 1000!

O fondue de chocolate com nutella vem acompanhado de farofa de castanhas, amendoim, frutas e banana enrolada em uma espécie de panqueca. É muito bom! Gastamos R$ 650 para 4 pessoas (R$ 160 por pessoa), dividindo um fondue salgado e um doce, com bebidas incluídas.

Como estávamos comemorando o aniversário da minha mãe e nosso aniversário de casamento, eles foram super atenciosos, trouxeram um suco de laranja fresco, um crepe com sorvete e o restaurante inteiro cantou parabéns. Foi inesquecível! Se você estiver hospedado em El Colorado ou La Parva, não deixa de ir em La Marmita.

Onde esquiar no Chile - El Colorado
Ao fundo, do lado esquerdo, o Valle Nevado (foto tirada nas pistas de esqui de El Colorado)

CONSIDERAÇÕES FINAIS SOBRE ONDE ESQUIAR NO CHILE

Nossa temporada em El Colorado foi muito além das nossas expectativas. Pra quem estava em um grupo grande tanto de esquiadores quanto não esquiadores e uma bebê, foi o lugar perfeito pra gente. Se você está procurando onde esquiar no Chile, El Colorado pode ser uma excelente opção pra você, assim como foi pra gente.

Valle Nevado e Portillo também são excelentes opções onde esquiar no Chile. Nós amamos esquiar lá em outras temporadas, mas, neste ano, não seria a melhor opção pra gente. Em primeiro lugar, porque, como falamos acima, sairia muito mais caro. Em segundo lugar, seria muito menos divertido para os não esquiadores da nossa família.

E, além disso, ficar hospedado em Santiago e ficar indo e voltando da montanha sequer é uma opção pra gente. Além de muito mais trabalhoso e cansativo, é infinitamente menos divertido. Imagine ficar 3 horas dentro de um carro todos os dias subindo dezenas de curvas?

Outro fator que vale a pena mencionar é que, esquiando em El Colorado, você vê os vilarejos tanto de La Parva quanto do Valle Nevado. As pistas são lado a lado. Em muitos lugares, você esquia ao lado de tapumes, que marcam o final de uma estação e início de outra. Não é que o Valle Nevado seja mais alto do que El Colorado: é que os hotéis do Valle ficam mais altos do que os apartamentos de El Colorado; mas as pistas ficam ali, no mesmo nível. Muitas vezes, esquiando em Colorado, víamos o hotel do Valle bem abaixo da gente…

Onde esquiar no Chile - El Colorado
Nossa princesa na neve, aos 10 meses 🙂

Além do fato de que quem está hospedado na montanha aproveita o local em todos os momentos: do nascer ao por do sol. E, como você vê na fotos, o por do sol na montanha é digno de cinema!

ATENÇÃO! Alguns seguidores nossos falaram que não tem conseguido fazer reservas  no Gran Parador pelo site nem pelo Whatsapp. Neste caso, nossa sugestão seria mandar um email para [email protected] (não sabemos dizer se, no verão, as reservas para o inverno estão disponíveis – isso porque a montanha também funciona no verão, com outras atividades como mountain bike, por exemplo).

Se você curte neve e esquiar, leia também os nossos artigos sobre a melhor estação de esqui que já fomos na vida, nas Dolomitas Italianas (clique aqui!); e também nosso artigo sobre pesca no gelo no Ártico (clique aqui). Se você está procurando especificamente onde esquiar no Chile ou na América do Sul, temos um reels no nosso instagram com um resumão das 6 estações onde já passamos temporada. Para acessá-lo, clique aqui.

Caso o seu voo para essa ou qualquer outra viagem tenha sido alterado ou dado overbooking, sugerimos uma leitura no nosso artigo que explica como ganhamos mais de R$ 14.000,00 em indenizações de companhias aéreas, sem entrar na justiça, apenas por procedimentos administrativos. Mas, se você preferir ajuda para requerer seus direitos, indicamos a Voe Tranquilo, que cuida de tudo pra você e só cobra pelo serviço se você receber o valor a que tem direito.

Onde esquiar no Chile - El Colorado
Que temporada!

Qualquer dúvida que você tenha sobre esqui, sobre onde esquiar no Chile ou em qualquer outro lugar, fala com a gente lá no nosso Instagram. Teremos o maior prazer em trocar uma ideia com você sobre esse esporte completamente fascinante!

Até a próxima aventura,

Carol e Babinho.

NOTA: Nossa ida a El Colorado teve incentivo da estação. Entretanto, este post foi escrito com base nas nossas opiniões e experiências e não sofreu qualquer tipo de interferência.

 

 

Booking.com

2 comentários em “Conheça tudo da estação de esqui queridinha dos chilenos: El Colorado”

  1. Olá! Tenho uma criança de 5 e outra de 2 anos. Nós não esquiamos, gostaríamos apenas de passar o dia em algum lugar onde eles pudessem ver e brincar com neve rss
    Li o relato de uma pessoa que foi com o filho de 3 anos a Farellones e a criança não conseguiu brincar com neve, pq não a deixaram entrar na área da estação por não ter 1m de altura. Então eles teriam ido a El Colorado, onde era bem aberto, com neve para todo lado, e lá a criança conseguiu brincar.
    Será que isso procede? rs El Colorado seria uma boa ideia para uma experiência assim?
    Estou pesquisando por lugares próximos onde possamos ver neve no chão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem Somos

cópia de 130729_4998-1024x1536.jpg

Olá! Somos Carol e Babinho, um casal parceiro, que ama experiências inusitadas pelo Brasil e pelo mundo - especialmente ligadas a aventura, esportes e natureza.
Saiba mais

Booking.com

Planeje sua viagem

chip internacional

INTERNET NO EXTERIOR

seguro viagem

SEGURO VIAGEM

aluguel de carro

ALUGUEL DE CARRO

passagens aereas

PASSAGENS AÉREAS

Rolar para cima