Por Carol

O QUE LEVAR NA MOCHILA PARA A TRAVESSIA DOS LENÇÓIS MARANHENSES

O QUE LEVAR NA MOCHILA PARA A TRAVESSIA DOS LENÇÓIS MARANHENSES?

Já pensou em atravessar a pé o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses? À primeira vista, pode parecer a maior maluquice. E é! Mas foi uma das experiências mais incríveis da nossa vida! Neste artigo, vamos te falar tudo o que você precisa levar na mochila para a travessia dos Lençóis Maranhenses.

Esse trekking foi parte da nossa viagem pela Rota das Emoções, que inicia em Jericoacoara, no Ceará, e vai até os Lençóis Maranhenses. Dá uma olhada no que vivemos nesses dias:

 

POR QUE VOCÊ DEVE FAZER A TRAVESSIA DOS LENÇÓIS MARANHENSES?

Antes de falar o que levar na mochila para a travessia dos Lençóis Maranhenses, vamos falar porque você deve arrumar a mochila, rs. Neste link, você acessa o nosso artigo que lista 7 razões para fazer essa travessia. É praticamente impossível ler o post e não querer partir pro trekking amanhã mesmo, hehe.

Se você não leu ainda o artigo, a gente resume pra você. É mais ou menos assim: a maior parte dos passeios nos Lençóis sai ou de Barreirinhas ou de Santo Amaro, que são municípios que ficam na fronteira com o parque.

O que levar na mochila para a travessia dos lençóis maranhenses

Então, a grande verdade é que, nos passeios tradicionais, você conhece apenas aquelas lagoas que estão na borda do parque. E já é incrivelmente lindo! Agora imagine quantas centenas (talvez milhares?) de lagoas se formam em uma área de 155 mil hectares.

E imagine percorrer 40 km dentro desse território, passando por incontáveis lagoas e – o melhor de tudo – tendo elas exclusivamente para você e o seu grupo? Este é um dos sonhos que a travessia te proporciona. Além disso, ao fazer o trekking, você tem a real noção do que o parque representa, com todo o seu ecossistema, com fauna, flora, oásis e muito mais!

O que levar na mochila para a travessia dos lençóis maranhenses
Eu e essa lagoa todinha pra mim 🙂

Se você achou que essa travessia tem tudo a ver com você, vem com a gente que, nesse post, vamos te dar todas as dicas do que levar na mochila para a travessia dos lençóis maranhenses 😊.

O QUE SABER ANTES DE ARRUMAR SUA MOCHILA

A caminhada começa no município de Atins e termina em Santo Amaro, que é outra cidade base para os passeios dos Lençóis. Em três dias e duas noites de travessia, você dorme nos oásis, onde vive a população local. Na primeira noite, dormimos no Oásis Baixa Grande; na segunda noite, na Queimada dos Britos.

Mapa da travessia dos lençóis maranhenses
Mapa da travessia dos Lençóis Maranhenses

São casas bem simples, sem energia elétrica, sem Internet, literalmente no meio das dunas. Lá, você faz as refeições (café da manhã, almoço e jantar), dorme (em rede), recarrega as baterias dos equipamentos e descansa.

Portanto, você precisa levar na mochila tudo aquilo que você vai precisar durante esses dias. E, sim, é você quem carrega sua própria mochila! Então a informação mais importante é: leve a mochila o mais leve possível! Segundo os guias, 4 kg é um peso ideal.

E, se você parar para pensar, vai perceber que pouca coisa é, de fato, essencial. Do que você realmente precisa para viver durante 3 dias?!

Oásis na travessia dos lençóis maranhenses
Assim são as casas nos oásis

Outro ponto crucial para a travessia é saber escolher bem o calçado. Afinal, andar 40 km exclusivamente na areia não é tarefa fácil. A recomendação dos guias é sempre alternar entre ficar calçado e descalço, para não dar bolha nos pés.

Inclusive, é bom levar mais de um calçado, para revezar. Muitas pessoas preferem fazer a caminhada com meia grossa. Nós até levamos a meia, mas não usamos.

Calçados apropriados: papete, chinelo e sapatilha de neoprene (aquelas de entrar na água). Algumas pessoas fazem com tênis de trilha, mas não nos pareceu o ideal. Porque o pé molha frequentemente (a gente até atravessa um rio durante a caminhada) e entra bastante areia no tênis, mas, ainda assim, é uma boa opção. Imagine descer essas dunas com tênis:

Eu, Carol, fiz a maior parte da travessia descalça mesmo. Ao contrário do que a gente imagina, a areia não é quente, por conta do vento. Também usei havaianas e sapatilha. Babinho fez a maior parte da travessia de sapatilha, mas também usou chinelo e andou um pouco descalço.

Travessia dos Lençóis Maranhenses
Descalços na travessia…

ITENS ESSENCIAIS

Estes são os itens que você PRECISA levar na mochila para a travessia dos Lençóis Maranhenses. São poucos, mas são essenciais:

  • LANTERNA DE CABEÇA:

A lanterna de cabeça é essencial porque, no último dia, a gente inicia a caminhada às 03hs da manhã. Como não há energia elétrica nas casas nos oásis, a lanterna é essencial até para você arrumar suas coisas, ir ao banheiro, etc.

Aliás, ao contrário do que a gente imaginava, ao sair da vegetação dos oásis e entrar no campo das dunas, você desliga a lanterna de cabeça, apesar do escuro. Isso porque a própria luz da lua ou das estrelas ilumina as dunas. O guia, inclusive, se guia pela posição dos planetas e pela sombra no horizonte. É absurdamente lindo! Depois, quando começa a amanhecer, o espetáculo continua…

Travessia dos Lençóis Maranhenses
Amanhecer nos Lençóis Maranhenses

Então, embora você não precise da lanterna na caminhada propriamente dita, ela é item essencial na logística da viagem. “Mas a lanterna do celular não serve?”: olha, pode até servir, mas não é o ideal. É difícil arrumar a mochila, ir ao banheiro e ficar segurando a lanterna com uma mão. Além disso, pode cansar bastante o braço.

  • CAPA DE CHUVA:

A melhor época para visitar os Lençóis é entre final de junho e setembro. Nesse período, não costuma chover, mas, ainda assim, é bom levar uma capa de chuva. Imagine você estar caminhando e pegar uma chuva, no meio das dunas? Melhor se preparar.

  • ÁGUA E LANCHES:

Questão de sobrevivência, hehe. Na travessia com o guia, as 3 refeições nos oásis estão incluídas (café da manhã, almoço e jantar), mas você precisa levar algo para lanchar entre as refeições. É essencial, porque você gasta muita energia durante o trekking.

Travessia dos lençóis maranhenses
Babinho jantando com o guia Patrício no oásis

Nos oásis, as famílias vendem apenas bebidas: água, refrigerante e cerveja. Então, no início da travessia, você precisa levar água somente para o primeiro dia (1,5 L por pessoa). Por outro lado, não há nada para comprar para comer. Então, na sua mochila, você precisará levar os lanches para os 3 dias de travessia.

O que levar? Comidas leves e que dão energia: frutas secas, chocolate, castanhas, salgadinhos, biscoito, barra de cereais, etc.

  • CALÇADOS:

Com base no que falamos acima, é bom levar: uma meia grossa, um par de chinelos e/ou um tênis ou papete ou sapatilha de neoprene.

O que levar na mochila para a travessia dos lençóis maranhenses
Perceba os chinelos e sapatilhas pendurados na mochila
  • BAND-AID E NEBACETIN:

Estes são remédios para as bolhas e cortes nos pés, se aparecerem. No meu pé, deu uma pequena bolha entre os dedos. Passei nebacetin e coloquei um band-aid antes de dormir e, no outro dia, amanheci zerada!

Estamos muito acostumados com areia, jogamos beach tennis algumas vezes por semana. Para quem não tem tanto costume de pisar na areia, é bom ter um cuidado extra com os pés!

  • PROTEÇÃO CONTRA O SOL:

Você precisará se proteger bastante do sol. Boné ou chapéu, óculos escuros, protetor labial e bastante filtro solar (fator de proteção alto) são essenciais!

O que levar na mochila para a travessia dos lençóis maranhenses
Como nos protegíamos do sol durante a caminhada…

COMO FIZEMOS A DIVISÃO DAS MOCHILAS

Fizemos a divisão das mochilas assim: na mochila do Babinho, ele levou todos os nossos itens pessoais, que vocês vão ver na lista abaixo. Roupas, remédios, toalhas, etc.

Eu levei uma mochila pequena, que é um case para os equipamentos de fotografia: drone, câmera fotográfica com lentes e gopro. E, além disso, levei uma mochilinha pequena, com água e lanches. Ao longo do trekking, o peso da mochila foi diminuindo, porque fomos comendo os lanchinhos… Veja na foto abaixo:

O que levar na mochila para a travessia dos lençóis maranhenses
Como carregávamos as mochila durante a travessia

A foto acima é a clássica foto “vida real”. A mochila laranja maravilhosa que aparece nas fotos é do guia 😅. Essa foto, espontânea, que o guia captou com celular, retrata exatamente como nós andávamos durante a travessia.

ITENS PESSOAIS

Nessa lista, vamos listar o que levamos, mas, lembre-se, é só uma sugestão. Os itens realmente essenciais estão acima.

Eu, Carol, fiz a maior parte da travessia com um shortinho bem levinho, de biquini e com uma canga nas costas pra proteger do sol. Apesar disso, não recomendo que façam isso! Estou muito acostumada com o sol, tenho a pele mais moreninha e às vezes fico horas a fio competindo na areia, no sol forte.

Travessia dos Lençóis Maranhenses
Usei esse short todos os dias…

Ainda assim, levamos um filtro solar de fator 60 exclusivamente pra travessia e ele quase acabou, ao final de 3 dias. O ideal mesmo é vestir uma camisa de manga comprida com proteção adequada (UV). Foi isso que Babinho fez. Ele fez praticamente toda a travessia de bermuda e com essas camisas.

Dito isso, vamos aos itens da nossa mochila:

ITENS DA CAROL:

  • O que já fui usando no corpo:

– havaianas;

– biquíni;

– boné;

– óculos de sol;

– short;

– camiseta regata.

Travessia dos Lençóis Maranhenses

  • O que levei na mochila:

– sapatilha de neoprene;

– um par de meias grossas;

– outro biquini;

– pijaminha para dormir nos oásis, coisa bem simples;

– casaquinho para a noite;

– 2 saídas de praia;

– 2 regatinhas;

– toalha (daquelas bem compactas, específicas de trilha);

– canga;

– calcinhas;

– óculos de grau.

Travessia dos Lençóis Maranhenses

NÉCESSAIRE

 

Bem simples, só com itens básicos, em potinhos pequenos:

– shampoo;

– condicionador;

– perfume;

– desodorante;

– creme para o corpo;

– repelente;

– produtos para lente de contato;

– pós-sol;

– sabonete;

– escova, pasta e fio dental;

– pente de cabelo.

Travessia dos Lençóis Maranhenses

ITENS DO BABINHO:

 

  • O que ele foi usando no corpo:

– sapatilha de neoprene;

– sunga;

– bermuda;

– camisa de manga longa, com proteção UV;

– chapéu;

– óculos escuros.

Travessia dos Lençóis Maranhenses

  • O que ele levou na mochila:

– havaiana;

– outra sunga;

– outra bermuda;

– 2 camisas de manga longa;

– boné;

– cuecas;

– roupa simples para dormir;

– um par de meias grossas;

– toalha.

Travessia dos Lençóis Maranhenses

OUTROS ITENS:

 

– lanterna;

– carregador de celular e de máquina fotográfica;

– canivete;

– antisséptico.

Observação importante: além das bebidas, não é possível comprar nada nos oásis. Portanto, leve tudo aquilo que você vai precisar, incluindo remédios de uso pessoal.

Travessia dos Lençóis Maranhenses

DICAS FINAIS E DESCONTOS

Você vai perceber que um tantinho de roupa e de coisas já dá um peso considerável na mochila. Dica: nem pense em levar livros, porque acabam pesando muito.

O peso da mochila foi uma das minhas maiores dificuldades na travessia, especialmente no último dia, em que as costas estavam já cansadas de carregar peso e de dormir em rede à noite. Então, recomendamos fortemente que você leve realmente somente itens necessários.

Lembre-se de colocar todos os itens da sua nécessaire em potinhos menores, em quantidade suficiente apenas para 3 dias. E pense também que é melhor repetir uma roupa, se for o caso, do que ficar colocando muito peso na mochila.

Travessia dos Lençóis Maranhenses

Se você ainda não leu o nosso artigo falando sobre os prós e contras de fazer essa travessia, dá uma olhada aqui.

Como dissemos, nós fizemos a travessia dos Lençóis Maranhenses como parte final da viagem da Rota das Emoções, que inicia em Jericoacoara. De lá, alugamos um carro na Rentcars.com e seguimos viagem até Barreirinhas, parando no Delta do Parnaíba, em Camocim e vários outros lugares. Sugerimos que você faça o mesmo. Inclusive, ao contrário do que muita gente pensa, é possível fazer este trajeto em um carro simples 1.0, sem tração.

É claro que, em uma viagem tão extrema em local inóspito, o ideal é que você faça um seguro viagem. O pessoal da empresa Paraíso do Caju é super preparado e conhece a comunidade local como ninguém, mas é sempre melhor prevenir, né? Recomendamos sempre os seguros de viagem da SegurosPromo. Você consegue comparar várias operadoras e ganha 5% de desconto com nosso cupom NOSSOMUNDO5 ! Clique aqui e confira!

Travessia dos Lençóis Maranhenses

Se você quiser explorar outros parques nacionais no Brasil, recomendamos bastante o Parque Nacional de Fernando de Noronha, que possui um dos melhores mergulhos do mundo. Contamos tudo neste post aqui!-

Qualquer outra dúvida, pode escrever pra gente aqui no nosso instagram. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas sobre o que levar na mochila para a travessia dos Lençóis Maranhenses! 😊

Até a próxima aventura,

Carol e Babinho

 

 

 

 

Planeje sua viagem

chip internacional

INTERNET NO EXTERIOR

seguro viagem

SEGURO VIAGEM

aluguel de carro

ALUGUEL DE CARRO

passagens aereas

PASSAGENS AÉREAS

Rolar para cima