Por Carol e Babinho

Roteiro de Fernando de Noronha: o que fazer na ilha em 3 ou 4 dias

Roteiro de Fernando de Noronha: o que fazer na ilha em 3 ou 4 dias

Roteiro de Fernando de Noronha - o que fazer em Fernando de Noronha

Fernando de Noronha é, sem dúvida, um dos lugares mais incríveis do Brasil e do mundo. Tem muita coisa pra fazer na ilha, especialmente debaixo d’água. Já fomos 3 vezes à ilha e, neste artigo, vamos te descrever o roteiro de Fernando de Noronha de 3 ou 4 dias que julgamos ideal.

(Para acessar o nosso artigo com o roteiro de 5 a 7 dias dias na ilha, clique aqui).

Mas, prepare-se: este roteiro abaixo é bem diferente dos roteiros de Fernando de Noronha que você costuma ver por aí. Sempre que possível, nós preferimos fazer os passeios por conta própria, explorando o local no nosso próprio ritmo.

Por isso, neste artigo, você não encontrará sugestões para fazer alguns dos passeios mais famosos da ilha: como, por exemplo, o Ilha Tour ou um passeio de barco. Nós não gostamos nenhum pouco deste tipo de passeio e, como você sabe, nossa honestidade com os nossos leitores é uma das nossas marcas registradas.

Roteiro de Fernando de Noronha - o que fazer em Fernando de Noronha
Nossa pequena curtindo Noronha na barriga da mamãe

Não vemos sentido em fazer um passeio de barco (pago, com pessoas desconhecidas e com horário cronometrado pra tudo) que vai te levar aos exatos mesmos lugares que você pode ir por terra, explorando tudo no seu próprio ritmo.

Então, já adiantamos logo: se você quer roteiros tradicionais, que simplesmente reproduzem o que vemos em massa por aí, este artigo não é pra você. Por outro lado, se você gosta de aventuras, de liberdade e de atividades além do óbvio, fica com a gente que este artigo vai te surpreender.

Além disso, você vai perceber que a maioria dos passeios que indicamos aqui são gratuitos. Não nos importamos de pagar por um passeio, desde que valha a pena. Mas não espere que a gente indique, por exemplo, um tour pago de snorkel, sendo que é plenamente possível simplesmente entrar na água e fazer o snorkel por conta própria.

Roteiro de Fernando de Noronha - o que fazer em Fernando de Noronha
Olha o tamanho dessa tartaruga! 🙂

Além disso, procuramos dividir o roteiro de Fernando de Noronha pensando na otimização do seu deslocamento. Por isso, se você tem uma atividade na ilha pela parte da manhã, por exemplo, nossa sugestão é que você explore aquela mesma região no restante do dia. Isso economizará tempo, energia e dinheiro.

Mas, antes de você ler este artigo, sugerimos que você comece a leitura pelo nosso artigo “Guia completo de Fernando de Noronha”, que contém todas as informações de que você precisa saber para programar sua viagem à ilha.

Se você ainda não leu o artigo acima, acesse-o aqui. Nele, você encontrará tudo sobre a melhor época para ir, taxas obrigatórias para entrar na ilha, onde ficar em Noronha, como se locomover na ilha, como agendar trilhas no ICMBio, preços de Noronha e etc…

Roteiro de Fernando de Noronha - o que fazer em Fernando de Noronha
Mergulhos inesquecíveis!

Além disso, nós gostamos tanto de fazer mergulho e snorkel que temos um artigo exclusivamente sobre isso. Nele, relatamos os melhores pontos de snorkel da ilha, te explicando direitinho onde ficam os animais, em cada praia.

E também falamos sobre o mergulho de cilindro, inclusive o noturno! Se você quer um artigo completamente inovador sobre a vida marinha de Noronha, acesse o nosso artigo neste link aqui.

Pois bem, vamos lá falar sobre o roteiro de Fernando de Noronha de 3 ou 4 dias?

Para acessar opções de hospedagem na ilha, clique aqui.

Pousada del Mares, onde nos hospedamos

ROTEIRO DE FERNANDO DE NORONHA

Há alguns fatos que precisamos esclarecer sobre o nosso roteiro de Fernando de Noronha. O primeiro deles é que, como você deve ter lido no nosso Guia completo sobre a ilha, a época que você vai a Noronha influencia muiiito na sua visita.

Se você ainda não sabe disso, leia tudo no artigo para não dar mancada na viagem. Então, no roteiro de Fernando de Noronha de 3 ou 4 dias que vamos falar abaixo, estamos partindo do princípio que você estará indo na época em que o mar de dentro está mais calmo e, portanto, apto para banho e snorkel.

Piscina natural do Morro São José (é preciso agendamento no ICMBio)

O outro fator é que Noronha possui diversas trilhas bem bacanas, mas, para percorrê-las, é preciso fazer um agendamento com antecedência no ICMBio. O ideal é que este agendamento seja feito assim que você chegar à ilha, pois as vagas são limitadas e costumam acabar bem rápido.

Portanto, vale o registro de que, embora não esteja no roteiro de Fernando de Noronha abaixo, se você quiser fazer alguma trilha que requeira agendamento no ICMBio, é bom separar a tarde do primeiro dia exclusivamente para isso.

Outra questão que é preciso pontuar é que, como você pode ler no nosso guia completo de Fernando de Noronha debaixo d’água, nós recomendamos fortemente que você faça um curso de mergulho antes de ir pra ilha.

Mergulho em Fernando de Noronha
Um dos melhores lugares do mundo pra mergulhar!

Isso porque esta é a única maneira de aproveitar 100% do que a ilha tem a oferecer. Mas, neste artigo, vamos fazer um roteiro de Fernando de Noronha sem o mergulho de cilindro incluído. E, ao final, incluiremos observações que vão ajudar aqueles que vão mergulhar. Ok?

E, por fim, é bom deixar claro que não recomendamos ficar apenas 3 ou 4 dias na ilha. Tem muita coisa super bacana pra fazer em Noronha. Nossa sugestão é ficar pelo menos 5 dias (clique aqui para ler o roteiro de 5 a 7 dias na ilha). Mas, se você só puder ficar 3 ou 4, o roteiro abaixo vai te ajudar a aproveitar o melhor da ilha no tempo disponível.

Perceba que os dias estão bem corridos, porque, afinal, tentamos colocar tudo o que consideramos imperdível nestes dias. Então, prepare-se pra acordar cedo e curtir até o fim do dia! 🙂

Onde ficar em Fernando de Noronha
Área externa da Pousada del Mares, onde nos hospedamos

Vamos lá? Vamos começar pelo roteiro de 3 dias e depois falar sobre o roteiro de 4 dias.

ROTEIRO DE 3 DIAS EM FERNANDO DE NORONHA

 

  • DIA 1:

Praias do Cachorro, Meio e Conceição (excelente pra snorkel com tubarões e arraias)

Buraco do galego (famoso no Instagram)

Lasca da Velha

Pôr do sol no Bar do Meio (mais badalado da ilha)

Jantar no Cacimba Bistrô

Bar do Cachorro ou Muzenza

Fernando de Noronha
Praias do Meio e Conceição

A ideia é começar visitando as praias mais acessíveis da ilha: Cachorro, Meio e Conceição. Se você estiver hospedado na Vila dos Remédios (clique aqui para ler o artigo em que falamos porque acreditamos que este é o melhor local da ilha para se hospedar), percorrerá todas estas praias caminhando.

Lembre-se que isto não é um “check-list” de atrativos. Passar rapidamente caminhando por cada uma das praias será bem rápido, mas você não vai aproveitar nada. Portanto, nossa sugestão é, de fato, curtir estas praias, que são deliciosas.

Na Praia do Cachorro, tem estrutura de barraca de praia e tem também muitas arraias na areia. Dá pra passar um tempão lá se divertindo com elas (com responsabilidade, é claro). Tem também o famosíssimo Buraco do Galego, uma piscina natural de água cristalina.

Fernando de Noronha
Famosíssima piscina natural do Buraco do Galego

O Buraco do Galego ficou muito famoso nos últimos anos no Instagram, e até Neymar e Bruna Marquezine tiraram uma foto nele há algum tempo. É uma piscininha bacana, mas a fila para tirar foto está enorme. (veja na imagem acima)…

Um pouco mais adiante, tem a Lasca da Velha, uma piscina natural bem menos famosa que o Buraco do Galego, mas tão bonita quanto. Tem como ir pelas pedras, mas o caminho é bem mais difícil de acessar que o Buraco.

Como estávamos grávidos, preferimos não arriscas nas pedras. Mas fomos nadando e foi bem tranquilo. Pergunte aos nativos na Praia do Cachorro como fazer pra chegar na Lasca da Velha que eles dão todas as dicas!

Lasca da Velha
Lasca da Velha vista de cima (tá vendo as pessoas ali dentro?)

Na Praia da Conceição, nas pedras que fazem divisa com a Praia do Meio, costuma ter tubarões, muitos peixes e tartarugas. É um dos nossos pontos preferidos de snorkel na ilha. Há uma estrutura de guarda-sol e cadeiras, mas tem também uma sombrinha pra quem preferir.

A Praia do Meio é super linda também, mas mais vazia. Não tem estrutura e também não é ponto de snorkel, mas é perfeita pra quem quer curtir uma praia exclusiva e tranquilíssima de águas cristalinas.

Depois de aproveitar estas três praias como preferir, a sugestão é assistir ao pôr do sol no Bar do Meio – que é, provavelmente, o lugar mais badalado da ilha pra isso. Mas, fique bastante ligado, algumas mesas lá possuem a consumação mínima de R$ 500 para assistir ao pôr do sol.

Roteiro de Fernando de Noronha - o que fazer em Fernando de Noronha
Nesta foto, dá pra ver direitinho o Bar do Meio, bem na divisa da Praia do Meio e Conceição

Isso mesmo, R$ 500. Se você estiver em um grupo grande, acho que pode valer a pena. Mas, pra um casal ou uma família, achamos inviável. Portanto, fique ligado nestas dicas preciosas que vamos dar agora.

Algumas mesas, que ficam na “parte de cima”, um pouco mais distante da praia, não possuem consumação mínima. E taí o pulo do gato! Na verdade, a parte que não exige consumação mínima e a que exige ficam uma do lado da outra.

Por isso, se você conseguir pegar uma boa mesa na parte sem consumação, pode ser que fique a menos de um metro de distância da pessoa que pegou uma mesa mais ao fundo da parte que paga consumação. Deu pra entender? Vou tentar dar um exemplo:

Onde comer em Noronha
Assistindo ao pôr do sol no Bar do Meio

Seria mais ou menos assim: imagine um salão com 100 mesas. As primeiras 50, que ficam mais distantes da praia, não exigem consumação mínima. E as outras 50, que possuem a melhor vista, exigem.  (Nós não sabemos quantas mesas têm no Bar do Meio; foi só um exemplo pra explicar o raciocínio).

Então, a dica é: chegue cedo e pegue a melhor mesa possível que não pague consumação. 🙂 A gente chegou às 16:30hs e pegamos a última mesa sem consumação da melhor fileira possível. Umas 17:40hs, já não havia mais nenhuma mesa sem consumação disponível.

A gente achou as entradinhas no Bar do Meio bem caras – por exemplo:  uma porção de 6 pasteizinhos pequenos de queijo custava R$ 90; pastel de camarão, R$ 120. Por isso, preferimos pedir apenas uma sobremesa.

Onde comer em Noronha
Comendo uma sobremesa no Bar do Meio

Pedimos um sorvete da casa de tapioca com calda de frutas vermelhas e doce de leite. Tava tão boa que repetimos: dessa vez, sorvete da casa de coco com brigadeiro. Cada uma custou R$ 50. Achamos que foi uma boa pedida.

E, para quem assistir ao pôr do sol naquela localização e não está a fim de consumir nada no Bar do Meio, a melhor opção é ficar em frente ao Bar, na praia mesmo, sentada nas pedras, na areia ou na sua canga. Muita gente faz isso e dá super certo também!

Para o jantar da primeira noite, nossa sugestão é o Cacimba Bistrô, que fica bem no centro da Vila dos Remédios. Se você já tiver tomado um banho na pousada antes de ir pro Bar do Meio, como nós fizemos, pode ir inclusive direto pro Cacimba.

Onde comer em Noronha
Risoto delicioso no Cacimba Bistrô

Como lá fica bastante cheio, inclusive esta é uma boa solução pra chegar cedo e garantir lugar. Chegamos às 18:30hs e pegamos a última mesa lá fora (na parte interna do restaurante, ainda havia vaga). Pedimos um risoto de polvo (R$ 147,00), que estava fenomenal.

Ali do ladinho do Cacimba Bistrô, estão o Bar do Cachorro – a balada mais famosa da ilha – e o Muzenza, bem ao lado da igreja. Nós amamos o forró do Bar do Cachorro há alguns anos. Uma delícia! Dessa última vez, em 2022, não fomos, porque eles só liberam a entrada a partir das 23hs e a grávida aqui já estava precisando dormir pra recarregar as energias, rs…

Mas, para os casais ou grupos de amigos, recomendamos bastante. A ilha inteira se reúne ao final do dia ou no Bar do Cachorro ou no Muzenza (que começa mais cedo) pra se divertir. É um ótimo jeito de aproveitar a noite de Noronha!

Praia do Porto - Fernando de Noronha
Snorkel na Praia do Porto, sensacional!
  • DIA 2:

Praia do Porto (vá nadando até o naufrágio e veja muiiitas tartarugas gigantes no caminho)

Passeio de Canoa Havaiana (encontro com golfinhos)

Almoço: PF da Tia Regina (uma das comidas mais baratas de Noronha!)

Trilha do Morro São José (gratuita e dá acesso a uma piscina natural incrível)

Enseada dos tubarões

Jantar no Xica da Silva (sugerimos o prato mais pedido da ilha: peixe mestiço)

Com certeza, este é um dos dias mais legais possíveis pra se viver na ilha. A Praia do Porto é um espetáculo: confessamos que é a única praia no mundo que conhecemos que fica em um porto e é excelente pra banho e pra snorkel.

trilha do Morro São José - Fernando de Noronha
Piscina natural da trilha do Morro São José

Na Praia do Porto, tem a opção de fazer snorkel e ver muitas tartarugas gigantes, bem pertinho da praia. Muitas mesmo! Também tem um naufrágio muito bacana. Se você nada bem e é confiante, dá pra ir nadando até lá. Nós fomos, inclusive quando eu tava grávida de 6 meses.

Algumas operadoras vendem batismo de mergulho de cilindro na Praia do Porto, mas, como explicamos no nosso artigo “Guia completo de snorkel e mergulho de cilindro em Noronha”, nós não recomendamos que você mergulhe lá.

Fazer um snorkel sem hora marcada na Praia do Porto é a melhor opção, sem dúvidas. Nós alugamos 2 nadadeiras lá mesmo por R$ 40 (depois, descobrimos que alugar com a Felipinha, da Pousada del Mares, onde ficamos hospedados, era muito melhor…)

Canoa havaiana Noronha
Nosso passeio de canoa havaiana, que amamos. Não consegui virar na foto por conta da barriga, rs…

Também há outro passeio super bacana saindo da Praia do Porto, que é a canoa havaiana. Nós fizemos com a Noronha Canoe Clube e gostamos bastante. O passeio de 2 horas custou R$ 180 por pessoa (em julho de 2022) e duração de 2 horas.

Você tem a oportunidade de conhecer várias praias da ilha remando (vai do Porto até a Conceição). Além disso, os guias param nos melhores pontos de snorkel. Na nossa opinião, vale muito mais a pena fazer um passeio assim do que um passeio de barco.

Inclusive, este vídeo aqui foi feito em uma das paradas para banho da canoa havaiana. Olha só o tamanho desse tubarão descansando na Praia do Porto.

O que fazer em Fernando de Noronha - canoa havaiana
Frame de um vídeo que fizemos ao lado dos golfinhos, na canoa havaiana

Mas o ponto alto do passeio de canoa são mesmo os golfinhos. A maior chance de encontrá-los é no passeio do nascer do sol ou das 09hs da manhã (há a opção do pôr do sol também, mas é mais raro encontrar os golfinhos).

É uma experiência incrível remar ao lado dos golfinhos em um paraíso como Noronha. Eles passam bem pertinho da canoa mesmo. Acaba que todo mundo para de remar para admirar e tirar foto, rs. Não é possível cair na água e nem persegui-los. O ICMBio leva a preservação da espécie muito a sério na ilha! Ainda bem!

Lá na Praia do Porto mesmo, você pode almoçar no PF da Tia Regina, que é, com certeza, uma das comidas mais baratas da ilha (por volta de R$ 35). É simples, mas super gostosa. Comemos uma feijoada.

Enseada dos Tubarões
Enseada dos Tubarões: quantos tubarões juntos você consegue contar? 😱

E, ao lado da Praia da Porto, é o ponto de partida da trilha do Morro São José. Lembre-se que, para fazê-la, é preciso ter feito, com antecedência, o agendamento no ICMBio. Se você está perdido em relação a este agendamento, clique nesse link para acessar o nosso artigo que explica tudo sobre isso.

A piscina natural da trilha do Morro São José é a mais incrível da ilha – e ainda é gratuita e pouquíssimo conhecida. Há a possibilidade de ser feita a pé ou a nado, a depender da maré. Nós queríamos muito ter feito a nado, mas só havia a possibilidade de fazê-la a pé.

A trilha é intermediária (fizemos com 6 meses de gravidez). Fique ligado, porque não dá pra ir de chinelo. Tem que ir andando sobre as pedras, prestando bastante atenção pra não escorregar. O ideal é usar bota de trekking ou sapatilha de Neoprene (das mais resistentes!).

Trilha do Morro São José
Trilha do Morro São José

Mas o visual é incrível, vale muito a pena. A piscina é maravilhosa, super preservada e fica vazia – bem diferente do Buraco do Galego, por exemplo. Vimos dois polvos intocados dentro dela e nos divertimos bastante.

Pra finalizar a programação do dia, vale a pena passar na enseada dos tubarões e perder as contas de quantos deles dá pra ver lá de cima. Este é um local em que não é possível tomar banho, apenas apreciar a vista. E, pra fechar com chave de ouro, assista ao famoso pôr do sol na igrejinha.

Mapa de Fernando de Noronha

Perceba que, como você pode ver no mapa, toda esta programação do segundo dia fica bem perto uma da outra e pode ser feita toda a pé. É um dos lugares mais legais da ilha e que poucas pessoas exploram. Consideramos um dia imperdível!

É claro que, se você vai passar, por exemplo, 4 dias na ilha e conseguiu o agendamento da trilha do Morro São José para o último dia de viagem, o melhor a ser feito é transferir toda esta programação acima para este dia. Isso vai economizar seu tempo, dinheiro e energia.

Ah, vale lembrar que tem uma parada de ônibus bem em frente à Praia do Porto e, portanto, este é um ótimo dia para andar de ônibus e/ou táxi – e um péssimo dia para alugar buggy. Você pode fazer tudo a pé e o buggy ficará parado durante a maior parte do tempo.

Piscina natural do Morro São José
Piscina natural do Morro São José

Se você quiser almoçar em um local mais bacana ao sair da Praia do Porto, tem a opção do Varandas, ali pertinho (a pé fica um pouquinho distante… se não estiver de buggy, melhor pegar o ônibus ou táxi).

Nossa sugestão pro jantar é experimentar o prato mais pedido da ilha: o Peixe Mestiço, do Restaurante Xica da Silva, que fica na Vila dos Remédios (da Pousada del Mares, onde ficamos hospedados, fomos andando até lá).

O Peixe Mestiço é um peixe com pesto e purê de jerimum recheado com camarão. Como eu não sou muito fá de jerimum, pedimos pra trocar e eles ofereceram purê de batata. Tava realmente uma delícia e custou R$ 109,00.

Onde comer em Noronha
Prato mais pedido da ilha: Peixe Mestiço, do Xica da Silva. Vale muito a pena!

Vamos para o terceiro dia do nosso roteiro de Fernando de Noronha?

  • DIA 3:

Praia do Sancho, Baía dos Porcos e Praia da Cacimba do Padre

Almoço na Praia da Cacimba: Barraca da Goreth

Jantar no Cigana do Cajueiro (restaurante novo e descolado)

Baía dos Porcos - Fernando de Noronha
Baía dos Porcos

O terceiro dia do nosso roteiro inclui dois dos lugares mais famosos da ilha: a Praia do Sancho e a Baía dos Porcos. Embora sejam um ao lado do outro, o acesso dos dois lugares é totalmente diferente. Fique ligado nisso!

A Praia do Sancho está sempre figurando entre as praias mais lindas do mundo. E é mesmo! É uma praia paradisíaca, com água cristalina, muita vegetação e, como o acesso é difícil e controlado, nunca está lotada.

Para chegar na Praia do Sancho, é preciso descer duas fendas bem estreitas, que são o terror dos claustrofóbicos. Há escadas que auxiliam a descida; portanto, desde que você desça com atenção, é um local seguro.

O que fazer em Noronha
As famosas fendas da Praia do Sancho

Não é recomendado pra pessoas com dificuldade de locomoção e pra pessoas que têm problema com espaços apertados, como os claustrofóbicos. A parte realmente apertada é bem curta, mas tem muita gente que acaba travando na hora da descida ou da subida.

Por essa razão, não leve mochilas muito grandes pro Sancho e veja se está disposto a descer com crianças pequenas. Nós vimos famílias descendo inclusive com bebês de colo, mas confesso que não sei se levaria nossa filhinha muito pequena pra lá…

Uma informação importantíssima é checar os horários de subida e de descida. São somente duas fendas: uma um pouco mais acima e outra mais abaixo. Por essa razão, o ICMBio controla a subida e a descida. Veja na foto abaixo os horários exatos:

Praia do Sancho - Fernando de Noronha
Horários de subida e de descida da Praia do Sancho

Nós chegamos às 08:30hs e fomos uns dos primeiros a chegar. Pegamos a praia só pra gente, acreditam? Um sonho. Antes de chegar à fenda que dá acesso à Praia do Sancho, há uma passarela super bonita que te leva até um mirante da Baía dos Porcos.

Não é o melhor mirante para fotos, porque possui uma grade, mas é, com certeza, o de mais fácil acesso. E a vista da Baía dos Porcos é espetacular! Este acesso é todo feito em passarela e  tudo é super organizado e limpo.

Há alguns guias que fazem snorkel guiado à direita, na Praia do Sancho. Pessoalmente, acreditamos que seja possível fazer o snorkel por conta própria. Basta apenas uma máscara e, se tiver nadadeiras, melhor ainda. É bem tranquilo mesmo.

Praia do Sancho
Passarela que dá acesso à Praia do Sancho

Preste atenção ao fato de que, embora seja possível acessar o Mirante da Baía dos Porcos pela Praia do Sancho, o acesso à Baía dos Porcos é feito por outro local. É preciso pegar táxi e/ou ônibus para ir de um lugar ao outro.

Para quem vai de ônibus: fique ligado!  A parada da Praia do Sancho fica um pouco distante. É preciso andar em uma estrada de terra para chegar à praia. E uma informação importantíssima é que a praia é totalmente rústica, sem estrutura. Não tem absolutamente nada pra vender ou alugar.

Pois bem, a segunda parada do dia é a famosíssima Baía dos Porcos, cartão-postal de Noronha. Pense em um lugar lindo! O acesso de carro da Baía dos Porcos é o mesmo da Praia da Cacimba do Padre.

Roteiro de Fernando de Noronha - o que fazer em Fernando de Noronha
Baía dos Porcos

Ao chegar, à sua esquerda, estará a Baía; à sua direita, a Cacimba do Padre. A única maneira de chegar atualmente à Baía dos Porcos é nadando, a partir do finalzinho da praia da Cacimba. Ou, se você preferir curtir só a vista, pode acessar o Mirante da Baía dos Porcos pelas pedras.

Algumas pessoas vão com guia, mas é bem tranquilo pra ir sem guia. Basta subir as pedras com cuidado e aproveitar o visual lá de cima! É um dos lugares mais lindos da ilha pra tirar foto, então costuma ficar bastante cheio.

Um guia do ICMBio fica nas pedras prestando bastante atenção em quem está na água. Eles recomendam entrar de colete e de nadadeira, por conta da correnteza. Entramos só de nadadeira e foi tudo certo.

Roteiro de Fernando de Noronha - o que fazer em Fernando de Noronha
Baía dos Porcos por dentro da água

No snorkel, vimos cardumes enormes de sardinhas e algumas arraias. E fomos nadando até a areia da Baía dos Porcos e ficamos um tempo lá. Não havia mais ninguém além da gente. Apesar de ser relativamente tranquila, nem todo mundo encara a nadada até lá…

Para almoçar, há duas opções na Cacimba: o restaurante Abençoado (dos mesmos donos do famoso Restaurante Mergulhão – ambos com preços bastante salgados) e a Barraca da Gorete, onde comemos e recomendamos.

Comemos um peixe indivudual – R$ 80 (arroz, feijão, farofa, salada, macaxeira frita e peixe assado na folha de bananeira). Comida caseira, mas muito gostosa. E eu comi um açaí com granola por R$ 30, em uma barraquinha logo ao lado.

onde comer em Noronha
\

Dica preciosa: se você for passar mais de três dias na ilha, nossa sugestão é dividir: em um dia,  ir à Praia do Sancho e, no outro, ir à Baía dos Porcos, Cacimba do Padre e Bode. A Praia do Bode é um pouco mais afastada, mais exclusiva e também tem barraca de praia. Explicamos em detalhes logo abaixo, no roteiro de Fernando de Noronha de 4 dias.

Pra finalizar o terceiro dia, nossa sugestão é ir jantar em um dos restaurantes mais novos e descolados da ilha: o Cigana do Cajueiro. Gostamos muito dele! Tem uma decoração bem jovem, meio cigana, meio turca, com um toque do Oriente Médio, rs.

O atendimento é maravilhoso e a comida divina. Pedimos um polvo mediterrâneo no azeite, com batatas rústicas e um complemento de chips de batata doce. Huuum! O Cigana do Cajueiro ainda está fora da rota dos restaurantes mais tradicionais da ilha, mas deveria entrar nela. Pra gente, está com certeza entre os melhores de Noronha.

Onde comer em Noronha
Polvo delicioso no Restaurante Cigana do Cajueiro

Bom, esta é a nossa sugestão pra conseguir comprimir, em apenas 3 dias, vários dos programas mais incríveis da ilha. Mas, como dissemos acima, 3 dias é muito pouco pra esse lugar mágico. Abaixo, nosso roteiro de Fernando de Noronha de 4 dias. Veja que um dia a mais vai fazer toda a diferença!

ROTEIRO DE 4 DIAS EM FERNANDO DE NORONHA

Repita os dias 1 e 2 do roteiro acima!

  • DIA 3:

Praia do Sancho

Rodar de buggy as praias do mar de fora: Sueste e Leão OU assistir ao pôr do sol no Forte do Boldró.

Jantar no Cigana do Cajueiro

 

  • DIA 4:

Baía dos Porcos, Praia da Cacimba do Padre e do Bode

Almoço na Barraca da Goreth

Jantar no Zé Maria

Baía dos Porcos - Fernando de Noronha
Baía dos Porcos

Como a Praia do Sancho, a Baía dos Porcos e a Cacimba do Padre estão entre os principais pontos da ilha, nossa sugestão é, para quem tem mais de 3 dias na ilha, dividir estes atrativos em dois dias. Apesar de o Sancho e a Baía dos Porcos serem um ao lado da outro, o acesso é diferente.

Por isso, recomendamos fazer assim:

Dia 3 do roteiro: ir à Baía dos Porcos e às praias da Cacimba do Padre, Bode e Americano.

Dia 4: ir à Praia do Sancho e visitar de buggy o outro lado da ilha ou aproveitar o final da tarde para assistir ao por do sol no Forte do Boldró.

O que fazer em Noronha

Como falamos acima, chegando à Cacimba do Padre, o acesso à Baía dos Porcos é feito pela água, à esquerda da praia.  Dá pra passar o dia fazendo snorkel na Baía e curtindo a Praia da Cacimba, que tem estrutura de barraca (R$ 70,00 o aluguel do guarda-sol pra passar o dia – preço de julho de 2022).

Para quem gosta de explorar, dá pra ir andando da Cacimba até as praias do Bode e Americano. É uma caminhada deliciosa e, conforme você vai andando, vai encontrando menos pessoas e mais privacidade. São praias que poucas pessoas vão e valem muito a pena. Vá além do óbvio! 🙂

Também dá pra ir até o Boldró, mas precisa passar pelas pedras e a caminhada não é tão simples assim. Não fomos por conta da gravidez, mas, se não estivéssemos grávidos, teríamos ido. Muitas pessoas fazem esse trajeto, mas ele requer mais disposição e espírito de aventura.

Praia do Sancho
Nossa pequena curtindo a Praia do Sancho 🙂

No dia seguinte, o ideal é curtir bastante a Praia do Sancho, respeitando os horários de subida e de descida. Lembre-se que este roteiro de Fernando de Noronha é pra quem quer aproveitar a ilha de fato – e não pra quem quer passar correndo pelas praias somente para dizer que visitou.

Nossa sugestão é aproveitar este dia pra alugar um buggy pra conhecer o outro lado da ilha (Praias do Sueste e do Leão). Para acessar o nosso artigo em que falamos em detalhes sobre o aluguel de buggy na ilha, clique aqui.

Se você estiver sem buggy e não quiser conhecer estas praias do mar de fora (que, provavelmente, estarão impróprias pra banho, pelas condições do mar), aproveite o resto da tarde para ir à Praia do Boldró, assistir ao pôr do sol mais famoso da ilha!

Onde comer em Noronha
Pedindo à la carte no Restaurante Zé Maria

Para fechar a última noite em Noronha, recomendamos jantar no restaurante da Pousada do Zé Maria. Mas vamos, mais uma vez, discordar da maioria. Vemos muitas pessoas indicando o festival do Zé Maria, mas nós optamos pelo menu à la carte. Funciona assim:

O Festival da Pousada Zé Maria é muiiito famoso em Noronha. Ele ocorre às quartas-feiras e sábados e é um festival com bastante fartura e tem todo tipo de comida possível: frutos do mar, lagosta, camarão, sushi, comida regional, tudo o que você imaginar.

Você pode comer quanto quiser e as comidas ficam servidas, como em um buffet à vontade, durante todo o tempo. Custa R$ 289, 00 por pessoa (valor de julho de 2022). Por que, então, nós optamos por pedir um prato à lá carte?

Festival do Restaurante Zé Maria (foto: Pousada Zé Maria)

Em primeiro lugar, pelo preço. Uma água de coco ou um refrigerante no restaurante sai por R$ 10. Isso significa que um casal que coma o festival e beba um refrigerante cada pagará o valor de R$ 660.

Nós pagamos uma conta de R$ 160 para comer um prato pra duas pessoas (peixe alquimia – R$ 131,98), com bebidas. Tava simplesmente delicioso: lombo de peixe assado, camarões grelhados com banana, legumes, castanha de caju, alcaparras e mel servido com arroz flocado. Perceba que daria pra jantar à lá carte mais de quatro vezes no Zé Maria com o valor do festival.

Por outro lado, também é muito verdade que nós não comemos no festival pra poder opinar se, de fato, vale ou não a pena. Mas ouvimos muitos relatos de nativos da ilha dizendo que este é um programa mais voltado aos turistas mesmo.

O prato que pedimos no Zé Maria à lá carte e estava delicioso! (foto: Pousada Zé Maria)

Além disso, vimos algumas fotos que não chamaram a nossa atenção. Aquela mesa com todo tipo de comida, muita quantidade, muitas pessoas e muitas selfies. Preferimos ir em um dia mais vazio, mais reservado e escolher um prato que, de fato, a gente quisesse comer.

Na nossa opinião, foi uma escolha mais do que acertada! Inclusive, vale dizer que, por incrível que pareça, foi o melhor custo-benefício que encontramos na ilha. Pagamos R$ 131,98 por um prato pra duas pessoas – este costuma ser o valor de um prato individual em Noronha.

Na outra vez que fomos a Noronha, pedimos a paella e estava simplesmente divina! Além destes dois pratos que pedimos, o baião de 8 (com 8 tipos diferentes de frutos do mar) é também muito pedido no restaurante da Pousada Zé Maria.

De fato, o restaurante da Pousada do Zé Maria é muito gostoso. Então, cabe a você decidir, a depender do seu estilo, se o melhor é ir no festival ou pedir à lá carte no menu.

Roteiro de Fernando de Noronha - o que fazer em Fernando de Noronha
Área externa da Pousada del Mares

Pois bem, estas são as nossas dicas para um roteiro de Fernando de Noronha super otimizado –  de acordo com as nossas experiências em 3 vezes na ilha e com o tipo de passeio de que gostamos de fazer. Mas…

E se você estiver mergulhando de cilindro? Bom, neste caso, nós recomendamos fortemente que você passe mais do que 4 dias na ilha. Se você for um mergulhador credenciado, cada saída de barco contemplará dois mergulhos e ocupará uma manhã inteira.

Como as embarcações saem e voltam da Praia do Porto, nossa sugestão é que você aproveite o dia do mergulho do cilindro pra aproveitar esta região. Lembra que falamos sobre isto acima?

Mergulho de cilindro em Fernando de Noronha

Por ali, dá pra fazer snorkel sensacional na Praia do Porto (inclusive no naufrágio), dá pra fazer a trilha do Morro São José (desde que você tenha agendado previamente no ICMBio), dá pra fazer canoa havaiana e ver golfinhos, ir à Enseada dos Tubarões, assistir ao pôr do sol na igrejinha e por aí vai…

E, se você for mergulhar mais de um dia, nossa sugestão é que você mergulhe em dias alternados, porque mergulhar cansa bastante. E, por último, fique ligado: não se pode voar nas 24 horas após fazer um mergulho, hein?

DICAS FINAIS

Se você tiver mais tempo na ilha, aproveite cada minuto. Clique aqui para ler o nosso artigo completíssimo com um roteiro de 5 a 7 dias em Noronha.

Para acessar as melhores opções de hospedagem em Noronha, clique aqui.

Para acessar o nosso artigo “Guia completo sobre Fernando de Noronha”, com todas as informações de que você precisa pra planejar sua viagem à ilha, clique neste link aqui. E, para acessar o nosso artigo mais divertido da ilha, com todas as dicas de snorkel e mergulho de cilindro em Noronha, clique aqui.

Se você curte mergulho e animais marinhos, não pode deixar de ler nossos artigos sobre as Maldivas. São, atualmente, o material mais completo disponível online em Português sobre as ilhas. Vamos muito além apenas do bangalô sobre as águas: falamos sobre mergulhos com tubarões baleias, dezenas de arraias manta gigantes e por aí vai. Para acessá-los, clique aqui.

Caso o seu voo para essa ou qualquer outra viagem tenha sido alterado ou dado overbooking, sugerimos uma leitura no nosso artigo que explica como ganhamos mais de R$ 14.000,00 em indenizações de companhias aéreas, sem entrar na justiça, apenas por procedimentos administrativos. Mas, se você preferir ajuda para requerer seus direitos, indicamos a Voe Tranquilo, que cuida de tudo pra você e só cobra pelo serviço se você receber o valor a que tem direito.

Roteiro de Fernando de Noronha - o que fazer em Fernando de Noronha
Uma arraia maior que eu…

Qualquer dúvida que você tenha sobre Noronha, fala com a gente lá no nosso Instagram. Teremos o maior prazer em trocar uma ideia com você sobre esse paraíso.

Até a próxima aventura,

Carol e Babinho.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Booking.com

1 comentário em “Roteiro de Fernando de Noronha: o que fazer na ilha em 3 ou 4 dias”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem Somos

cópia de 130729_4998-1024x1536.jpg

Olá! Somos Carol e Babinho, um casal parceiro, que ama experiências inusitadas pelo Brasil e pelo mundo - especialmente ligadas a aventura, esportes e natureza.
Saiba mais

Booking.com

Planeje sua viagem

chip internacional

INTERNET NO EXTERIOR

seguro viagem

SEGURO VIAGEM

aluguel de carro

ALUGUEL DE CARRO

passagens aereas

PASSAGENS AÉREAS

Rolar para cima