Por Carol

Como foi caçar trufas negras na Grécia

Grécia: fomos à caça de deliciosas e raras trufas negras

Caçar trufas negras na Grécia

O conceito de aventura pode ser bem eclético – nem sempre significa cabelos ao vento, ritmo acelerado ou exaustão física. Tem aventura que aquece mesmo é por dentro, que tem cheiro de acolhimento, que tem gosto de restaurante muitas estrelas Michelin. Caçar trufas – o cogumelo mais caro do mundo – talvez soe bastante ousado, mas a verdade é que é uma experiência de uma simplicidade única, que aguça os sentidos e fica pra sempre na memória.

Foi uma aventura diferente daquelas a que estamos acostumados. Quando eu, Carol, li sobre a caça às trufas (truffle hunting), fiquei maluca! Como eu nunca tinha ouvido falar disto antes? Amo comer bem e sou completamente apaixonada por cogumelos, de qualquer tipo. Digamos que Babinho ficou ansioso pela parte da “caça” e eu fiquei esperando a parte das “trufas”😉 .

Caçar trufas negras na Grécia

Nossa aventura foi na cidade de Meteora, na Grécia continental – cidade Patrimônio da Humanidade, de acordo com a Unesco. Completamente diferente das paradisíacas ilhas gregas, é uma cidadezinha pequena, linda e surpreendente. Nesse post, vamos contar tudo pra você sobre essa nossa experiência inesquecível!

O QUE SÃO TRUFAS?

Não, não é chocolate! Hehe. Talvez você ainda não tenha ouvido falar das trufas. Basicamente, são cogumelos raros, muito caros e extremamente saborosos. Têm um cheiro muito forte, bem característico e perfumam o ambiente instantaneamente. As mais conhecidas e caras são as trufas negras e brancas. Há, também, as trufas negras de verão, que foram justamente as trufas que nós caçamos na Grécia.

Interior da trufa negra

Alguns restaurantes mais sofisticados possuem pratos com trufas no menu. Em regra, são servidas em lascas ou raspas. Normalmente, sobre alguma massa ou risoto. É muito comum também azeites aromatizados com trufa: colocam apenas uma lasquinha da trufa em um vidro de azeite e já perfuma bastante – e, claro, aumenta também o preço significativamente, rs.

Massa ao molho de cogumelos com lascas de trufas

As trufas são raras, silvestres, não podem ser plantadas ou cultivadas e sua extração é bem peculiar (vamos falar daqui a pouco sobre isso). Por isso, o preço é tão alto. As mais caras chegam a custar a bagatela de  € 8.000 o quilo. Isso mesmo, oito mil euros o quilo!

Caçar trufas negras na Grécia

COMO AS TRUFAS SÃO CAÇADAS?

“Caçar trufas” dá uma ideia de espingarda, arpão ou de arco e flecha, né? Mas não é nada disso. É bem mais tranquilo (e fofo!) do que parece. As trufas crescem debaixo da terra, perto de raízes como a do carvalho, a uma distância de uns 20 cm da superfície.

Caçar trufas negras na Grécia

Caçar trufas, portanto, exige faro apurado! Antigamente, era feita por porcos; hoje em dia, é feita com cães treinados. Basicamente, os cães são levados pelos treinadores à floresta e, lá, saem farejando as raízes em busca dos cogumelos. A cada trufa encontrada, os cães caçadores ganham uma recompensa e muito carinho!

Deu pra ver que, no passeio para caçar trufas, quem caça mesmo são os cachorrinhos e nós, humanos, só estamos ali como coadjuvantes do espetáculo, né? E talvez por isso o tour seja tão leve, tão gostoso, tão simples.

Caçar trufas negras na Grécia
Lavando as trufas completamente frescas

Os países mais conhecidos pela caça às trufas são a França e a Itália. Ficamos com bastante vontade de conhecer a cidade italiana de Alba, que é famosa pelas trufas brancas. Na Grécia, em que este tipo de turismo está emergindo agora, o nosso passeio foi na cidade de Meteora, ainda pouco explorada.

Inclusive, há uma certa rivalidade entre a Itália e a Grécia nesse sentido. Ouvimos dos gregos que os italianos exploram sem sustentabilidade suas trufas e, por isso, têm ido buscar no país vizinho seu estoque…

Caçar trufas negras na Grécia
Na minha mão, todas as trufas que caçamos no passeio, prontas para serem saboreadas!

A CIDADE DE METEORA

Em nossa viagem de aniversário de casamento à Grécia, em setembro de 2019, estávamos procurando algo para fazer, além do circuito tradicional “Atenas + Ilhas Gregas”. Eu havia conhecido Mykonos e Santorini há alguns anos com minha família, tinha ficado apaixonada e queria voltar com Babinho.

Além dessas ilhas, conhecemos (e amamos!) as ilhas de Zakhyntos e Kefalonia, mas ainda estávamos com um sentimento de que cabia algo além disso. Foi aí então que, depois de muita pesquisa, descobrimos Meteora.

Mosteiros - Meteora - Grécia
Visão dos mosteiros e da linda cidade de Meteora

Meteora é um lugar único no mundo: com mosteiros suspensos no topo de rochas, é Patrimônio Mundial da Unesco. Até pouco atrás, os monges escalavam ou eram içados por cordas para chegar aos mosteiros.

Hoje, há seis mosteiros ativos e abertos para visitação, que recebem turistas e cristãos ortodoxos do mundo todo. Os mosteiros são completamente inusitados, lindos por dentro e, embora normalmente adjetivados como “misteriosos”, possuem um clima de paz e bênçãos muito bacana. Nos sentimos muito bem ali dentro.

Mosteiros - Meteora - Grécia - Varlaam
Carol e o mosteiro Varlaam ao fundo

Além disso, a cidadezinha de Meteora é muito linda, muito aconchegante e a visão dos mosteiros é realmente surpreendente. Não é à toa que foi cenário do Filme 007 For Your Eyes Only e inspirou o Vale de Arryn de Game of Thrones. Ficamos apenas dois dias e foi muito, muito bom! Recomendamos de olhos fechados!

Mosteiros - Meteora - Grécia - Varlaam
Babinho e o Mosteiro Varlaam ao fundo

COMO CHEGAR À METEORA

Meteora fica distante 350km de Atenas, a capital da Grécia. De carro ou de ônibus, a viagem dura por volta de 4 horas; de trem, 5 horas. No nosso caso, alugamos um carro pela Rentcars.com e achamos que foi uma boa escolha. Há, também, a opção de pegar um tour em grupo saindo de Atenas.

Distância entre Atenas e Meteora, de carro.

Apesar de ser mais confortável ir de ônibus, você fica mais limitado em relação aos horários. Além disso, com um carro próprio você consegue visitar todas as atrações de Meteora – os mosteiros e fazer o truffle hunting. No segundo dia, por exemplo, fizemos a caça às trufas (que já inclui o almoço) e de lá já seguimos viagem direto para o aeroporto de Atenas – onde pegaríamos um vôo para as ilhas.

Mapa da cidade e dos monastérios de Meteora. Fonte: Visit Meteora

A viagem de carro é bem tranquila, bem sinalizada, com muitas paradas com banheiros limpos (Babinho passou muito mal do estômago nesse dia, então esses banheiros foram muito úteis, rsrs). Fizemos a viagem e a visitação aos mosteiros no nosso tempo e por isso consideramos que valeu bem a pena ter alugado o carro.

COMO FOI CAÇAR TRUFAS NA GRÉCIA

Primeira informação importante é que a temporada começa em março e vai até outubro. Esse período é ótimo, porque abrange todo o verão – época em que os turistas normalmente preferem ir à Grécia, para aproveitar a praia nas ilhas.  Nós fomos em agosto.

O passeio dura entre 3h e 4hs e é sempre feito pela manhã. O encontro é feito no Museu (The Natural History Museum of Meteora and Mushroom Museum). De lá, seguimos de carro até a floresta – que, inclusive, pertence aos monastérios –, onde foi realizada a atividade.

Caçar trufas negras na Grécia
Nosso bravo caçador do dia: Moka

A caça às trufas dura por volta de uma hora. O nosso caçador do dia se chamava Moka, era muito lindo e bastante esperto. O treinador explica inicialmente como funciona a caça e, após os comandos, Moka sai concentradíssimo cheirando tudo atrás dos cogumelos. Moka apontava com o fucinho o local exato de onde vinha o cheiro das trufas e começava a cavar… como ainda é filhote, o treinador precisava intervir logo para não deixá-lo comer a trufa😅 Inclusive, dizem que os porcos não são mais utilizados justamente por isso, são muito gulososos, rs!

                           

Algumas trufas são achadas já prontas para serem devoradas; aquelas que não estão boas são descartadas. Depois que o Moka conseguiu caçar uma quantidade considerável de trufas de boa qualidade, é que começou a melhor parte: a hora de saboreá-las. É isso mesmo, direto da boca do cachorro pra nossa, rs. Olha o Moka muito esperto querendo tirar as trufas da minha mão. Nada disso, amigão, agora elas são nossas 😂

Caçar trufas negras na Grécia
Moka brincando e eu protegendo nossas trufas 😂

O almoço e todo o seu ritual foi simplesmente delicioso! Além das trufas que estão absurdamente frescas, eles fornecem também vários tipos de cogumelos para serem saboreados. Para acompanhar, há a opção de vinho, refrigerante ou água. As panelas e artefatos de cozinha que eles levam pra floresta são muito profissionais. Veja no vídeo abaixo como foi o início desse almoço:

                         

O menu do dia era massa ao molho de cogumelos, com lascas de trufas negras pra finalizar. Huuum… Sem sombra de dúvidas, foi uma das refeições mais deliciosas que já fizemos na vida. Não só pelo simbolismo de estar naquela floresta, vivendo aquele momento, mas porque a comida era mesmo simplesmente deliciosa!

                       

Sentiu o cheirinho? O aroma de todos aqueles cogumelos foi perfeito, indescritível! Até me arrisquei como chef uns minutinhos 😄:

                     

Depois de cozinhar a massa com esses cogumelos perfumados e maravilhosos, chegou a hora de finalizar com as raspas das trufas, a “cereja do nosso bolo”:

Caçar trufas negras na Grécia
Chef finalizando com as trufas nosso almoço na floresta

Depois do almoço, a gente volta para o museu e faz um tour por lá. Ao final, há até uma mini degustação de cogumelos variados, incluindo alguns doces, em conversa (muito bons, por sinal!).

O passeio para caçar trufas sai normalmente por € 45 por pessoa (desde que haja no mínimo 10 interessados no tour). Se houver menos gente, este valor será dividido pelo número de pessoas presente. No nosso caso, não havia mais ninguém na data que queríamos e, depois de muiiiito insistir e negociar no melhor estilo brasileiro, conseguimos fechar o valor de € 150 por pessoa.

Sim, é bastante caro, mas pessoalmente acreditamos que valeu a pena. É um passeio único e uma experiência inesquecível. É claro que, se tivesse mais gente pra dividir, seria muito melhor, mas não havia mais pessoas interessadas nas datas em que estaríamos lá. Como é um passeio pouquíssimo conhecido, ainda há pouca procura.

Caçar trufas negras na Grécia
Sim, era tudo isso só pra nós dois! 😲

NOSSAS MÉTRICAS 

Claro que não podia faltar nossas métricas pra esse passeio tão diferente, né? Nível de dificuldade, você já percebeu, pelo que foi descrito acima: 1 de 5. Fácil, simples, não exige fisicamente e bem acessível (como é na floresta, só não é muito apropriado para quem tem dificuldade de locomoção). Nível de aventura bem tranquilo (nível 2 de 5), de maneira que até os mais receosos e aqueles que fazem bastante questão de conforto vão poder se divertir pra caramba!

 

DICAS FINAIS E DESCONTOS

Se você quer um desconto de 10% na compra de chips internacionais da Yes Brasil para se manter conectado nas viagens e não ficar dependendo de Wi-Fi, clique aqui e use nosso cupom de desconto: PROMO10

Para uma viagem de aventura segura, recomendamos os seguros de viagem da SegurosPromo. Você consegue comparar várias operadoras de seguro e ganha 5% de desconto com nosso cupom NOSSOMUNDO5 ! Clique aqui e confira!

Caçar trufas negras na Grécia
Preparação do nosso delicioso almoço

Por fim, se você for, como a gente, alugar um carro na Grécia, recomendamos a operadora que sempre usamos: Rentcars.com . O serviço foi muito bom e achamos que vale muito a pena alugar o carro para ir a Meteora, especialmente se você gosta de fazer a viagem no seu ritmo e não quer depender de empresas turísticas.

Conta pra gente se você já participou de algum truffle hunting. Queremos saber como foi sua experiência de caçar trufas! E se ficou com vontade de comer trufas frescas na floresta e pudermos te ajudar de mais alguma maneira, é só nos escrever aqui ou no nosso instagram.

Caçar trufas negras na Grécia
Chef Carol 🙂

Se você curtiu esse esquema de aliar boas comidas com aventura, leia aqui nosso artigo sobre uma pizzaria super diferente nas Ilhas Fiji: flutuante, sobre uma barreira de corais, em um local paradisíaco!

Até a próxima aventura deliciosa,

Carol e Babinho.

Planeje sua viagem

chip internacional

INTERNET NO EXTERIOR

seguro viagem

SEGURO VIAGEM

aluguel de carro

ALUGUEL DE CARRO

passagens aereas

PASSAGENS AÉREAS

Rolar para cima