Por Carol e Babinho

Tudo sobre a praia de Taipu de Fora: um paraíso na Bahia

Tudo sobre a praia de Taipu de Fora: um paraíso na Bahia

Taipu de Fora

Tá cansado de ir sempre pros mesmos lugares? Nesse artigo, vamos te falar tudo sobre um dos lugares mais lindos do Brasil: Taipu de Fora, na Península de Maraú (Bahia). Imagine a seguinte cena: uma praia bem longa, com muitos coqueiros e vegetação preservados e piscinas naturais de água cristalina, em uma das maiores barreiras de coral do Brasil.

Imaginou? Então seja bem-vindo a Taipu de Fora, um local ainda pouco conhecido dos brasileiros, mas que está na nossa listinha de lugares mais lindos e descolados do Brasil.

Neste artigo, você vai descobrir tudo o que você precisa saber pra programar suas férias pra Taipu de Fora: melhor época, como chegar, o que fazer, onde ficar, preços e etc. Se você é nosso leitor, sabe que nossa marca registrada são relatos super completos, que vão sempre além do óbvio.

Taipu de Fora
Nossa família na nossa Pousada Cantos dos Encantos

Muita gente vai apenas passar o dia em Taipu e acaba perdendo muiiita coisa bacana. Só pra citar um exemplo, nós fizemos snorkel à noite nas piscinas naturais e vimos mais de 10 espécies de animais marinhos!

Fomos pra Taipu de Fora no Réveillon de 2024 com nossa filhinha (1 ano e 2 meses à época) e muitos amigos. Se você não acompanhou essa viagem no Instagram, tem um destaque aqui em que você pode conferir tudo!

Para ver as opções de hospedagem em Taipu de Fora, clique aqui. Então vamos lá?

Taipu de Fora
Olha essa barreira de corais 🙂

 A PENÍNSULA DE MARAÚ

Em primeiro lugar, vamos entender direitinho onde fica essa praia. Taipu de Fora é uma das praias da Península de Marau, na Bahia. Tá, mas o que é uma península? É uma porção de terra que é quase totalmente cercada por água, mas está ligada ao continente por um de seus lados.

Dá uma olhada no mapa abaixo e veja se não é exatamente isso:

Península de Maraú

A Península de Maraú tem diversas praias, mas a mais conhecida delas é Barra Grande, que fica bem na pontinha. Além de Barra Grande e Taipu, a Península de Maraú tem outras praias paradisíacas: Algodões, Lagoa do Cassange e etc.

Vamos explicar isso melhor mais pra frente, mas acreditamos que Taipu de Fora é a melhor praia pra ficar hospedado em Maraú – especialmente no nosso caso, com bebê.

Barra Grande é uma vila muito maior, com muito mais opções de hospedagem e de restaurantes excelentes. Mas, por outro lado, na nossa opinião, é mais cheia e as praias não são tão bonitas como as de Taipu ou Algodões, por exemplo.

Taipu de Fora

E uma das grandes vantagens de Taipu é que existem opções de hospedagem pé na areia, como a pousada Cantos dos Encantos, em que nós ficamos hospedados. Uma pousadinha na beira da praia tem seu valor, ainda mais com criança pequena.

Mas, independente de onde você ficar hospedado na Península de Maraú, dá pra dar um giro legal pelas praias da região.

Costa do Cacau. Fonte: costadocacau.com

Maraú faz parte da Costa do Cacau, na Bahia, que é formada pelas cidades ali perto: lhéus, Itacaré, Itabuna e mais outros municípios.

MELHOR ÉPOCA PARA IR A TAIPU DE FORA

Há dois fatores que você precisa prestar atenção ao decidir quando ir a Taipu de Fora: o período de chuvas e também a lua, que influencia na maré.

Essa é uma das grandes vantagens dessa região: à exceção de abril ou maio – quando costuma chover mais -, qualquer época é boa pra ir a Taipu de Fora. Os meses mais secos são setembro e outubro, mas os demais costumam ser bem tranquilos.

Taipu de Fora

Nós fomos na virada do ano e pegamos dias de muito, muito sol. Perfeitos! Já tínhamos ido a Taipu há uns 10 anos. Fomos em janeiro também e só pegamos dias ensolarados. Mesmo que chova um pouco nessa época, a chuva costuma ser bem rápida. Ê Bahia maravilhosa!

Se você quiser ir além e aproveitar também as piscinas naturais, nossa sugestão é que você fique de olho na lua – que determina as marés.

É o seguinte: quando a lua está minguante ou crescente, a maré não fica nem muito alta nem muito baixa. Fica ali no meio termo, sabe? É o que costumam chamar de “maré morta”.

Taipu de Fora

Por outro lado, nas luas cheia e nova, a maré fica: ou muito alta, ou muito baixa. E é justamente na maré muito baixa que é ideal curtir as piscinas naturais. Isso porque, além da água ficar mais paradinha, você consegue ver os animais marinhos mais de perto.

Dessa maneira, se você puder escolher suas férias de acordo com o calendário da lua, nossa sugestão é ir pra Taipu de Fora na lua cheia ou na lua nova.

COMO CHEGAR EM TAIPU DE FORA

Essa é uma decisão importante ao organizar sua viagem pra Taipu de Fora, porque a logística na Península de Maraú não é das mais simples.

Taipu de Fora
Estrada para a Península de Maraú

Em primeiro lugar, as estradas da península são bem ruins. Então, já avisamos logo: se você quer um lugar com uma infraestrutura super boa, talvez Taipu de Fora não seja pra você.

O aeroporto mais perto é o de Ilhéus, que fica a 02hs de carro do início da península (Praia de Algodões, por exemplo). Até Taipu de Fora, são 02:30hs de carro, saindo do aeroporto de Ilhéus.

São 126 km de distância, sendo que os últimos 43 km são de estrada de chão. A estrada é toda de terra durinha e, dependendo da época do ano, pode estar bem ruim. De Taipu até Barra Grande – que fica na pontinha da península-, são mais uns 20 minutos e a estrada de chão é ainda pior: tem areia, ondulações e buracos.

Taipu de Fora
Dando os primeiros passinhos com papai 🙂

Por outro lado, apesar de a estrada não ser boa, dá pra ir com qualquer carro comum; não precisa ser 4×4. Nós alugamos um carro econômico – dos mais simples – e deu pra percorrer todo o percurso tranquilamente.

Para quem não quer enfrentar a estrada de chão, uma possibilidade é deixar o carro em um estacionamento em Camamu e ir de lancha até Barra Grande. Você vai levar umas 02hs de carro pra chegar até Camamu e mais uns 40 min dentro da lancha.

Mas, se você estiver hospedado em Taipu de Fora, precisará ainda pegar um táxi de Barra Grande até lá.

Taipu de Fora

A não ser que você esteja viajando com alguém que tenha um carro já em Barra Grande, ir de lancha não nos parece a melhor opção, porque você provavelmente vai precisar de um carro pra se locomover em Maraú.

Dá pra ficar sem carro lá? Dá, mas talvez não seja a opção mais confortável. Mesmo no nosso caso – ficando hospedados em uma pousada pé na areia -, fomos alguns dias para Barra Grande jantar e isso só é possível se você tiver um carro.

Há a opção também de ir pra Taipu de carro saindo de Salvador, mas é a opção mais longa de todas. Pode considerar aí de 06 a 08 horas de viagem.

Uma opção ainda pouco conhecida que pode ser interessante é pegar um voo privado de Salvador até Maraú. Pode parecer uma opção bem mais cara, mas os voos comerciais pra Ilheus, especialmente na alta temporada, são bastante caros também.

Taipu de Fora

A Abaeté tem voos de uma hora de duração (parando antes na Ilha de Boipeba) e preços a partir de R$ 600,00 o trecho. Como a passagem pra Salvador costuma ser bem mais barata que a passagem pra Ilhéus, vale a pena dar uma conferida nos valores, a depender das datas.

Para se locomover em Taipu de Fora, a opção mais fácil é de carro ou de quadriciclo, mas também há a opção de ir de uma praia a outra de moto táxi ou de jardineira. A jardineira é uma espécie de transporte público: tem algumas paradas na península e te levam de uma praia a outra, em horários determinados.

O QUE FAZER EM TAIPU DE FORA

Taipu é um daqueles lugares pra passar o dia curtindo a praia, sabe? O mar nessa região é uma delícia: temperatura perfeita para entrar e ficar dentro da água um tempão. Dá pra passar uma semana em Maraú só aproveitando a praia!

O mar é tão gostoso que nossa filhinha até dormiu na boia (de verdade, rsrs). Olha isso:

Taipu de Fora

Outra excelente opção é alugar um quadriciclo pra percorrer as praias da península. É uma aventura muito gostosa e você vai descobrir cada cantinho do paraíso. Dessa vez, como estávamos com bebê, não alugamos o quadriciclo, mas é um passeio super recomendado.

Outra atividade imperdível em Taipu de Fora é, claro, conhecer as piscinas naturais. O ideal, como falamos acima, é nas luas cheia ou nova. É preciso também olhar a tabua das marés: o melhor momento para ir para as piscinas naturais é quando a maré está bem baixa.

Normalmente, os hotéis tem placas avisando aos hóspedes o horário da maré baixa naquele dia, mas, se não tiver, basta acessar o site da Marinha do Brasil e dar uma olhada.

Taipu de Fora

Nas piscinas – que são enormes -, dá pra curtir o mar, fazer snorkel, fazer stand-up paddle. E tem até gente que faz batismo de mergulho por lá!

Há 10 anos, nós fizemos muito snorkel em Taipu durante o dia e ficamos completamente encantados. Vimos muita vida marinha mesmo e entrou para os melhores snorkel que já fizemos no mundo.

Mas, infelizmente, muita coisa mudou. Taipu não é a mais a mesma de 10 anos atrás. Está recebendo cada vez mais turistas e muita gente não tem consciência ambiental. Pisa nos corais, coloca a mão e etc. E isso destrói bastante o meio ambiente!

Dessa vez, com nossa bebezinha de um ano, não conseguimos fazer um snorkel bem feito na barreira de corais durante o dia. Eu fiz à noite com uma amiga e posso dizer que, apesar de não ter sido igual ao de 10 anos atrás, continua muito bom!

Só pra vocês terem uma ideia, em 40 minutos de snorkel à noite, nós vimos: polvo, lagosta sapateira, camarão, camarão vermelho, lesma do mar, peixe morcego, linguado, ofiuro, ouriço, caranguejo e, claro, muitos peixinhos.

Tem gente que mergulha há anos e nunca viu nada nem parecido com isso, né? Por isso, na nossa opinião, o snorkel à noite em Taipu de Fora é imperdível!

Taipu de Fora
Mergulho noturno em Taipu de Fora

Nas duas vezes em que fomos a Taipu, fizemos com o Afonso. Ele tem uma barraquinha na rua principal de Taipu, no início da areia (ao lado do Buda Bar). Cobra R$ 100,00 por pessoa e, além de ser o guia, ele fornece roupa e equipamentos, incluindo lanterna. Vale super a pena!

Outra opção de atividade na Península de Maraú é curtir algumas das barracas de praias descoladíssimas na Ponta do Mutá. Nossa sugestão é Obar, que tem um cardápio diferenciado e um clima bem gostoso.

A consumação é de R$ 200,00 por pessoa. No nosso caso, com bebê, preferimos passar o dia em Taipu e ir pra Barra Grande só pra assistir ao por do sol famosíssimo na Ponta do Mutá. Nossos amigos foram passar o dia no Obar (pra fazer valer a consumação de R$ 200) e adoraram!

Taipu de Fora
Por do sol na Ponta do Mutá

Também é muito legar dar um passeio na vilinha de Barra Grande e jantar em um restaurante gostoso, mas vamos falar mais dos restaurantes no tópico abaixo, sobre onde comer na Península de Maraú.

ONDE FICAR EM TAIPU DE FORA

A primeira pergunta a ser respondida para quem vai para a Península de Maraú é: onde ficar hospedado? E isso depende muito do seu gosto e estilo de viagem.

Se você prefere ter mais opções de hospedagem, restaurantes e barracas de praia, fique hospedado em Barra Grande (mas vá passar pelo menos um dia em Taipu!).  Confira aqui todas as opções de hospedagem em Barra Grande.

Taipu de Fora
Área externa deliciosa da nossa Pousada Cantos dos Encantos

Se você prefere curtir o dia e as praias – assim como a gente-, fique hospedado em Taipu e vá jantar em Barra Grande alguns dias. Confira aqui todas as opções de hospedagem em Taipu.

Se você prefere locais mais isolados e rústicos e não se importa com pouca infraestrutura, talvez a Praia de Algodões seja uma ótima opção pra você.

Bom, considerando que você optou por ficar em Taipu de Fora, nossa dica é: fique hospedado na beira da praia. Não somente pela óbvia comodidade em estar na frente da praia, mas porque isso vai te trazer uma economia muito grande – não só de dinheiro, como de energia.

Taipu de Fora
Pousada Cantos dos Encantos à noite

Explico: existem poucas opções de barracas de praia em Taipu. Pra se ter uma ideia, a mais famosa delas, o Buda Bar, cobra pelo menos R$ 250,00 de consumação para o casal.

E, em Taipu, não vimos apenas o aluguel de cadeiras ou guarda-sol (sem estar atrelado a algum restaurante ou barraca de praia), como é comum em muitas regiões do Brasil.

Ficar hospedado na beira da praia significa já ter um local ali como base, para curtir a praia sem se preocupar em precisar consumir algo somente para utilizar a estrutura do local.

Taipu de Fora
Vista aérea da Pousada Cantos dos Encantos

Em Taipu, você vai encontrar, ao lado das piscinas naturais, três pousadas pé na areia, lado a lado. São elas: a Mayim Villa; a Aytyaram; e a Pousada Cantos dos Encantos, onde nos hospedamos e recomendamos bastante.

Em primeiro lugar, a localização da Cantos dos Encantos é simplesmente perfeita. À direita da pousada, a uns 2 minutinhos de caminhada, estão as piscinas naturais de Taipu. À esquerda, não há praticamente mais nada…

E isso significa que não há muvuca nem muita gente em frente à pousada. Pelo contrário, é bem sossegado e tranquilo.

Taipu de Fora
Olha essa localização, o paraíso 🙂

A área externa da pousada é toda novinha (foi reformada em dezembro de 2023!): tem restaurante e bar da praia, piscina, parquinho, redário e muitas duchas – que nossa filhinha amava! É uma área com bastante sombra.

O almoço pode ser servido na área do restaurante – há, inclusive, um mezanino bem charmoso com uma vista linda do mar –, nas mesas externas na praia ou nos guarda-sóis na areia mesmo.

Quem é hóspede da pousada não precisa pagar para ficar na barraca de praia. Parece obvio, mas nossos amigos ficaram em uma outra pousada perto e, por incrível que pareça, eles precisavam pagar para ocupar o guarda-sol com cadeiras do próprio hotel, acreditam? Então é bom checar isso antes de escolher a sua hospedagem.

Taipu de Fora
Olha esse final de tarde na Canto dos Encantos

O restaurante da praia é uma delícia e tem até umas redes super instagramáveis, na frente do mar. Nós almoçamos lá praticamente todos os dias, porque a comida era muito boa e facilitava muito a logística com nossa bebê.

Inclusive, muitas vezes fazíamos assim: pedíamos o almoço e, enquanto era preparado, íamos para o quarto, dávamos o banho e o almoço da neném e, quando ela dormia, nós almoçávamos tranquilos. Normalmente era o tempo do nosso prato chegar.

Apesar de eles não servirem almoço no quarto, eles abriram uma exceção para facilitar com a nossa rotina com a bebê. Cabe destacar, aliás, que eram sempre muito atenciosos e dispostos a ajudar!

Taipu de Fora
Comendo nosso prato preferido no nosso quarto :)

O nosso quarto era um apartamento completo, com cozinha. Perfeito pra uma família! Tinha uma cozinha com fogão, geladeira grande, pia, utensílios e uma mesa enorme, onde fazíamos as refeições.

O quarto era outro ambiente totalmente separado, com uma cama de casal, uma cama de solteiro (que não usamos), TV, ar-condicionado, uma espécie de armário para colocarmos as roupas e um berço.

Além dos dois ambientes, ainda tinha uma pequena “área de serviço”, com pia e local para deixar as roupas secando; e, além disso, uma varandinha na frente – tudo a poucos metros do mar.

Taipu de Fora
O quarto do nosso chalé

Na pousada, também há quartos menores, sem cozinha (e mais baratos), mas recomendamos fortemente um chalezinho completo. Foi muito prático pra gente!

O café da manhã – que é uma delícia! – está incluído na diária. Lembranças à Pri e à Telminha, que atenderam sempre a gente com muito carinho e alegria.

O buffet do café da manhã está sempre surpreendendo: ovos no purgatório, empada de doce de leite, bolinho de estudante (típico da região, feito com coco e farinha de tapioca, huuuum) e por aí vai.

Taipu de Fora
Café da manhã

E, é claro, aqueles itens que não podem faltar: bolos, tortas, frutas, iogurte, pão de queijo, pães e etc –  além da tapioca e omelete à la carte.

Nós gostamos muito da nossa Pousada Cantos dos Encantos e, se voltarmos a Taipu, ficaremos lá de novo. A localização e a área externa perfeitas, o chalé equipadíssimo com cozinha, o café da manhã delicioso e o atendimento cheio de gentileza foram o diferencial!

Difícil encontrar uma praia tão gostosa como essa de Taipu no Brasil, viu!

Taipu de Fora
Gerador de energia – item imprescindível na alta temporada de Taipu

Observação importantíssima: independente de onde você vá ficar na Península de Maraú, um item imprescindível é um gerador de energia! Não se esqueça disso. A energia fica oscilando o tempo inteiro (ainda mais na semana do Ano Novo, quando fomos) e fica completamente inviável estar em uma pousada sem gerador.

 A Pousada Canto dos Encantos tinha um gerador e foi isso que salvou! Inclusive, se você for ficar em um AirBnb ou casa alugada, fique ligado nisso. A gente não alugaria um local sem gerador, especialmente no verão – altíssima temporada.

Taipu de Fora

ONDE COMER EM TAIPU DE FORA

Taipu de Fora tem muitos restaurantes deliciosos, mas já adiantamos que, na alta temporada, os pratos costumam demorar para sair. Vá com isso em mente!

Vamos começar pelo local que mais fomos em Taipu: a sorveteria, rs. A Cremeria Taipu fica na rua principal da vila e é simplesmente deliciosa! A começar pela casquinha, que é feita na hora e você come super fresquinha. Tem alguns vídeos disso no destaque no nosso Instagram.

Taipu de Fora
Batendo ponto na sorveteria todo dia… 🙂

É uma delícia, sério! Há os sabores que estão no cardápio e mais alguns especiais, que vão mudando a cada dia (sempre pergunte as opções do dia).

Pra você ter uma ideia dos sabores que comemos: morango com brigadeiro branco; caramelo com flor de sal e pedaços de doce de leite; strudel de maça e por aí vai. Um melhor que o outro! Passamos uma semana em Taipu e fomos à sorveteria todo santo dia, rs.

Dica de amigo, hein, que você só encontra no nosso blog 😂: algumas casquinhas saem um pouco do padrão (ou estão um pouco queimadas ou quebradas e etc) e eles acabam descartando.

Taipu de Fora
Por do sol na praia de Taipu de Fora

Babinho descobriu isso e todos os dias nós pedíamos as casquinhas queimadas. Eram uma delícia 😂.

Como falamos acima, o restaurante da nossa Pousada Cantos dos Encantos também foi um dos nossos preferidos. A comida era muito gostosa, com destaque especial para o peixe com legumes na chapa, que era o nosso prato favorito. (a média de preços era uns R$ 140 um prato de peixe para 2 pessoas). Vinha com arroz, farofa, abobrinha, berinjela, cenoura, tomate, alho, cebola… Huuuum!

Para quem quer economizar, uma boa pedida é o Nuestro Bar, na rua principal da Vila. Eles servem um PF na hora do almoço bem justo (por volta de R$ 35,00). Arroz, feijão, salada e farofa com uma proteína, que pode ser frango, peixe, vegetariano. Fomos uma vez e gostamos.

Taipu de Fora
Vila de Barra Grande

A Pizzaria 73 também é muito gostosa. A massa é artesanal e, segundo eles, com baixo teor de glúten. Os sabores são elaborados e os preços da pizza grande variam de R$ 73 a R$ 115, a depender do recheio.

Em Barra Grande, temos dois restaurantes maravilhosos pra indicar, em que fomos jantar e adoramos. O primeiro é O Papagaio, restaurante francês bem conhecido. A comida estava simplesmente deliciosa!

Eu comi um camarão à delícia  – camarão empanado com banana grelhada ao molho branco – (R$ 160,00 para duas pessoas) e Babinho comeu um filet ao molho roquefort (R$ 155,00 para duas pessoas). Recomendadíssimos! Ambos os pratos vem com três acompanhamentos à escolha.

Ponta do Mutá
Por do sol na Ponta do Mutá

A única observação a fazer é que cada um de nós pediu metade de uma porção (os pratos, em tese, são pra duas pessoas), mas a gente poderia ter dividido meia porção tranquilamente. A gente até levou pra casa o camarão e comeu no dia seguinte.

E outro restaurante delicioso que temos pra indicar em Barra Grande é o Merkaba, que fica bem no centrinho da vila. Eu comi um sorrentino de cogumelo com gorgonzola ao molho de tomate e Babinho comeu um sorrentino de cupim.

A localização é ótima, a comida deliciosa e os preços acessíveis. E foi a primeira refeição que fizemos em Taipu que saiu realmente rápido, rs. E adivinha o que tinha em frente? Isso mesmo, a Cremeria Taipu, nossa sorveteria de todo dia, rs.

Barra Grande Península de Maraú
Jantar no Restaurante Merkaba, que adoramos

Como estamos na Costa do Cacau, nossa sugestão é que você experimente o suco de mel de cacau, bem típico da região. É feito da extração da polpa do cacau e não tem adição de açúcar. Muito gostoso!

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A Península de Maraú é, na nossa opinião, um dos lugares mais legais do Brasil! Como amamos esse pedaço de paraíso! Mas, como falamos acima, você precisa pensar bem se esta viagem é pra você.

A estrada é ruim, o atendimento é demorado e, em períodos de altíssima temporada, a energia pode cair frequentemente. Mas, como dissemos, fomos na semana mais cheia do ano, o Réveillon.

Ponta do Mutá
Nossa família na Ponta do Mutá 🙂

Provavelmente, em períodos menos cheios, essas situações devem acontecer com menos frequência. De toda maneira, sempre prezamos pela transparência com nossos leitores e fazemos questão de falar não só os pontos positivos como também os negativos.

Apesar disso, nós voltaríamos pra Taipu de Fora? Com toda certeza! O lugar é lindo, o mar é um dos melhores do Brasil para banho (se não o melhor!) e a vibe da península é muito boa. Lembra de leve aqueles lugares ainda pouco descobertos pelo turismo em massa, sabe?

Para fazer um orçamento na Pousada Cantos dos Encantos, em que nos hospedamos, clique aqui. E, para ver todas as opções disponíveis de hospedagem em Taipu de Fora, clique aqui.

Taipu de Fora

Se você curte praias paradisíacas, leia os nossos artigos sobre Fernando de Noronha (clicando aqui) ou sobre Ilha Grande (clique aqui).

Caso o seu voo para essa ou qualquer outra viagem tenha sido alterado ou dado overbooking, sugerimos uma leitura no nosso artigo que explica como ganhamos mais de R$ 14.000,00 em indenizações de companhias aéreas, sem entrar na justiça, apenas por procedimentos administrativos. Mas, se você preferir ajuda para requerer seus direitos, indicamos a Voe Tranquilo, que cuida de tudo pra você e só cobra pelo serviço se você receber o valor a que tem direito.

Taipu de Fora
Rua principal da Vila de Taipu de Fora

Se você tiver qualquer dúvida sobre Taipu de Fora ou a Península de Maraú, escreve pra gente lá no nosso Instagram que vamos ter o maior prazer em trocar uma ideia com você!

Até a próxima aventura,

Carol e Babinho.

NOTA: Nossa viagem para a Pousada Cantos do Encantos ocorreu por meio de uma parceria. Entretanto, este post foi escrito com base nas nossas opiniões e experiências e não sofreu qualquer tipo de interferência.

 

 

Booking.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem Somos

cópia de 130729_4998-1024x1536.jpg

Olá! Somos Carol e Babinho, um casal parceiro, que ama experiências inusitadas pelo Brasil e pelo mundo - especialmente ligadas a aventura, esportes e natureza.
Saiba mais

Booking.com
Rolar para cima